Ficamos às vezes indecisos se devemos ou não frequentar os bons restaurantes com crianças. A indecisão se refere a aspectos diversos.
A criança vai apreciar, ou pelos menos suportar, o longo ritual de entradas, pratos, queijos e sobremesas? Eu mesma acho esta sequência longa demais, salva, às vezes, por companheiros de mesa divertidos.
Os restaurantes gastronômicos recebem cordialmente as crianças? Uma coisa é certa, crianças turbulentas e bebês chorando são mal vistos em ambientes policiados onde elegância se confunde com discrição e vozes veladas.
Se deixarmos de lado os endereços dos grandes chefs e pensarmos nos bistrôs parisienses o problema permanece por outra razão. Aqui o ambiente é mais descontraído e poderíamos pedir um filé com fritas. Mas o espaço é menor, com frequência, minúsculo. Uma pequena sala com mesas quase grudadas dificilmente seria uma situação adaptada para família numerosa.
O que aconselhar aos leitores viajando com seus filhos e netos?
- As brassseries com suas grandes salas e ambientes mais agitados recebem cordialmente os casais com suas crianças e podem reservar mesas para a família toda.
- Os endereços conhecidos por serem ostensivamente kid-friendly:
Café Suedois, situado no Marais, um grande espaço com cadeiras para crianças, livros infantis, brinquedos e no cardápio sanduíches de bolinhos de carne moída, sobremesas simples e gostosas. Trata-se do café do Instituto Cultural Sueco que possui, além da sala, esta grande área sempre cheia nos dias ensolarados. Aberto de terça à domingo das 12h às 18h. 11 rue Payenne, 75003.
Restaurante e salão de chá da marca Bonpoint, situado no interior da loja da rue Tournon. As crianças são bem vindas e no almoço adultos e crianças encontram ofertas adaptadas aos diversos paladares. O restaurante conta com uma varanda deliciosa. Aberto de terça à sábado, das 10h às 18h. 6 rue Tournon, 75006.
- Se você estiver procurando lugares menos “especializados”, mas kid friendly, veja as seguintes opções:
Le Relais de l’Entrecôte, com seus filés fritas deliciosos, um endereço conhecido de todos os apreciadores da boa carne. Sem reservas, prepare-se para fazer fila ou chegue cedo. 15 rue Marbeuf, 75008.
Coffe Parisien, bistrô à la americaine, oferece no cardápio clubs sandwich, hambúrgueres e saladas. Endereço frequentado por famílias em férias. 4 rue Princesse, 75006.
Le Pain Quotidien, já citado aqui como um dos melhores cafés da manhã de Paris. Lugar ideal para uma refeição tranquila com os pequenos. Os bolos e as viennoiseries são deliciosas. Vários endereços em Paris. Clique aqui para conhecer o mais próximo de você.
O restaurante Glou, no Marais, já citado aqui, está sempre cheio de pais e suas crianças pois possui prato infantil. Leia aqui. Clique aqui para reservar uma mesa.
Outro restaurante excelente para ir com crianças é o Fuxia e eles possuem vários endereços em Paris. Leia aqui.
Você já viajou com crianças? Então deixe aqui as suas dicas.
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
40 Comentários
Gi do Prado
Tb estou de acordo que as crianças desde cedo freqüentem ambientes como de restaurantes refinados.
Manu nossa filhota sempre fica bem, gosta de explorar o espaço as vezes mas na maioria do tempo está compartilhando conosco os bons momentos de lazer.
Acredito que o filho precisa ser inserido na vida do casal, que a familia precisa se adaptar com a chegada de um novo integrante e não parar de sair, se enclausurar, parar de viajar pq tem filho pequeno. Foi pensando nisso que resolvemos apresentar a cidade luz a nossa pequena, que já foi conosco para Buenos Aires e adorou, nós tb.
Que essas sejam as primeiras de muitas viagens com nossa amada princesa! Que as maravilhas que terá contato fiquem impressas dentro dela já que as lembranças provavelmente não serão retidas.
Estou adorando as dicas tb dos comentários.
Suely
Teresa
Concordo com você, sempre levei meus filhos desde bem pequenos em restaurantes e sempre se comportaram bem, agora com menu infantil e área de brincadeiras muitas vezes com monitores, ficou mais tranquilo para os pais.
Teresa Queiroz
Lina e Dé,
Não preciso dizer q amo o site… seria ficar no lugar comum… meu dia começa sempre viajando pelas suas dicas maravilhosas!!!
Ia dar como dicas, justamente, o Chez Clement e o Hipopotamus que são super acessiveis em todos os sentidos!!! Tem em varios pontos de Paris, o “menu enfant” é bem interessante, e o preço é otimo!!!
Mas sou da linha que as crianças devem aprender a se comportar e tb frequentar desde pequenas os bons “restos”.
Na minha ultima estada em Paris, levei meu filho, de 10 anos aos 2 citados acima q ele adora desde pequeno, mas tb o levei no Angelina e no Le Meurice!!! E ele amou!!!
bjs
marcia
Dividindo minha experiência (obs: crianças com 4 e 6 anos incompletos): o molho do Relais foi forte para o paladar infantil, mas isso depende do hábito de cada criança. Na hora do sufoco, embora decididamente não sejam exemplos de gastronomia, as redes Hippo, Le Paradis des Fruits e Bistro Romain salvaram a parada. Mas o melhor de tudo, é que Paris convida a piqueniques maravilhosos e se a criança curte frutas, pães e queijos como o meu curte, meio caminho andado. No meio de tantos piqueniques auspiciosos, consegui segurar a onda com uma refeição diária, normalmente o jantar, já que não forcei meu filho a entrar completamente no fuso horário. Como o café da manhã/piquenique já era tardio (tipo 11h/11h30) e as “formules midi” são servidas normalmente até as 14h, o almoço “dançava”. Então, a gente ficava na base dos lanches deliciosos ao longo do dia (e Paris é pródiga em belisquetes de sonho) e fechava o dia com o jantar. Ah, outra opção que funciona com meu filho é restaurante japonês (combo tepan + arroz), me socorre bem nas viagens. Enfim, a fórmula que deu certo pra mim em viagem com criança é exercitar o lado “gourmet/ local” nos lanches/ piqueniques e “mais pragmática/ internacional” na hora da refeição. E o mais importante de tudo, na minha opinião: viajar com criança é uma experiência incrível mas exige concessões, tanto de nossa parte como da deles. E isso se aplica à comida, aos passeios, aos horários.
Abraços a todos que tornam esse blog muito especial.
Dé
Oi Lina, outro dia mesmo falei la’ no meu blog sobre a rede de restaurantes Chez Clement, que são SUPER child friendly. Claro que não é a alta gastronomia francesa, mas os preços e as refeições são corretos. Eles tem um otimo menu especial para os pequenos de todas as idades.
http://roede.blogspot.fr/2012/04/chez-clement-um-endereco-child-friendly.html
Outro restaurante no mesmo estilo é o Hippotamus, também com menu enfant, cadeirão, joguinhos (lapis de cor, desenhos…).
Beijos!
conexaoparis
Dé
Boa lembrança. Obrigada pelo complemento de informação. Saudades.
Susana Almeida
Olá Lina!
Estava a precisar dessas dicas… Obrigada!! A proxima em Paris vais ser com 5 crianças….mas mais complicado de agradar vai ser o meu pai…só gosta de comida tradicional portuguesa!! O que vale é que ele só almoça e não janta…mas acho que vai andar a bifes e omoletes o tempo todo, o que é uma pena!!
Tati
Coincidência incrível!!!! Estou com viagem marcada para Paris dia 17/5 e vou levar o pequeno!!!!! Estou com um pouco de receio com o feijão, pois meu filhote eh super viciado!!!! Região do metro Courcelles….. Será q fiz bem?
conexaoparis
Tati
Claro que fez bem. Leia todos os comentários.
Agda
Levei meus filhos na época com 1 e 3 anos ao Relais de L’Entrecôte e eles foram muito gentis e atenciosos. Recomendo a todos levarem os baixinhos a Paris. Eles amaram!
Gi do Prado
Oi Lina, seu post veio mesmo a calhar já que estamos com viagem marcada para Paris em agosto com nossa pequena que terá 2 anos e meio na ocasião.
Estou anotando várias dicas de blogs e guias que falam de como se divertir com os pequenos em Paris. Já estivemos antes aí, mas agora será bem diferente.
Alugamos um ap no Marais e estamos animados planejando tudo.
Obrigada pelas dicas, vamos usá-las com certeza!
Gi do Prado
Adriana Pessoa
Ótimo post.
Viajar com crianças requer planejamento e paciência.
Plano A e plano B.
Quando fui om meu filho a Paris, me hospedei estrategicamente ao lado do Jardin du Luxembourg. Antes, localizei pelo Google Maps, restaurantes, boulangeries, sanduicherias e mercadinhos por perto.
Nosso café da manhã vez ou outra nos gramados do Luxembourg, onde levava sucos, frutas e baguetes recheadas.
Ele se encantou pela sopa de cebola do Le Perraudin, na Rue de Saint Jacques, e essa foi a refeição preferida dele durante nossa estadia.
Bjs.