Se quiserem dar um mergulho na Paris dos nos 1900, o endereço é o Bouillon Racine. Não é a cozinha deste restaurante que atrai turistas e parisienses, mas sim sua decoração. Uma leitora esteve lá e nos enviou suas fotos.
Brasserie Art Nouveau construida em 1906 e classificada monumento histórico. O cardápio apresenta todos os classicos da cozinha francesa: sopa de cebola gratinada (gratinée du Bouillon à l’oignon), creme de aspargos (crème d’asperge verte), foie gras de canard, filet de boeuf Rossini, crème brulée. De segunda a sábado uma fórmula por €15.50 com entrada+prato ou prato+sobremesa.
O Chartier e o Bouillon Racine foram construídos na mesma época e pela mesma pessoa. Na realidade o Chartier se chama Bouillon Chartier.
3 rue Racine 75006 Paris. Aberto todos os dias de 12.00h às 23.00h.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
27 Comentários
conexaoparis
Eymard
No dia a dia o serviço com dois pratos (entrada + prato principal) está desaparecendo. Novos costumes alimentícios, menos calorias, menos tempo, menos dinheiro, as explicações são múltiplas. O que vejo no círculo de amigos, e em casa é assim, a refeição hoje é um prato ( carne ou peixe + legumes). As travessas são colocadas na mesa. Em seguida trocamos o prato para comer o queijo+salada de alface ou outra folha crua. O plateau se queijo e a salada são colocados na mesa.
Em jantares informais entre amigos normalmente respeitamos a sequência entrada+prato+queijo+sobremesa. Mas as travessas são colocadas no centro da mesa e vamos trocando dos pratos.
Em jantares mais formais, a entrada já vem servida nos pratos individuais. Após troca de pratos, a bandeja com o prato principal é passada entre os convivas e retorna para a cozinha. O plateau de queijo é passado e fica na mesa. Mas ninguém se serve duas vezes. É considerado falta de educação. Quer dizer que o convidado ainda está com fome. Risos.
Eymard
LIna,
a curiosidade do Andre ‘e tambem minha e foi parcialmente respondida por voce.
Ele fala de “costumes” de familias francesas. Voce, como boa mineira, sabe que os “costumes” das famiias brasileiras ‘e colocar ‘a mesa as travessas. Com muita comida. Cada um se serve. Normalmente, salada primeiro e prato quente em seguida. Mas sem a “troca de pratos”.
Vi, na Italia, em casas de familia, no dia-a-dia, a refeicao servida tradicionalmente (ante-pasto; pasta; carne/peixe-contorni). Tudo com troca de pratos que vem servido a mesa. Nao colocam, como nos, as travessas. Trocam os pratos.
Em jantares mais formais, ok. A pergunta do Andre, se bem entendi, ‘e se assim tambem se faz no dia-a-dia na franca ou nao.
Sei que isso varia muito. Mas, voce morando la a tanto anos, pode responder mais especificamente.
(vou contar uma coisa: para resolver o problema da quantidade de pratos, na Italia, vi algumas casas com pratos descartaveis. Lindos pratos, mas descartaveis. Isso para nao quebrar a “tradicao” do servico mas se adaptar aos novos tempos. Achei muito engracado. Prefiro o nosso sistema. Tudo ‘a mesa.)
conexaoparis
André
Os franceses comem arroz ocasionalmente.
No dia a dia, comem uma carne + acompanhamento = legumes.
Em seguida queijo com uma salada de alface.
Beth
Eymard
Adorei o link do Maxim’s!
Pena eu não saber do Museu em tempo hábil, teria ido até lá. Quanto ao restô, é realmente um charme só…
Beth
Claudia
Genrinho fez centenas de fotos, vou precisar de ajuda para separar algumas. O que mais me encantou pelo inusitado foram as fotos de banheiros masculinos dos restaurantes. Fiquei impressionada, não sabia que são tão elegantes… O da Brasserie Lorraine, recém restaurado é incrível! Risos e abs.
Eymard
Beth e Claudia,
Da para visitar o museu pela internet:
http://www.maxims-artnouveau-museum.com/
Cláudia Oiticica
Beth,
eu também não conheço o Museu do Maxim’s, mas pelo que já li acho que deve valer a pena. Como fica num local de fácil acesso, todo mundo acaba mesmo passando pela porta.
Manda as fotos do genrinho para a Lina, realmente o Fermette Marbeuf é lindo e não é caro.
O Vagenende já está anotado, Beth.
(acrescentando, faltou o s no comentário acima)
André
Olá Lina,ainda não coneço Paris ,por favor me responda 2 perguntas que eu sempre tive em relaçao a comida francesa:1- No dia-a-dia os franceses comem um prato unico(como nós brasileiros )ou fazem todo aquele ritual:entrada,prato principal ,etc?.Tenho essa duvida por que apesar de ser muito bonito ,servir à francesa não é nada pratico(suja muita louça,demora mais tempo)
2- Olhando as fotos dos pratos que estão disponiveis aquino site eu notei que os pratos não eram acompanhados de arroz como nós brasileiros servimos,então a minha duvida é:os franceses comem arroz todo dia como nós ou nem sempre?Se não comem como é uma comida do dia-a-dia?Obrigado!
Beth
Claudia
Nós jantamos no Fermette e lembrei de vc… Genrinho fez umas fotos lindas do restaurante! Mas eles gostaram mesmo foi do Vagenende, tivemos até que voltar lá, risos. Não sabia do Museu do Cardin no Maxim’s, uma pena. Vi uma entrevista com ele esses dias, está bem velhinho mas ainda trabalhando, muito interessante.
Cláudia Oiticica
Também já tinha ouvido falar desse restaurante aqui no Conexão, mas não me lembrava que tinha sido a Lucia C. Muito bonito, Lina.
Beth, o Vagenende eu não conheço e acrecentando à lista Art Nouveau,tem também o Le Petit Zinc.
Quanto ao Maxim’s já li que há alguns anos eles inauguraram em cima do restaurante um museu com a coleção de Pierre Cardin.