Atualização: leitores e amigos franceses me enviaram depoimentos com críticas severas ao Chartier. Serviço péssimo e comida ruim. O Chartier é assim. Uns gostam e outros não. A qualidade não é constante, mas realmente ele é muito barato.
O restaurante Chartier é difícil de ser localizado e se encontra escondido no interior de um pequeno prédio da rue du Faubourg Montmartre. Construído no final do século XIX, classificado monumento histórico e servindo o mesmo cardápio desde a inauguração, o Chartier guarda características de um Paris que desapareceu há muito tempo.
Bela decoração, garçons com aventais longos brancos, toalhas populares, pedidos anotados no folha de papel que protege a toalha, clientela composta de parisienses nostálgicos e americanos em busca do verdadeiro Paris. E os preços? Inacreditáveis.
Entradas entre 2 e 5 euros. Camarões rosa com maionese por 3.70 euros. Pratos principais entre 8 e 11 euros. O tradicional cozido Pot au feu por 11 euros. Sobremesas entre 2 e 3 euros. Creme caramelo por 2.80 euros. E um vinho tinto por 3.20 euros.
E, não se esqueçam, que o cliente tem todo o direito de pedir somente um prato.
Outra grande vantagem do Chartier é que ele funciona non stop de 11:30 da manhã até meia noite. Ótima opção para um almoço tardio no sábado ou domingo. Para o jantar, aconselho chegar cedo, por volta de 18:30. Quando o restaurante está mais vazio o atendimento melhora.
Chartier: 7 rue du Faubourg Montmartre, 75009 Paris. Metrô Grands Boulevards, linhas 8 ou 9. Este endereço não se encontra em Montmartre e sim na região dos Grands Boulevards..
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
89 Comentários
Eloisa Molina
Já fui neste restaurante várias vezes, sempre fomos bem atendidos pelos garçons. Fomos fazer nosso jantar de despedida de Paris nesse restaurante, já quem estávamos hospedados há dois quarteirões de lá. Fomos muito mal atendidos por uma garçonete, nunca mais voltei e andando por lá, tive o desprazer de vê-la fumando em frente ao restaurante. Fica a dica, espero que vocês não a encontrem por lá.
Mariana Mattos
Confirmo a decadência do restaurante! Acabo de chegar de um almoço por la.. Mesmo com todas as opiniões negativas não pude deixar de ir verificar, ja que tem três meses que trabalho em Paris e passo pelo restaurante todos os dias.. Pedi um peixe e minha mãe carne de cordeiro. Meu peixe veio cheio de espinhas e com molho de tomate, tenho certeza, recém desenlatado e a carne de cordeiro da minha mãe veio com harricots verts horriveis! Ainda bem que não fomos esperando que essa fosse a melhor refeição de Paris! O salão é lindo e o garçom foi muito simpatico! E como é meu ultimo dia por aqui, aproveitei que a refeição foi rapida para ir experimentar o mil folhas do Jacques Génin! Esse sim vale a pena!!!!!
Dayse Vieira
Bom, quando fomos no Chartier em 2010, fomos muito bem atendidos e a comida foi nota 10. Realmente pegamos uma fila, mas fomos acomodados rapidamente. Pra mim o único problema foi que nos colocaram numa mesa junto com um casal de franceses. Dizem q isso é comum por lá… só que eu levei um susto e fiquei muito sem graça. A sorte foi que meu marido fala francês fluentemente e batemos o maior papo com eles, ele fazendo tradução pra mim, claro! 🙂
Aline Schervier
Li a respeito desse restaurante aqui, e procurei ele para almoçar quando fui à Paris…Confesso que nem tive coragem de entrar, a entrada estava muito suja!! =/
Lina
Aline
Uns gostam outros não. Até já avisei no artigo.
Luiz Francisco
Preparávamos para sair e jantar no Chartier e, por aquilo que lemos, deu medo.
Experimentem o Le Procope, metro Odeon, verdadeiramente, fantástico, qualidade e preço honestos, para não dizer que existe desde 1680, tendo sido freqüentado por Dalton e Voltaire.
Tentem e não se arrependerao.
Luiz Francisco.
renata
É inexplicável porque fica uma fila gigante nesse restaurante. A comida é péssima. Pedimos uma carne que veio totalmente crua e gelada por dentro e o resto da comida estava morna.
É tudo congelado.
A sobremesa estava azeda de velha
Demoram horas pra te atender.
Não vale o barato, você sai de lá com muita raiva.
Darth Ferrer
Tenho ótimas lembranças do Chartier; mas elas são de 10 anos atrás.
De qualquer forma, posso dizer que foi onde comi um dos peixes mais saborosos e baratos de minha vida: truta com amêndoas. Para beber, “de l’eau et un verre du vin rouge”. Tudo pelo preço de um sanduíchinho mixado.
(Depois, enquanto eu quase morria de fome em Londres, só faltava sonhar com o Chartier. Em dezembro, quando estiver em Paris novamente, voltarei ao Chartier! Em reconhecimento!)
Hérica Debiazzi
Fui jantar no Chartier esta noite, bom serviço, boa comida e um ambiente nostálgico… no restaurante existe uma parede cheia de pequenas gavetas onde no passado servia para seus cliente guardarem seus talheres e guardanapo. Nao é um restaurante sofisticado cheio de glamour, mas tem seu charme e o preço é bom. Recomendo!
Mariana
Nossa Lina, que preciosidade! Muito obrigada…. Vai ser muito útil essa informação não só para mim quanto para o bando que viajará comigo!! 🙂
Valeu mesmo!
Mariana
Oi Lina!
Volto mais uma vez a pedir sua valiosa informação.
Soube que em Paris existem muitos restaurantes universitários. Bom, como sou estudante, queria saber se vc sabe quais são as condições para comer lá? Só podem estudantes parisienses ou qualquer estudante? É preciso carteirinha de estudante internacional ou basta a da minha Universidade?
Bom, sei que não é o assunto deste tópico mas queria aproveitar e perguntar se as carteirinhas brasileiras são válidas para entrar nos monumentos, museus etc…
Grata desde já,
Mariana.
conexaoparis
Mariana
Os principais museus de Paris não dão desconto para estudantes. Alguns para estudantes de Belas Artes.
Mas eles são gratuitos para jovens menores de 26 anos de nacionalidade européia ou de todas as nacionalidades mas morando em Paris.
Restaurantes universitários: a carteira de estudante internacional é aceita nos restaurantes universitários. Você vai pagar um pouco mais de 3 euros por refeição.
http://www.parisinfo.com/restaurants-paris/restos-u/