Os hotéis franceses pedem, no momento da reserva por internet, fax ou telefone, o número do cartão de crédito, a data de vencimento e o código de segurança (três dígitos no verso do cartão). Esta prática seria uma forma de obrigar o cliente a respeitar a reserva e cancelar em caso de desistência.
Acabei de ler um artigo interessante. Uma pessoa reservou um quarto em um hotel em Paris e não apareceu nos dias reservados, não se preocupando também em anular a reserva. O hotel enviou ordem ao banco solicitando o débito de 780 euros da conta do cliente.
Surpreso com este débito, o cliente pediu ao banco a devolução do seu dinheiro. O pedido foi recusado e o cliente entrou com processo judicial. Passo para vocês a sentença que acabou de sair:
1 – no contrato cartão Visa Premier está estipulado que em caso de reclamação, o cliente deverá ser reembolsado em todas as vezes que sua reclamação for justificada. O banco errou uma vez ao não verificar se a queixa era ou não pertinente;
2 – errou uma segunda vez ao executar de olhos fechados a ordem dada pelo hotel. O fato do hotel possuir os dados do cartão de crédito não é prova de nada;
3 – o cliente deve ser reembolsado porque uma simples reserva de quarto não constitui, juridicamente, uma ordem de débito em conta.
Este julgamento é importante para ser utilizado como argumento em casos de problemas com nossas reservas. Já me aconteceu um caso similar. Tinha uma reserva em um hotel, não pude chegar no dia marcado e não tinha nenhum meio de comunicação para anular o quarto reservado. O hotel não debitou a soma total, como o exemplo acima, e sim o valor de uma diária. Não disse nada porque julguei este procedimento legal.
Duvido muito que os hotéis abandonem esta prática, mas pelo menos sabemos que não tem fundamento jurídico e que podemos reclamar.
Informação lida no: www.lepoint.fr
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96 Comentários
Cândida Ferraz
Bom dia. Estou a fazer uma reserva de um quarto através do booking e pediram-me os dados do cartão de crédito. No entanto dizem que não é necessário o código CVV. É normal? Pois em todas as reservas que tenho feito os hoteis pedem sempre esse código.
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Cândida, sim, é normal.
Nice
OI Rodrigo!! Vc poderia me falar se esse Ibis: ibis Styles Paris Tolbiac Bibliotheque, e bom e se sua localização tb.Obrigado
Rodrigo Lavalle
Nice, a região é boa e segura mas meio sem graça e afastada do centro turístico de Paris. Sugiro que você fique em um dos ibis citados no seguinte artigo: 13 hotéis Ibis em Paris bem localizados.
Vivih
Fiz uma reserva no meu nome mais usei o cartao de minha amiga,e foi pago na hora..tem algum problema se caso eu nao tiver o cartao na hora do check in
Rodrigo Lavalle
Vivih, sugerimos que você entre em contato com o hotel e esclareça essa dúvida.
Nice
Rodrigo ,estou pesquisando os hotéis em Paris e muitos dizem que o pagamento e no Hotel.a minha dúvida e se esse pagamento pode ser feito em dinheiro
Rodrigo Lavalle
Nice, isso depende do hotel, sugiro que você entre em contato com o(s) hotel(is) que você escolher e se informe.
Wagner Pires
Boa noite,
Fiz uma reserva no booking.com coloquei meu cartao e deu invalido, mesmo assim o site diz que minha reserva foi feita e que tinha 24h pra por outro cartao, porem nao tenho outro cartao e essa reserva era nao reembolsável.
Por motivo de nao ter outro cartão pra estar dividindo a viagem em alguns meses gostaria de cancelar. Como posso proceder? Se deixar passar as 24h o cancelamento da reserva sera altomatico sem ter que pagar nada, pelo fato do cartao nao ter sido validado?
Rodrigo Lavalle
Wagner, se o cartão deu inválido não há como a cobrança ser feita. De qualquer forma sugerimos que você entre em contato com o hotel.
Jennifer Souza
ME AJUDEEM
Fiz uma reserva de um hotel no Booking a mas ou menos uns 5 meses , logo apos a reserva recebi um email de confirmação da reserva ETC . Hoje recebi um email dizendo que minha reserva não foi autorizada pelo meu cartão e que eu deveria ligar na seguradora pedindo o desbloqueio .
1º é correto 5 meses depois fazerem este questionamento do cartão sendo que ja havia recebido uma confirmação por email ?
2º O regime da minha reserva era de SEM CANCELAMENTO , porém ja que o cartão não passou se eu desejar cancelar para fazer a reserva em outro hotel eu posso ?
Obrigadoo !!!
Rodrigo Lavalle
Jennifer, é possível fazer a reserva no mesmo hotel? Creio que esse seja o caminho mais simples de resolver a questão.
Fernanda
Eu fiz uma reserva em um hotel pela internet com uma promoção que era debitado o valor total no ato da reserva e lá dizia que o cancelamento não era reembolsável. Ao fazer a reserva dei os dados do meu cartão de crédito, porém vi que ele não tinha limite para o valor da reserva. Mesmo assim o hotel me enviou confirmação da reserva. Em menos de 24 horas fiz o cancelamento da mesma, pois aconteceu imprevistos. Como meu cartão não autorizou o valor. Tem como o hotel me cobrar isso depois?
E se o cartão não autorizou o hotel não deveria ter concluído a reserva já que a mesma deveria ser paga no ato. Certo?
Ângela Perotti
Olá!
Fiz uma reserva de hotel em Paris via Booking através do cartão de crédito, onde forneci todos os meus dados. Acontece que quero pagar lá com outro cartão, o pré pago. Há algum risco de eu pagar com o pré pago e o hotel também descontar do cartão que usei na reserva?
Rodrigo Lavalle
Ângela, ao chegar ao hotel diga que você irá pagar com outro cartão e não com o que está no banco de dados do hotel.
Gilmar
Desculpe meu querido, a mensagem que recebi da reserva foi em meu celular.
A cobrança ficou para o mês seguinte.
Aí eu mandei cancelar o cartão.
E me veio outro.
Rodrigo Lavalle
Gilmar, sugiro que você entre em contato com o Booking ou com o hotel reservado.
Gilmar
Bom dia!No mês de maio recebi uma mensagem de reserva pelo booking
meu cartão de crédito.
Mandei cancelar o meu cartão.Pois o mesmo foi clonado
Quero saber se a possibilidade da empresa cobrar algo?
Pois o cartão está cancelado!
E o banco fez o estorno para o meu cartão de crédito.