Os hotéis franceses pedem, no momento da reserva por internet, fax ou telefone, o número do cartão de crédito, a data de vencimento e o código de segurança (três dígitos no verso do cartão). Esta prática seria uma forma de obrigar o cliente a respeitar a reserva e cancelar em caso de desistência.
Acabei de ler um artigo interessante. Uma pessoa reservou um quarto em um hotel em Paris e não apareceu nos dias reservados, não se preocupando também em anular a reserva. O hotel enviou ordem ao banco solicitando o débito de 780 euros da conta do cliente.
Surpreso com este débito, o cliente pediu ao banco a devolução do seu dinheiro. O pedido foi recusado e o cliente entrou com processo judicial. Passo para vocês a sentença que acabou de sair:
1 – no contrato cartão Visa Premier está estipulado que em caso de reclamação, o cliente deverá ser reembolsado em todas as vezes que sua reclamação for justificada. O banco errou uma vez ao não verificar se a queixa era ou não pertinente;
2 – errou uma segunda vez ao executar de olhos fechados a ordem dada pelo hotel. O fato do hotel possuir os dados do cartão de crédito não é prova de nada;
3 – o cliente deve ser reembolsado porque uma simples reserva de quarto não constitui, juridicamente, uma ordem de débito em conta.
Este julgamento é importante para ser utilizado como argumento em casos de problemas com nossas reservas. Já me aconteceu um caso similar. Tinha uma reserva em um hotel, não pude chegar no dia marcado e não tinha nenhum meio de comunicação para anular o quarto reservado. O hotel não debitou a soma total, como o exemplo acima, e sim o valor de uma diária. Não disse nada porque julguei este procedimento legal.
Duvido muito que os hotéis abandonem esta prática, mas pelo menos sabemos que não tem fundamento jurídico e que podemos reclamar.
Informação lida no: www.lepoint.fr
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96 Comentários
Simone S
Achei muito estranho eu ter feito uma reserva no booking.com e o hotel (de Aix-en-Provence) ter debitado o valor antecipadamente sem eu ter digitado o código de segurança! Passei apenas o número do cartão, sem o código.
homemjusto
Em uma hipótese dessas, acredito que o ideal a fazer é cancelar o cartão de crédito para não pagar juros, e não pagar a fatura. Tentar resolver isso de uma forma amigável, sem dar dinheiro para a empresa. Vão entrar em contato com você, te cobrando o valor da fatura, nesse momento, a pessoa deve se manter incisiva e informar que só pagará o que achar justo. Se não concordarem você deverá entrar em contato com o PROCON imediatamente, pois vão negaticar o seu nome. Não havendo acordo, deverá dar entrada em processo judicial, pedindo danos morais. No caso de negativação, tente fazer uma compra parcelada para receber a negativa do estabelecimento, desta forma, terá mais argumentos para pedir uma indenização de danos morais maior, além do resssarcimento é claro. É claro que a probabilidade de perder a causa é grande, mas se todos cobrassem os seus direitos incisivamente, não valeria a pena para as empresas ferir o código do consumidor.
Neftalí
Oi Danielle. Você não vai recuperar o seu dinheiro. E me desculpe, mas é com razão, pois no momento da reserva as regras são muito claras. As tarifas mais baratas não permitem cancelamento. Quem não está seguro da viagem, deve reservar a tarifa mais cara, passível de cancelamento. Todas as redes de hóteis operam assim. O que não pode é se sentir injustiçado, com todo o respeito.
Kiki
Enfrento um sério problema com o Hotel Adagio Montrouge.
Escolhi a Accor pela idoneidade da rede, fiz a reserva via call center e troquei uma parte por pontos multiplus. Infelizmente o hotel cobrou o valor cheio, isto é, sem a troca (pontos multiplus). Entrei em contato com o hotel e eles foram intransigentes. Tenho o email da reserva e o resumo da fatura do cartão. Estou tentando contato com a Accor, se não tiver sucesso vou acionar judicialmente.
São infortúnios que não deviam acontecer, afinal, nós somos os hóspedes, clientes e turistas, devíamos ser mais respeitados.
Rodrigo Lavalle
Kiki, realmente é uma situação bem desagardável. Espero que você consiga ser ressarcida.
Abraços.
Danielle
Ola, preciso muito da sua ajuda! Reservei o hotel Adágio La Vilette em julho para uma viagem que aconteceria em dezembro. O valor foi debitado do meu cartão de credito no ato e por problemas pessoais eu nao poderei mais viajar. Tentei fazer o cancelamento e eles me disseram q perderei todo o dinheiro porque minha reserva era aquelas que não podem mudar. Eles podem mesmo fazer isso? Mesmo que eu cancele antes e não vá utilizar o serviço?
Rodrigo Lavalle
Danielle, creio que não. Entre em contato com a sua operadora de cartão de crédito e volte e conversar com o hotel.
Abraços.
Paulo
Costumo reservar hoteis na Rede Accor, aqui no Brasil já não se obriga usar cartão para reserva, porém no site fica claro que o checkin é até 18h, senao perco ela automaticamente.. Porem precisei exceder esse horario e liguei no hotel, e eles seguraram sem problemas.. Na rede Accor em Paris o cartão é obrigatorio e se não chegar até anoite eles cobram.. Em Londres perdi meu trem e cheguei no hotel 23h, aproximadamente 20h recebi um SMS de debito no cartao, pois tinha garantido com o cartão.. Preocupado em ter perdido a reserva, chegando em Londres o recepcionista somente debitou a diferença no cartão e peguei o quarto sem problemas..
Agora também existem reservas q vc paga uma porcentagem no ato da reserva, e no checkin paga o resto.. E se cancelar a reserva, o valor é estornado do cartão.. Aconteceu quando precisei cancelar uma reserva em Las Vegas..
Odilon Thomaz
Fiz uma reserva com cartão nacional de um quarto na Itália. O hotel tem a política de cobrar uma tarifa de 30% para cancelamento. Mesmo com cartão sendo nacional eles conseguem cobrar?
Rodrigo Lavalle
Odilon, não sei te responder essa pergunta. Sugiro que você entre em contato com o seu banco ou operadora de cartão de crédito.
Abraços.
Aline
Olá,
Gostaria de saber se é seguro reservar diretamente do site do Ibis e qual é melhor Ibis Torre Eifell ou Bastille?
Rodrigo Lavalle
Aline, com certeza que é seguro, é o site oficial da empresa. Não sei qual dos dois é o melhor. A região da Torre Eiffel é mais sofisticada e tranquila; a da Bastille é mais central e animada.
Abraços.
Ralph
Se vc perceber que não vai conseguir comparecer no hotel no dia previsto e nem realizar o cancelamento, o melhor a fazer é ligar no banco e pedir o bloqueio do seu cartão, dessa forma ninguém poderá debitar merda nenhuma no seu cartão sem o seu consentimento. Eu já fiz isso duas vezes e nunca paguei no-show e nem vou pagar.
Paulo
Boa noite. Voce poderia me ajudar enviando uma cópia do caso em que o cliente não compareceu ao hotel e ganhou na justiça. E que o cartão juridicamente nao pode ser debitado.
Duvidas entre em contato.
Obrigado. Obs. Preciso urgente. Se possível.
Lina
Paulo
como está escrito no texto acima eu obtive esta informação através de artigo no Jornal. Eu não posso de fornecer cópia de nenhum documento.