Conheça os centenários restaurantes da Belle Époque em Paris, com seus lindos salões Art Nouveau e pratos tradicionais da culinária francesa.
Por Karen Goldman, chef de cozinha brasileira radicada em Paris
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Restaurantes da Belle Époque em Paris
Os restaurantes da Belle Époque em Paris rivalizavam em beleza explorando mosaicos, vitrais, colunas e afrescos.
Abaixo, publicamos nossa seleção de cinco restaurantes parisienses que mantêm suas estruturas originais e nos fazem viajar com suas decorações exuberantes.
1) Beef Bar Paris
Uma enorme clarabóia em vidro, de 1898, cobre completamente o grande salão, suas cores de primavera torna o lugar refrescante e bucólico.
Em suas paredes, admiramos cinco mil azulejos que remetem a paisagens campestres e uma reprodução de Botticelli nos leva à época do Renascimento Italiano. Sua cabeça irá girar!
O Beefbar Paris é um restaurante especializado em carnes.
Endereço: 5 rue Marbeuf | 75008
2) Brasserie Julien
No início do século 20, a Brasserie Julien “fervia”. Era frequentada por Édith Piaf e amigos. Se fechar os olhos você poderá imaginar os garçons de uniforme, inclinando-se sobre o belo bar de mogno retirando pedidos. Pessoas fumando, encostadas nas colossais colunas do restaurante.
Somos facilmente seduzidos pela alma do lugar, pelo requinte de seus ornamentos na entrada, suas sublimes molduras, espelhos, piso de azulejos.
As três janelas deixam-nos imediatamente sem palavras.
No teto, se for bem observado, é fácil reconhecer pavões e flores, mas são principalmente as mulheres estampadas nos vitrais de Louis Trezel a marca do lugar: quatro ninfas todas com flores, representam as quatro estações do ano, tornando a brasserie a mais feminina de Paris, ao contrário do que o nome sugere.
Faça aqui suas reservas online.
Endereço: 16 rue du Faubourg Saint-Denis | 75010
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
3) Le Train Bleu
O que é mais romântico do que um ambiente de estação de trem retrô-chic?
Le Train Bleu, fica no andar de cima da exuberante Gare de Lyon. Você pode demorar um pouco para descobrir as escadas que levam ao restaurante.
Mas logo verá os lustres, os dourados, os painéis que cobrem as paredes retratando as diferentes regiões da França.
O local, construído como parte da Exposição Universal de 1900 pelo arquiteto Mário Toudoire, era frequentado por grandes estrelas como Brigitte Bardot, Jean Cocteau, Colette e por outros tantos cineastas, que rodaram cenas de seus filmes lá.
Faça aqui suas reservas online.
Endereço: Gare de Lyon – Place Louis Armand | 75012
4) Bouillon Chartier
Inaugurada em 1896, esta é uma das mais antigas brasseries de Paris e um dos poucos bouillons que restaram na cidade.
Bouillon era o nome dado aos restaurantes que surgiram no fim do século 19 com o objetivo de oferecer uma refeição digna a preços modestos.
Com pé direito imenso, espelhos imensos, mesas coladas, garços vestidos com o tradicional colete-preto-avental-branco, o Chartier é uma autêntica brasserie do final do século 19. Tudo parece meio gasto, meio decadente.
Mas é exatamente esse o motivo que traz as pessoas até o Chartier há mais de um século, sem interrupção.
Leia mais sobre o Bouillon Chartier aqui.
Não aceita reservas.
Endereço: 7 rue du Faubourg Montmartre | 75009
5) Maxim’s
No auge da Belle Époque, nosso conterrâneo Santos Dumont causou frisson em Paris ao pousar seu dirigível em frente ao Maxim’s para tomar uma taça de vinho antes de seguir viagem.
Oposto dos Bouillons, este era o endereço frequentado pela elite parisiense e por celebridades do mundo todo.
Sua fachada, inaugurada em 1900 para a Exposição Universal, e seu salão são um símbolo do Art Nouveau e da joie de vivre em Paris.
Faça aqui suas reservas online.
Endereço: 3 rue Royale | 75008
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
O que foi a Belle Époque?
A Belle Époque Francesa começa no fim do século 19 (em 1871, fim da Guerra Franco Prussiana) e dura até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.
Foi uma época marcada por um clima intelectual e artístico causador de profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver. Foi considerada a era de ouro da inovação e da paz entre os países europeus.
Em Paris, a cena cultural estava em efervescência: cabarés e seus cancans, o cinema e a arte tomavam novas formas com o Impressionismo e o Art Nouveau. A cidade ia, aos poucos, mudando de cara.
São dessa época as famosas entradas em ferro fundido do metrô, a Torre Eiffel, o Petit Palais e o Grand Palais, a imensa cúpula das Galeries Lafayette…
Para entrar no clima da Belle Époque:
- Faça uma visita guiada ao Museu Orsay, maior acervo impressionista do mundo, instalado em uma antiga estação ferroviária, construída na mesma época.
- Faça uma visita guiada ao Museu Rodin para conhecer as obras do maior escultor deste período (e talvez de todos os tempos).
- Assista a um autêntico show de cancan no cabaré Paradis Latin, cuja sala de espetáculos foi projetada por Gustave Eiffel.
- Visite o Petit Palais, o museu de Belas Artes de Paris.
- Assista uma peça de teatro no Théatre des Champs- Élysées, um dos poucos edifícios Art-Nouveau da cidade.
Leia também:
- Restaurantes com vista em Paris
- Restaurantes mais antigos de Paris
- Bons restaurantes perto da Torre Eiffel
- Bons restaurantes perto do Louvre
- Bons restaurantes perto do Les Halles, centro de Paris
- 5 restaurantes vegetarianos em Paris
- Diferença entre café, brasserie e bistrô
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Ana Luiza Salles Machado Rego
Olá Karen, somos um grupo de 7 mulheres que vão correr a maratona agora em Abril 2017. Estamos procurando um restaurante para jantar no Domingo e comemorar este feito, qual deles você recomendaria para nós?
Rodrigo Lavalle
Ana Luíza, dos restaurantes citados acima, o mais bonito e interessante é o Train Bleu. Se vocês querem um ambiente mais moderno sugerimos o Café de l’Homme ou o Monsieur Bleu, ambos citados nesse artigo.
Daniella Amaral
Prezada Lina, sempre que vou a Paris entro no site para apreciar suas dicas, estou em dúvida entre o restaurante FERMETTE MARBEUF e o BOUILLON RACINE, na sua opinião qual é melhor? Obrigada por tornar nossa viagem mais prazerosa.
Rodrigo Lavalle
Daniella, eles são muito parecidos em termos de qualidade.
Marilia Boos Gomes.
Prezada Maria Lina, boa tarde!
Quando vejo uma dessas postagens minha vontade é de arrumar as malas e partir para Paris a fim de ver esses templos maravilhosos ao vivo e em cores.
As sugestões já foram anotadas. Falta-me embarcar.
Cordial abraço,
Marilia.
Cristiane Pereira
Paris, cidade de belezas incontáveis!
Eliane Del bosco
O Bouillon Racine – rue Racine – também é muito bonito.
Marta Munoz da Silva Conceicao
O montparnase 1900 , também é um belo exemplo de art nouveau. Boa comida e bons preços.