O chefe do Pinxo, Alain Dutournier, faz parte do grupo fechado dos grandes chefs parisienses. Seu restaurante gastronômico, Carré des Feuillants, está situado entre Place Vendôme e Tuileries. Dutournier possui dois anexos com preços mais acessíveis: Au Trou Gascon e Pinxo.
Recentemente fui conhecer o Pinxo e o recomendo. Grande, decoração agradável, recepção calorosa e sorridente. O espaço cozinha é aberto ao público o que particularmente me agrada. Gosto de observar a valsa dos cozinheiros.
Todos os pratos são preparados em três porções para facilitar a troca. Pinxo vem de pincher que quer dizer pegar rapidamente, “roubar” no prato do vizinho.
Entradas:
Pratos principais:
Tartare ( carne de vaca crua cortada com faca), torradas, foie gras e molho de trufas (26 euros)
Sobremesa:
Quanto ao vinho, eu aconselho as sugestões do sommelier. Estávamos achando complicado a escolha do vinho para pratos tão diferentes. Eles nos propôs um Côtes du Roussillon Villages, Domaine Gauby 2004. Perfeito.
Para maiores informações sobre todos os restaurantes deste chefe cliquem aqui.
* Boudin noir é um embutido preparado com sangue de porco e temperos.
Pinxo: 9 rue d’Alger, 75001 Paris. Tel.: 01 40 20 72 00. Aberto todos os dias. Metrô Tuileries.
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Pinxo
Carré des Feuillants: 14 rue de Castiglione, 75001 Paris
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Carré des Feuillants
Au Trou Gascon: 40 rue Taine, 75012 Paris
Clique aqui para reservar uma mesa no restaurante Au Trou Gascon
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
Maria das Graças
Eymard e Jorge Fortunato, é uma pena que esses pratos deliciosos e tradicionais da nossa cozinha tenham sido excluídos das mesas da maioria dos brasileiros. Podemos elencar algumas razões mas, aqui, nesse momento, não vem ao caso.
Espero ainda ter durante algum tempo a oportunidade de comprar frango abatido na hora em um aviário aqui na zona sul do Rio para fazer frango ao molho pardo. E saúde para sair de casa para comer leitão da bairrada, em Portugal, torresmo, angu, frango com ora-pro-nobis em Minas, boudin noir, andouillete,
jorge fortunato
Lina
A dobradinha, embora tenha uma aparência esquisita e até lembrar uam toalha molhada, é muito saborasa. Veja só, morria e não sabia dessa: dobradinha apreciada pelos corsos. Essa ilha está me conquistando!
conexaoparis
Jorge Foortunato
Aqui a dobradinha se chama Tripettes.
Andrea Gouvea
Lina, tem alguma dica de um restaurante para apreciarmos o tradicional steak tartare com fritas?
Obrigada!
PS: Ja estou na 3 viagem a Paris programada praticamente só com as dicas do blog. =)
conexaoparis
Andrea
Minha cara metade pede sempre o tartare na brasserie Vaudeville na frente da Bolsa de Valores de Paris.
Tem artigo no blog.
Maria das Graças
Lina, se voce tiver que procurar nos arquivos, por favor, não se incomode, deixe que eu mesma faço. Perguntei-lhe porque pensei que voce se lembrasse de outro bom lugar para saborear a deliciosa andouillete.
Madá
Lina, adorei! Acho muito legal essa proposta de comer vários pratos pequenos. Eu acho que o boudin noir tem seus momentos. O macaron recheado de boudin que a Lina recomendou la no L’Avant Comptoir é delicioso. Volto lá só pra repetir. Porem o que eu mais gostei foi a folhinha de roquette no tartare.
EduLuz
Lina, este Pinxo tem a ver com os pintxos espanhóis, né? Porque todo o formato da comida é pra “pintxear”.
E as fotos são porn food mesmo!
Sócio, estas comidas sairam de moda porque são fortes demais, né não?
Além dos sabores peculiares, parecem aqueles filmes de carnificina: é sangue pra tudo o que é lado!! 🙂
conexaoparis
Edu
Você leu o cardápio do Pinxo por inteiro? Talvez somente a cliente aqui esteja fora de moda. Eu aprecio, o tempo de um jantar, o que não vejo nunca em casa: sangue para todo lado.
Maurício Christovão
Eu já era “chic” em itaperuna nos anos 60, quando comia boudin noir pensando que era chouriço…
conexaoparis
Maurício Ch.
Viu só! Na verdade não consegui me lembrar o nome do dito cujo em português, por isso a explicação. Viva o chouriço.
Maria das Graças
É de dar água na boca. Anotado.
Lina, gosto demais de andouillete e a da Brasserie Mollard estava excelente. Voce conhece outro restaurante onde tem uma boa andouillete?
conexaoparis
Maria das Graças
Vou dar uma garimpada no meu arquivo.
jorge fortunato
Estou contingo Eymard. Boudin Noir, não encaro mais. Quando criança eu comia o nosso chouriço, mas achava esquisito. Galinha ao molho pardo? Nem pensar. Mas ainda encaro uma boa dobradinha ou bucho como chama alguns.
conexaoparis
Jorge Fortunato
Um dos pratos da cozinha corsa é a dobradinha. Fico triste porque não gosto. O ideal seria gostar de tudo.
Eymard
Restaurante bacana e suas fotos estao otimas. Agora não sei se comeria o boudin noir. Engraçado como no passado, me lembro, que era comum comer algumas iguarias como miolo de vaca empanado, os miudos, esse que chamavamos impropriamente de chouriço (tripa de porco com o sangue e tempero) a galinha ao molho pardo…..Comidas que sairam dos cardapios de restaurantes no brasil, salvo como comidas exóticas.
conexaoparis
Eymard
Nada mais gostoso do que galinha ao molho pardo com angú.
O La Tour d’Argent faz um pato ao molho pardo que é famoso há anos.
Acho que vou criar um movimento contra a cozinha politicamente correta!!