Le Procope, um dos restaurantes mais antigos de Paris. Situado na rue de l’Ancienne Comédie quase na esquina do boulevard Saint Germain e da praça Odéon.
Fundado em 1686 por um italiano, Francesco Procópio, este restaurante esteve no centro dos acontecimentos do período revolucionário. Recebeu em suas mesas grandes nomes e parece que Napoleão deixava seu chapéu como garantia e saia do restaurante em busca de dinheiro para pagar a conta. Esta informação foi o querido leitor e fotógrafo amador Sérgio T. Gonçalves que me passou.
O restaurante tem uma saida dando para a Cour du Commerce, eu adoro estas ruelas tão características da região do Odéon.
Ele andava meio decadente, os parisienses tinha esquecido da sua existência. Mas de uns tempos para cá ele foi inteiramente renovado, houve uma troca de chefe e estamos de novo ouvindo falar do Le Procope. Um restaurante honesto com uma cozinha típica de brasserie. Meu prato preferido é a epaule d’agneu, uma parte do carneiro que corresponde ao ombro. Os pratos principais variam entre 18 e 26 euros.
Clique aqui para reservar uma mesa.
Le Procope: 13 rue de l’Ancienne Comédie, 75006. Metrô Odeon.
Todas as fotos, menos a do interior do restaurante, são de Sérgio T. Gonçalves.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
47 Comentários
Beth
O Procope vale mais pela fama do que pela qualidade…
É um local para sentar, tomar um drink, olhar em volta e sair para comer em outro lugar…
Joao Barreto Lopes
Sinto informar que a verdade é outra : o mais antigo de Paris é o Albergue Flammel do seculo IVX
conexaoparis
João
Que informação interessant!. Não precisa ficar constrangido, toda informação é bem vinda. Agora sabemos então que o mais antigo restaurante de Paris se chama Albergue Flammel.
Joao Barreto Lopes
restaurante mais antigo de paris e o AlbergueFlammel do seculo IXV.
marlene maria nazari
Já fui ao Proc ope e amei…….comi um pato com cereja, maravilhoso……Marlene Nazari
Rita Alcobia
Sem dúvida ir a Paris, e não ir jantar ao Procope, não faz sentido, seguido de um espetaculo no Moulin Rouge.
em 2007 estive lá, agora vou voltar em Abril, e com certeza que lá jantarei… Bom restaurante
Beth
Daniela
Eu também não gosto do Le Procope, risos.
Daniela
Sinceramente. Este bistrô é um horror (digo pela culinária mesmo). Talvez, em idos dos anos de 1600 e 1700, a comida até pudesse ser boa; hoje, garanto: é péssima.
Beatriz CPS
Esqueci de mencionar que cheguei sem reserva e e que estava vestida de forma despojada, shorts, blusa, sapatilha. Tomei um vinho rosé da Provence delicioso por EUR. 3 a taça.
Beatriz CPS
Oi Lina,
Estava passeando hoje pela região e quando vi o restaurante, lembrei do Conexão Paris e parei para almoçar. Gostei bastante. O preço fixo para o almoço foi de EUR. 18,90 (entrada + prato ou prato + sobremesa). Pedi uma salada e uma truta que estava absolutamente divina. Bom custo benefício.
conexaoparis
Marcelo
O Procope nã exige formalidades. Podem ir com roupas confortáveis de turistas.
Mas, na rue des Grands Augustins, o restaurante que você não deve perder se chama KGB. Procure artigo no blog, usando a ferramenta e procura e a palavra KGB.