Algumas coisas, só acontecem em Paris. Ou melhor, algumas coisas, a gente só aceita em Paris. Não apenas aceitamos, como até achamos graça.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O restaurante Le Pétrelle
Aconteceu comigo na semana passada.
Fui com meu marido jantar em um antigo restaurante no 9˚ arrondissement de Paris. A casa se chama Le Pétrelle e funciona no mesmo local há 20 anos. Discreta, nunca ganhou muito alarde da mídia, mas sempre esteve lá, firme e forte.
No cardápio, cozinha tradicional francesa.
O chef Jean-Luc André, que de fato comanda a cozinha aberta sobre o pequeno salão, planta os legumes em sua própria horta e trabalha com produtos locais, frescos, de acordo com a estação do ano. Até aí, tudo normal, como tantos outros ótimos restaurantes em Paris.
Acontece que entrar no restaurante é um acontecimento, uma experiência única, genuinamente parisiense.
O chef, que é o decorador do restaurante, zela pelo excesso: quadros pendurados sobre o papel de parede, enormes e numerosos lustres pendem do teto; nas mesas, abajures criados pelo próprio chef; no chão, uma sobreposição de tapetes persa que nunca devem ter sido lavados.
Estantes de livros, cestas com legumes, flores e milhares de enfeites estão espalhados pelo salão. Em cada parede, um papel de parede diferente.
Fomos levados à nossa mesa, que mais parecia um cenário. Sobre a toalha branca, além dos pratos, livros, pedras, esculturas e velas foram cuidadosamente colocados ali.
Entre os livros, encontramos a primeira edição do Guia Michelin, de 1900!
O cardápio é escrito a mão.
Com tanta coisa empilhada, é óbvio que é impossível fazer uma faxina ali. Ao entrar no restaurante, sentimos aquele cheiro característico de poeira. Chegamos no início da noite e a casa estava vazia. Fiquei apreensiva com tudo aquilo.
Mas o local era tão absurdo que comecei a achar graça e resolvi não ficar procurando poeira embaixo do tapete. Já que estava lá, melhor relaxar e entrar no clima.
Como entrada, compartilhamos um foie gras, que estava perfeito. Meu prato, porco ibérico com cogumelos (girolles) e batatas, estava divino. Meu marido pediu um igualmente divino cordeiro. Para acompanhar, selecionamos um Pommard na excelente carta de vinhos.
Como sobremesa, oferecida pela casa, merengues feitos ali. E para ajudar na digestão, um delicioso chá de ervas frescas da horta do chef.
No meio da noite, o gato da casa veio calmamente se instalar sobre a mesa ao nosso lado. Ali ficou até o fim da noite, sem ser incomodado por ninguém, tudo muito normal!
Aliás, além do felino, um imenso cachorro também mora ali, bem na entrada do restaurante. Mas pelo menos ele fica bem quietinho e não vem lamber as pernas dos clientes.
Acabamos a noite batendo papo com o excêntrico chef. Saímos de lá pensando o quanto Paris é divertida. Mas não é para qualquer um!
Informações práticas
Le Pétrelle: 34 rue Pétrelle, 75009. Tel.: + 33 01 42 82 11 02. Metrô Anvers, linha 2. Aberto de terça a domingo, das 20h às 22h, e sábados e domingos, das 12h30 à 14h. Recomendável reservar, clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
41 Comentários
Denise Marchesin
Qual o problema com os cães ou gatos em restaurantes? Pior os ratos que circulam livremente nas cozinhas de muitos e muitos restaurantes, estes sim, transmitindo muitas doenças, pois saem da cozinha para os lixos. Quando fui a Europa, os cães que frequentavam os restaurantes eram bem civilizados, nenhum brigava!!!! Super educados!!!! 🙂
kariny
Curioso. E lá esta o restaurante, por 20 anos, firme!
Se o salão é assim, fico me perguntando como seria a cozinha…
Vera M
Tudo mto pitoresco! Mas bichos em restaurantes só mesmo sentadinha no cinema assistindo o adorável Ratatouille e afins!!
Josimara
Acho que eu ainda não me habituarei a encontrar animais em restaurantes, eu também tento relaxar e curtir a comida e a conversa entre amigos, mas…. Outro dia levei um susto num restaurante no Marais , o cachorro “do restaurante ” começou a se estranhar com o cachorro do meu amigo , sim as pessoas levam cachorro para os restaurantes! O pior que eles se estranharam debaixo da minha perna, eu claro , troquei de lugar e fui sentar bem longe deste meu amigo.
Abs
Josi
Vivian Mara Côrtes Camargo
Divertido, insólito…realmente coisas de Paris! A decoração de alguns restaurantes me deixa boquiaberta, algumas pela beleza, outras pela estranheza. Há alguns anos estive num que tinha uma belíssima decoração de Natal em pleno mês de setembro, creio que fica lá “ad eternum”!
Marcia
Pelo menos não deve ter ratos lá, o bichano deve dar cabo deles, rsrsrs.
Infelizmente Paris está infestada de ratos.
Fabio
Olá a todos,
Como muitos disseram, se fosse no Brasil a vigilância sanitária já teria fechado.
Mas mudando de assunto, hoje a Opéra de Paris abriu venda online de alguns espetáculos, consegui comprar para dois deles em Dezembro. Uma ótima chance, corram ao site. No ano passado eu tentei comprar pra ver Carmen e não consegui.
Abs,
Rodrigo Lavalle
Fábio, obrigado pela dica.
Abraços.
Carmen Agnes
O gato em cima da mesa é o de menos… Melhor que ratos pelo chão! Eu nunca iria a esse restaurante por causa da poeira acumulada e pelo cardápio (fois gras, etc). Para mim, o restaurante pode ser simples, mas a limpeza é essencial, por exemplo o Rose Bakery do Marais, que eu adoro!
Renata Monteiro
Para mim estaria tudo tranquilo se não fosse a poderosa alergia a poeira 🙁
Clóvis
Paris não tem a exclusividade de possuir pardieiros; aqui no Brasil também temos restaurantes que não prezam pela higiene nem pela saúde dos clientes. A diferença é que não achamos nada divertido.