Atualização: leitores e amigos franceses me enviaram depoimentos com críticas severas ao Chartier. Serviço péssimo e comida ruim. O Chartier é assim. Uns gostam e outros não. A qualidade não é constante, mas realmente ele é muito barato.
O restaurante Chartier é difícil de ser localizado e se encontra escondido no interior de um pequeno prédio da rue du Faubourg Montmartre. Construído no final do século XIX, classificado monumento histórico e servindo o mesmo cardápio desde a inauguração, o Chartier guarda características de um Paris que desapareceu há muito tempo.
Bela decoração, garçons com aventais longos brancos, toalhas populares, pedidos anotados no folha de papel que protege a toalha, clientela composta de parisienses nostálgicos e americanos em busca do verdadeiro Paris. E os preços? Inacreditáveis.
Entradas entre 2 e 5 euros. Camarões rosa com maionese por 3.70 euros. Pratos principais entre 8 e 11 euros. O tradicional cozido Pot au feu por 11 euros. Sobremesas entre 2 e 3 euros. Creme caramelo por 2.80 euros. E um vinho tinto por 3.20 euros.
E, não se esqueçam, que o cliente tem todo o direito de pedir somente um prato.
Outra grande vantagem do Chartier é que ele funciona non stop de 11:30 da manhã até meia noite. Ótima opção para um almoço tardio no sábado ou domingo. Para o jantar, aconselho chegar cedo, por volta de 18:30. Quando o restaurante está mais vazio o atendimento melhora.
Chartier: 7 rue du Faubourg Montmartre, 75009 Paris. Metrô Grands Boulevards, linhas 8 ou 9. Este endereço não se encontra em Montmartre e sim na região dos Grands Boulevards..
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
89 Comentários
conexaoparis
Eliana
Não conheço, mas já me falaram muito deste restaurante.
Sueli OVB
MICHELLE
O hábito de comer determinadas coisas, ou a educação alimentar, vem das nossas origens e dos nossos costumes. Nosso paladar vai sendo “educado” aos poucos a aceitar determinadas coisas. Cada família tem suas origens e suas tradições alimentares.
Os grandes chefs, quando saem de seus países de origem, tratam rapidinho de adaptar seus pratos ao gosto dos locais. Isso é assim no mundo inteiro. Quando a gente viaja, com a nossa memória olfativa e gustativa, temos que reaprender a gostar.
Comer andouillete é uma coisa MUITO caracterísca e nós, que não fomos habituados àqueles odores e sabores, sempre tendemos a desgostar. Uma criança criada sem nunca ter colocado qualquer coisa doce na boca, não terá paladar para isso e a primeira reação será rejeitar e até mesmo enojar-se.
Fui educada com tudo à mesa e assim eduquei meus filhos. Mas nunca houve imposição. Minha mãe, assim como eu, dizia o valor e o porquê de cada alimento que estava à mesa, mas cada um fazia sua livre escolha. Os alimentos são equivalentes em qualidade e nutrientes. Por quê forçar alguém a comer aquilo que não lhe apetece?
Seu marido foi muito corajoso, o meu só cortou “a coisa” e na mesma hora pediu para substituir o prato. Pagou, mas não comeu. Foi um lance divertidíssimo, pois ele não fala francês e só fez o gesto que indica alguma coisa mal cheirosa, ao que o garçon, indignadíssimo respondeu: – Spécialité! Mas na verdade queria dizer: Como é ignorante!.
Rimos muito e até hoje ele conta isso com a boca cheia.
Nunca comi, em lugar nenhum, melhor do que como na minha casa e na casa dos meus familiares.
Beijos
Marina Bertolucci
Dica anotada para a próxima visita a Paris… Espero que não demore!!
Michelle
SUELI
Foi a própria! O pior foi ele comer quase tudo e não confessar que era ruim. Eu pedi pra provar e ele também não deixou! hahaha E ainda eu, desconfiada, toda hora perguntava se estava bom.
Tudo isso porque meu professor de franês no Brasil, um francês da Provence, recomendou, já que o marido gostava dessas coisas…
Foi péssima escolha! rs
Histórias boas pra gente rir depois!
Bjs!
http://www.viajenaarte.com.br
Sueli OVB
MICHELLE
Seu marido pediu uma andouillete? Se foi, a coisa é difícil mesmo. Meu marido não consegui comer e não me deixou, sequer, provar, devolvemos o prato, não dava para ficar à mesa na companhia daquilo. Mas vimos até crianças, com uma excelente educação alimentar, degustando com o maior prazer o dito prato. Questão de gosto…
Restaurante tem dessas coisas, se a gente não pede o prato certo fica a má impressão.
Beijinho
Michelle
João,
Foram alguns fatores..rs
A fila estava enorme e ainda com uma chuvinha… mas tudo bem, faz parte…
Se eu não me engano pedi um carré de cordeiro que estava médio. E meu marido, descendente de alemães que adora embutidos, resolveu provar um e só no final me disse que estava horrível..rs
A escolha dos pratos talvez não tenha sido feliz…
Como estávamos em apartamento e adoramos cozinhar, talvez tenhamos calculado que a saída não valeu a pena…
Abs!
http://www.viajenaarte.com.br
Joao Bosco
Michelle,
Não deu sorte porque? O que aconteceu realmente?
Abs.
Eliana Gesteira
Lina,
Estive em Paris e fui a uma restaurante com as mesmas características deste: o pedido anotado no papel da mesa, garçonetes com roupas nas cores preta e branca, modelo antigo. O nome do restaurante é Relais de entrecorte. Tinha fila e a carne é simplesmente maravilhosa. Mas só serve uma prato.você conhece Lina?
Eliana Gesteira
Beth
Lina
Muito, mas muito simpático mesmo!
Faz lembrar o L’Esprit Ducasse, daqueles bistrot srecuperados pelo Ducasse, tipo Rech, Benoit e Aux Lyonais…
Gostei!
HUGO
Olá Lina,
Muito boa a dica, como aliás confirmam os comentários de quem já visitou o restaurante. Não deixarei de conhecê-lo na próxima estadia em Paris, que será em junho deste ano.