Le Procope, um dos restaurantes mais antigos de Paris. Situado na rue de l’Ancienne Comédie quase na esquina do boulevard Saint Germain e da praça Odéon.
Fundado em 1686 por um italiano, Francesco Procópio, este restaurante esteve no centro dos acontecimentos do período revolucionário. Recebeu em suas mesas grandes nomes e parece que Napoleão deixava seu chapéu como garantia e saia do restaurante em busca de dinheiro para pagar a conta. Esta informação foi o querido leitor e fotógrafo amador Sérgio T. Gonçalves que me passou.
O restaurante tem uma saida dando para a Cour du Commerce, eu adoro estas ruelas tão características da região do Odéon.
Ele andava meio decadente, os parisienses tinha esquecido da sua existência. Mas de uns tempos para cá ele foi inteiramente renovado, houve uma troca de chefe e estamos de novo ouvindo falar do Le Procope. Um restaurante honesto com uma cozinha típica de brasserie. Meu prato preferido é a epaule d’agneu, uma parte do carneiro que corresponde ao ombro. Os pratos principais variam entre 18 e 26 euros.
Clique aqui para reservar uma mesa.
Le Procope: 13 rue de l’Ancienne Comédie, 75006. Metrô Odeon.
Todas as fotos, menos a do interior do restaurante, são de Sérgio T. Gonçalves.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
47 Comentários
conexaoparis
Carolina
Assim de imediato não conheço nenhum. Se souber te falo.
conexaoparis
Claudia K
Me explica o 2.55. Que código é este?
Claudia K
Parece que a 2.55 está de volta com a carga total.
Você já fez alguma matéria sobre?
Sugiro também uma matéria sobre o que as francesas lêem (Vogue, Point de Vue, Madame Figaro, etc).
Claudia K
Acabei de chegar de Paris.
As meninas com Repetto ou ballerinas genéricas e bolsinha da Longchamp.
Adorei.
Claudia K
Excelentes dicas!
Tudo anotado.
Uso o moedor da Peugeot, mas prefiro os manuais, com corpo de madeira. Acho-os mais bonitos para ir à mesa.
Heleno
Quando estive em Paris em julho/2007 um amigo residente na cidade comentou que o Le Procope já teve seus dias de gloria, refiro-me a cuisine e não ao local.
Julia Fontelles
Já estive lá no Le Procope há muitos anos, na primeira vez em que fui a Paris e gostei muito! Da próxima vez que voltar, vou de novo, sem dúvida!
Claudia Pimenta
oi lina! que coincidência – hoje, lá no blog falo do… napoleão e sua vestimenta característica! deixar o chapéu como garantia é incrível, né? o procope andava meio esquecido, o que parece ter sido consertado… mt bom, pois a história é contada por estes lugares de paris… bjs!!!
Carolina
Maria,
buscando blogs sobre brasileiros vivendo em Paris, acabei chegando a você. Parabéns pelas excelentes e úteis dicas, sobretudo para quem acabou de chegar, como eu.
Aproveitando seus conhecimentos locais, tenho uma perguntinha para fazer: você saberia indicar um bom curso de moda e costura e outro de decoração?
Obrigada,
Carolina
Ana
Mais um restaurante para nos tentar 😉