Atualização: leitores e amigos franceses me enviaram depoimentos com críticas severas ao Chartier. Serviço péssimo e comida ruim. O Chartier é assim. Uns gostam e outros não. A qualidade não é constante, mas realmente ele é muito barato.
O restaurante Chartier é difícil de ser localizado e se encontra escondido no interior de um pequeno prédio da rue du Faubourg Montmartre. Construído no final do século XIX, classificado monumento histórico e servindo o mesmo cardápio desde a inauguração, o Chartier guarda características de um Paris que desapareceu há muito tempo.
Bela decoração, garçons com aventais longos brancos, toalhas populares, pedidos anotados no folha de papel que protege a toalha, clientela composta de parisienses nostálgicos e americanos em busca do verdadeiro Paris. E os preços? Inacreditáveis.
Entradas entre 2 e 5 euros. Camarões rosa com maionese por 3.70 euros. Pratos principais entre 8 e 11 euros. O tradicional cozido Pot au feu por 11 euros. Sobremesas entre 2 e 3 euros. Creme caramelo por 2.80 euros. E um vinho tinto por 3.20 euros.
E, não se esqueçam, que o cliente tem todo o direito de pedir somente um prato.
Outra grande vantagem do Chartier é que ele funciona non stop de 11:30 da manhã até meia noite. Ótima opção para um almoço tardio no sábado ou domingo. Para o jantar, aconselho chegar cedo, por volta de 18:30. Quando o restaurante está mais vazio o atendimento melhora.
Chartier: 7 rue du Faubourg Montmartre, 75009 Paris. Metrô Grands Boulevards, linhas 8 ou 9. Este endereço não se encontra em Montmartre e sim na região dos Grands Boulevards..
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
89 Comentários
Helen Manzano
Estivemos lá a semana passada e fomos muito bem atendidos. A comida estava maravilhosa!!! Sem contar a decoração… Chegamos para almoçar por volta das 14:30h e estava bem vazio, mas quando passamos por lá, por volta das 20:00, a fila dobrava a esquina. Achei muito legal a forma que o garçon anotou e somou os pedidos: tudo na toalha da mesa!!!! Muito original.
Ainda bem que não segui as críticas ruins!!!
Raquel Mota
Walter,
Eu e minhas amigas também fomos com a intenção de encerrar a viagem em um restaurante tipicamente francês. Fiquei mais confortada (qt à humilhação pública e a frustração) depois de ler o seu comentário. Realmente, sábado não era um bom dia para o Chartier!
Lina,
Eu é que agradeço muito a sua atenção e suas dicas sempre preciosas!
Raquel
Walter
Olá,
estive também ontem no Chartier. Infelizmente não fui expulso como a Raquel…
Última noite em Paris com amigos. Jantar num restaurante típico francês bem recomendado seria uma ótima idéia. Certo? Errado!
Esperar na fila foi a melhor parte da experiência. O serviço foi péssimo. Praticamente jogaram os talheres e copos sujos na mesa. O garçon com um péssimo humor queria receber o pedido de todos ao mesmo tempo. Nada de pedir bebida, pensar no que comer enquanto a conversa vai indo. Após fazer o pedido demorou 2 1/2 minutos para a comida ser servida. Mmhh…. Pelo menos a truta com amêndoas estava boa. O prato vegetariano incomível (pelo menos descontaram da conta porque não tocaram o prato). O resto nem falar. Até o pão já teve melhores momentos! Foi tudo desse jeito. Reclamar nem adiantou. Ninguém estava nem aí. Com o restaurante lotadérrimo e fila do lado de fora a preocupação com alguns clientes insatisfeitos não deve ser a máxima prioridade.
Linda,
adorei o blog e as dicas.
Quanto ao Chartier pode que seja bom fora da temporada.
Durante a Páscoa nem sei qual dica poderia dar. Até tentei subir na Tour Eiffel. Bem, detesto fila… Reservar pela internet não deu por superlotação. Foi 3 vezer para tentar. Esperar 3 hrs para conseguir subir não da mesmo (seja de manhã, tarde ou noite). Issa fica para uma outra visita.
Abraço,
Walter
conexaoparis
Walter e Raquel
Já atualizei o artigo acima. Amigos franceses me alertaram estes dias sobre a decadência do Chartier. Não o indico mais. Obrigada por este retorno.
Raquel Mota
Boa noite!
Estive ontem no Chartier e gostaria de alertar a todos acerca do péssimo atendimento. Não posso falar da comida porque sequer sentei. Estava em Paris com mais 3 amigas (duas portuguesas e uma brasileira). Como não estávamos todas no mesmo hotel, fomos em três para a fila do restaurante enquanto aguardávamos a quarta amiga. Antes de entrarmos e ao entrarmos falamos (em francês e inglês) que queríamos uma mesa para 4 pessoas. Mandaram-nos entrar e não havia mesa. Ficamos esperando em uma situação bastante constrangedora. Quando íamos sentar, um senhor que suponho ser o gerente, perguntou quantas éramos e eu disse que 4 pessoas. Ele nos expulsou aos gritos (gritos mesmo!) do restaurante, mandando que voltássemos para a fila e só entrássemos quando estivessem as 4. Eu disse que íamos embora, é claro!
Faço o alerta para que ninguém passe por tamanho constrangimento em público!
Já fui algumas vezes a Paris e pela primeira vez fui tão maltratada!
Encontramos um outro restaurante maravilhoso na mesma rua, o Le Comete. Comida maravilhosa, atendimento idem e preço bastante razoável! Acabei de ler os comentários acima sobre ratos e baratas e acho que demos muita sorte ao sermos expulsas!
Lina, queria aproveitar para lhe agradecer todas as dicas maravilhosas. Paris não seria a mesma sem o seu trabalho! Ah, também queria dizer que você já tem um “fã-clube” aqui em Portugal!
Um abraço.
Raquel Mota
Fatima
Olá,
Vou a Paris em julho com crianças. Vou ficar na Rue du Cardinal Lemoine, 75005. Chegaremos num domingo lá pelas 9 horas da noite. Onde posso encontrar um lugar para comer domingo a noite? Acho que tudo fecha aos domingos e quando abre fecha cedo. Meus filhos adoram crepe!
Obrigada,
Fátima.
Andrea Roseira
Oi Lina,
Estou querendo sugestões de restaurantes no caminho da Galerias Lafayette para o Centre Pompidou. Como é uma “boa caminhada”, pensei em almoçar no caminho.
Tem alguma sugestão? Pode ser uma confeitaria legal também.
Obrigada
conexaoparis
Andrea
A Brasserie Vaudeville. Tem artigo no blog.
Ou a casa de chá da Galerie Vivienne. Maravilhosa. Procure no blog por Galerie Vivienne.
Beth
Ana T
Batata frita é o que mais tem em Paris…
E filet de carne e franguinho assado também!
Suas crianças vão adorar…
Abs.
Ana T
OI, Lina
Mais uma vez pedindo sua ajuda….
Estou com um probleminha. Em Março estou indo à Paris com as crianças( 5 e 7 anos).Vamos nos hospedar no “bairro” 9, próximo a estação cadet e Notre Dame de Lorette. A alimentação destas criaturinhas se resume a carne de boi( filet) ou frango com fritas!!! Estou “frita” ou posso encontar esta opção facilmente (risos)???
Origadão
Um bj
Beth
Marlon
O Chatier é um clássico de Paris, tem que ir lá pelo menos uma vez…
Depois vc diz se gostou ou não.
O Tripadviser é muito utilizado pelos americanos do norte que em matéria de restôs e comida não são lá essas coisas, risos.
Abs.
Marlon Dias
Vi que as opinioes sao veriadas sobre este restaurante, entao resolvi checar no TripAdvisor… As opinioes mais recentes sao negativas. Uma pena…
conexaoparis
Marlon
Minha enteada francesa esteve recentemente e não gostou. Acho que ele está realmente caindo muito.