O chefe do Pinxo, Alain Dutournier, faz parte do grupo fechado dos grandes chefs parisienses. Seu restaurante gastronômico, Carré des Feuillants, está situado entre Place Vendôme e Tuileries. Dutournier possui dois anexos com preços mais acessíveis: Au Trou Gascon e Pinxo.
Recentemente fui conhecer o Pinxo e o recomendo. Grande, decoração agradável, recepção calorosa e sorridente. O espaço cozinha é aberto ao público o que particularmente me agrada. Gosto de observar a valsa dos cozinheiros.
Todos os pratos são preparados em três porções para facilitar a troca. Pinxo vem de pincher que quer dizer pegar rapidamente, “roubar” no prato do vizinho.
Entradas:
Pratos principais:
Tartare ( carne de vaca crua cortada com faca), torradas, foie gras e molho de trufas (26 euros)
Sobremesa:
Quanto ao vinho, eu aconselho as sugestões do sommelier. Estávamos achando complicado a escolha do vinho para pratos tão diferentes. Eles nos propôs um Côtes du Roussillon Villages, Domaine Gauby 2004. Perfeito.
Para maiores informações sobre todos os restaurantes deste chefe cliquem aqui.
* Boudin noir é um embutido preparado com sangue de porco e temperos.
Pinxo: 9 rue d’Alger, 75001 Paris. Tel.: 01 40 20 72 00. Aberto todos os dias. Metrô Tuileries.
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Pinxo
Carré des Feuillants: 14 rue de Castiglione, 75001 Paris
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Carré des Feuillants
Au Trou Gascon: 40 rue Taine, 75012 Paris
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Au Trou Gascon
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
EduLuz
Marcello, acabamos de voltar do País Basco e pintxeamos à vontade, além de nos enrolarmos bastante com os x e t.
Pra ter uma idéia, ficamos em Donostia que é a mesmíssima coisa que San Sebastian.
E quanto aos chouriços, morcillas, etc, digo que sou totalmente a favor. A minha mãe faz uma dobradinha excelente e acabei de comer uma num bar de tapas em Madrid que era igualzinha a que ela faz!
Portanto, encontro conectado com comidas com “sustância”. Quem vai?
Marina Giuberti
Lina, valeu pela dica…as fotos estao dando agua na boca, e os pratos super c sabores super equilibrados. Ainda mais c um Gauby p acompanhar, bravo sommelier!!
Nubca fui pq achava q era o rest d AD p turistas ,agora entendi q é a proposta do chef mais informal, vou la conferir
bisouss
Beth
Marcello
Gostei!
Vivendo e aprendendo…
Celia
Lina, fomos no Pinxo por sugestão sua, no guia Conexão Paris. E gostamos muito! Otimo atendimento, otimos pratos, e era do lado do Hotel (ficamos no Duminy Vendome). Como sempre, suas dicas são perfeitas! Beijos.
Marcello Brito
Edu,
Complementando as suas observações, na espanha quando vc se deparar com um nome com alguns T e outros tantos de X , a origem será sempre basca.
Os pintxos embora tenham caracteriscas próprias, como os quase sempre presentes palitinhos ( que seguram os ingredientes do canapé, mas que servem mesmo para depois o barman poder contar quantos foram saboreados pelo fregues ) são na realidade o nome basco para as tapas.
Beth
LuciaC
Assino em baixo!
Francy
Oi Lina! Adoreeii…Prá mim os aspargos, o wrap de caranguejo e finalizando o macaron , fambroesas e sorvete .Como você tenho saudades da galinha ao molho pardo ,gosto de infância na Fazenda onde nasci.
Maria das Graças
em Paris. Para cozinhar em casa ainda encontro dobradinha (apenas um tipo de bucho enquanto em Paris encontro de todas as formas que costumava encontrar no nordeste há 40 anos atrás) mocotó, buchada e osso buco.
Lina, frango ao molho pardo com angu mineiro (sem sal) é mesmo delicioso.
Lina, dou-lhe o maior apoio na criação desse movimento.rsrs
Maurício Christovão
Acho que o problema é de criação. Aquilo que comemos na infância nos parece mais saboroso. Morei no interior do Estado do Rio até o começo da adolescência, quando fui para Nictheroy-sur-mer. Naquela época não havia muitas procupações com colesterol, glicose, triglicerídeos e outras mazelas que se nos acometem. Comida era feita em casa pela mãe da gente e comíamos coisas que atualmente são proibidas como armas de destruição em massa e queimávamos tudo jogando bola e andando pra lá e pra cá.
conexaoparis
Maurício
Escreve um artigo para o blog. Gosto do seu estilo.
LuciaC
Adorei, Lina.
Já anotado no meu querido guia.
Minha escolha do menu seria o tartare com foie gras e folhinha de roquette. Aliás preferia sur un lit de roquettes sempre com o foie!
Mas o wrap de caranguejo também me fez salivar.
Saudade de me alimentar bem com qualidade e requinte, por prazer!