Le Procope, um dos restaurantes mais antigos de Paris. Situado na rue de l’Ancienne Comédie quase na esquina do boulevard Saint Germain e da praça Odéon.
Fundado em 1686 por um italiano, Francesco Procópio, este restaurante esteve no centro dos acontecimentos do período revolucionário. Recebeu em suas mesas grandes nomes e parece que Napoleão deixava seu chapéu como garantia e saia do restaurante em busca de dinheiro para pagar a conta. Esta informação foi o querido leitor e fotógrafo amador Sérgio T. Gonçalves que me passou.
O restaurante tem uma saida dando para a Cour du Commerce, eu adoro estas ruelas tão características da região do Odéon.
Ele andava meio decadente, os parisienses tinha esquecido da sua existência. Mas de uns tempos para cá ele foi inteiramente renovado, houve uma troca de chefe e estamos de novo ouvindo falar do Le Procope. Um restaurante honesto com uma cozinha típica de brasserie. Meu prato preferido é a epaule d’agneu, uma parte do carneiro que corresponde ao ombro. Os pratos principais variam entre 18 e 26 euros.
Clique aqui para reservar uma mesa.
Le Procope: 13 rue de l’Ancienne Comédie, 75006. Metrô Odeon.
Todas as fotos, menos a do interior do restaurante, são de Sérgio T. Gonçalves.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
47 Comentários
jorge viana
Os banheiros são lindos.
Michel
A Expressão “Dar o chapeu” Surgiu pq o Napoleão, deu varios no restaurante!!! é Verdade!!! Ele Morreu sem pagar todas as Dividas e o Restaurante até hoje tem Chapeus do Bonaparte!!!
HELOISA
ESTIVE EM PARIS AGORA EM JUNHO E FOMOS JANTAR NO LE PROCOPE. REALMENTE E UM LOCAL MUITO BONITO, AGRADÁVEL, EXCELENTE ATENDIMENTO, TOMAMOS UM VINHO DA CASA QUE ESTAVA EXTRAORDINÀRIO E PARA ENCERRAR COMEMOS UM CREME BRULEE CUJA DELICADEZA E SABOR SAO INESQUECÌVEIS. INDO A PARIS NAO SE PODE DEIXAR DE PASSAR POR LA E FICAR A VER A VIDA PASSAR, VALE A PENA!!!!!!!!!!!
teresa casali
Seguimos a dica e depois de varias idas a essa cidade jantamos no Le Procope.Excelente atendimento,nem fizemos reserva foi dia 27 de abril semana passada,pedi de entrada a duBarry(la pauvre) aseguir o epaule d*agneau,que estava muito bom, e meu marido escolheu um vinho muito honesto,comme dessert o creme brulee estava na medida.Acho que deram realmente um up-grade na cuisine,e por tudo que representa,em termos de historia e cultura,valeu e muito .Depois fomos assistir ao novo filme do Daniel Auteil,La fille du puisatier,no UCG Odeon…cenarios lindos e tema levinho,pra terminar a noite,foi um programa muito legal.Eu recomendo.
Suely
Beth
Estou com voce,rsrs…
Monica Amadeo Lamonato
nossa Lucia que aula, muuuuiito legal!!!!!!
Amei!!!!!
Beth
Amigos
O restaurante mais antigo de Paris eu não sei qual é…
Mas se for para ir lá hoje em dia, eu prefiro o restaurante mais antigo que sirva uma boa comida HOJE!
Por exemplo, o Le grand Véfour, risos.
Essa discussão vai longe!
Abs. para todos.
Suely
Lina
Só para constar,no site desse restaurante diz que foi fundado em 1680,e se intitula o mais antigo de Paris,e que seu nome “A La Petite Chaise” se origina de um frances antigo que quer dizer “A Pequena casa.”.Mas certamente deve haver outros tão antigos quanto esse.
Beth
LuciaC
Adorei!
Bjs.
LuciaC
Eu acho que o João está enganado, Lina.
Do Auberge Nicolas Flamel diz-se ser a casa mais antiga. de Paris.
Tornou-se um restaurante, mas não foi constuida para tal nem era na época. (1300/1400 ?)
Nicolas Flamel foi o financiador da Saint Jacques de La Boucherie, a Igreja da Tour Saint Jacques.. Financiou a construçao de hospitais,, não sei quantas capelas e algumas igrejas e albergues onde abrigava e alimentava os pobres.
Era ele o Alquimista, que diziam ter encontrado a pedra filosofal e sabia da transmutação…. talvez para justificar suas riquesas.
Ele e sua mulher Perenelle (poderosa) moravam na rua que hoje leva seu nome,.pertinho da Tour.
Aliás eu também já li não sei onde que o restaurante mais antigo é o ” A La Petite Chaise”.na rue de Grenelle. Devo ter foto…
Não adianta procurar a cadeirinha pois chaise é corruptela de casa em frances antigo..
O “Le Procope” veio depois. Não muito depois, acho que 5 ou 6 anos.
Favor me avisar se eu estiver errada, Cultura tipo PlimPlim,. tipo você sabia? Serve de nada…
conexaoparis
LuciaC
Mas amiga, você não deve estar errada. E se estiver, não tem nenhuma importância. De uma maneira geral as informações devem ser absolutamente seguras. Mas aqui estamos em um campo onde uma certa opacidade não causa mal à ninguém.