Os hotéis franceses pedem, no momento da reserva por internet, fax ou telefone, o número do cartão de crédito, a data de vencimento e o código de segurança (três dígitos no verso do cartão). Esta prática seria uma forma de obrigar o cliente a respeitar a reserva e cancelar em caso de desistência.
Acabei de ler um artigo interessante. Uma pessoa reservou um quarto em um hotel em Paris e não apareceu nos dias reservados, não se preocupando também em anular a reserva. O hotel enviou ordem ao banco solicitando o débito de 780 euros da conta do cliente.
Surpreso com este débito, o cliente pediu ao banco a devolução do seu dinheiro. O pedido foi recusado e o cliente entrou com processo judicial. Passo para vocês a sentença que acabou de sair:
1 – no contrato cartão Visa Premier está estipulado que em caso de reclamação, o cliente deverá ser reembolsado em todas as vezes que sua reclamação for justificada. O banco errou uma vez ao não verificar se a queixa era ou não pertinente;
2 – errou uma segunda vez ao executar de olhos fechados a ordem dada pelo hotel. O fato do hotel possuir os dados do cartão de crédito não é prova de nada;
3 – o cliente deve ser reembolsado porque uma simples reserva de quarto não constitui, juridicamente, uma ordem de débito em conta.
Este julgamento é importante para ser utilizado como argumento em casos de problemas com nossas reservas. Já me aconteceu um caso similar. Tinha uma reserva em um hotel, não pude chegar no dia marcado e não tinha nenhum meio de comunicação para anular o quarto reservado. O hotel não debitou a soma total, como o exemplo acima, e sim o valor de uma diária. Não disse nada porque julguei este procedimento legal.
Duvido muito que os hotéis abandonem esta prática, mas pelo menos sabemos que não tem fundamento jurídico e que podemos reclamar.
Informação lida no: www.lepoint.fr
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96 Comentários
Roberto
Muito obrigado pela ajuda, Maria das Graças. Já informei ao hotel os dados de meu cartão.
Maria das Graças
Roberto, fui lá no site do hotel e as condições de garantia de reserva é:
“Une réservation est considérée comme garantie à la condition :
– qu’il y ait, par écrit, un engagement du client et une confirmation de l’Hôtel des 3 Collèges.
– que soient communiqués à l’Hôtel des 3 Collèges un numéro de carte de crédit et la date d’expiration de la carte ou que soit versé un acompte par tout autre moyen de paiement (espèces, chèque ou virement net de frais).
Nous nous réservons le droit d’effectuer une préautorisation sur la carte de crédit d’un montant de une nuit, deux nuits, ou 30% de la durée du séjour selon la durée du séjour (voir “conditions d’annulation”) ; la réservation sera considérée comme garantie à la condition que cette préautorisation soit acceptée.”
Traduzindo: a reserva é garantida na seguinte condição:
– que haja um pedido por escrito do cliente e uma confirmação do hotel;
– que seja informado o nº do cartão de crédito e data de validade.
Eles se reservam o direito de fazer uma pre-autorização de um debito de uma diária ou duas ou de 30% de toda a hospedagem; e a reserva será considerada como garantida se essa pre-autorização for aceita.
Então penso que para evitar problemas seria melhor informar ao hotel.
Roberto
Fiz uma reserva no Hotel des 3 Colleges para fevereiro/marco e informei os dados de meu cartão de crédito. Ocorre que meu banco, por questões internas, trocou este cartão por outro, quer dizer, o número, a validade e o código de segurança do cartão foram alterados. Evidentemente, meu nome não foi alterado. Devo informar esse fato ao hotel e passar os novos dados? Se tiver que fazer isso, devo fazê-lo por email, já que não falo francês e não tenho segurança em falar inglês? Teria alguma consequência se não informar?
Monika
Oi, é a primeira vez que vou para Paris e como sou estudante estou procurando hoteis mais em conta. Estou querendo fazer uma reserva no hotel HOTEL IBIS PARIS CONVENTION 15ÈME, que fica na 5 Rue Eugène Gibez. Queria fazer a reserva por esses dias mas estou preocupada em saber se o local é bom pois irei sozinha e provavelmente chegarei a noite após fazer turismo pela cidade. Vc tem idéia se é um bom local? Obrigada 🙂
Lina
Monika
Pode reservar este hotel. O ponto é bom. Fique tranquila.
Kelly Cruz
Nossa conosco acabou de acontecer a seguinte situação:
Pagamos uma diária antecipada no hotel Concorde Lafayette. No check in, por problemas de limite diário do cartão internacional, o cartão foi recusado. Como já havíamos pago uma diária (com o mesmo cartão), acertamos de pagar em cash, no dia seguinte, antes do final da diária já paga, ou seja, meio-dia, do dia seguinte.
No entanto, qual nossa surpresa ao entrarmos no quarto? Todos os serviços estavam bloqueados, inclusive a geladeira. Perguntamos o motivo por telefone e um recepcionista nos informou que isso se devia ao fato de que o cartão havia sido recusado para as outras diárias, mas que usualmente bastaria a cópia do cartão na recepção para segurança. Perguntamos se poderíamos fornecer a copia do nosso, já que no outro dia estaria tudo resolvido, já que se tratava de um limite diário. Eles nos disseram que não. Perguntamos se poderíamos fornecer um outro cartão com um limite menor, para os custos de consumo (esse cartão tem um limite menor, por isso não o usamos para as outras diárias faltantes), mas fomos informados que como o primeiro cartão havia sido recusado (embora tenha sido aceito no pagamento de uma diária, no dia anterior), não poderiam aceitar também esse outro cartão nosso como segurança…depois de um grande estresse no telefone, pedi que chamassem o supervisor, me passaram o senhor Guy Naohun, que foi igualmente grosseiro conosco e ao fim se recusou a nos fornecer um e-mail onde pudéssemos reclamar do tratamento, informando apenas que eu deveria aceitar as regras do hotel, sem reclamar, ou deixá-lo. Incrível! Fiquei muito triste, achei a situação desrespeitosa, mas infelizmente estes hoteis parecem protegidos contra reclamações, etc. Aqui trata-se todo mundo mal e por falta de uma instância legisladora, fica por isso mesmo…enfim. Foi isso.
Lina
Kelly
Que pena o ocorrido. Muito desagradável. Ainda bem que relatou o fato aqui. Obrigada.
camila
Para mim é um abuso é vc contratar/reservar um serviço como este, nao ler as condições (estao sempre expressas) e ainda reclamar do débito. Ele reservou, tirou o lugar de outros, fez o hotel se programar, gerou custo, privou de receita … e quem paga pelo seu descaso?
Se ele chegasse no hotel e não houvesse reserva…como seria? Só um lado deve cumprir o acordado?
Todos temos direitos e deveres… e regras devem ser cumpridas para viabilizar a operação de qualquer negócio e qualquer relação.
É por essa e por outras que encarecemos os serviços por ai e…MERECEMOS!
Prestação de serviço é desvalorizado e incompreendido pela maioria das pessoas. Tomar tempo do outro já é tomar dinheiro…ainda que de certa forma faça parte da natureza do trabalho….
Enaldo
A jurisprudência brasileira vem considerando que o cancelamento de reservas “em cima da hora” implicaria em indenização em favor do prestador de serviços em torno de vinte por cento do valor total contratado. Como se tratam de estabelecimentos situados fora do Brasil, o melhor é notificar previamente e extrajudicialmente o estabelecimento financeiro no Brasil, para que ele não efetue a fatura das reservas. Uma ação contra um hotel com sede no exterior oneraria sobremaneira a demanda judicial. Se este hotel pertence a uma rede internacional que atua, com escritório em território nacional, a demanda poderá se dar conforme as normas protetivas do Código de Defesa do Consumidor nacional.
Norma
Lina,
cumprindo a promessa de informá-la sobre o reembolso do Hotel Saint-Louis en l”Isle: fui pessoalmente ao hotel quando estive aí entre 14 e 23 de maio. O Concierge ainda tentou manter o crédito para uma reserva futura que não nos interessava. Então estornou no mesmo cartão de crédito cobrado.
Um detalhe importante é que fora cobrado em 26 de março e a reserva era para 20 de abril. Esta não é a praxe. Cobra-se a 1a. diária se você faltar sem cancelamento prévio. Já fiz isso várias vezes sem que houvesse cobrança antecipada
Dessa vez fiz a reserva pelo booking. com (sem pagto mas c/ dados do cartão) para o hotel Bersolys Saint Germain, 28 rue de Lille, é um 3 estrelas perfeito para mim que priorizo a localização (caminhar pelos 7 primeiros arrondissements é fundamental), a rua é totalmente silenciosa, há elevador, quartos e banheiros novos, lençóis e travesseiros impecáveis e café europeu: justo. Apenas a sala/recepção tem uma decoração um tanto equivocada, amontoado de peças, mas nada que não se releve. Não agradaré a quem procura o padrão americano de hotel. É pequeno mesmo. Sim, diária com os 2 petit dejeuner, 173 Euros.
Não sei de outros quartos, o nosso era no 2º piso, com leitos separados.
Acho que a experiência pode servir a alguém, mas no mais nós já sabemos que a escolha de onde ficar e como ficar é do projeto de cada um.
Um abraço amigo,
Norma
conexaoparis
Norma
Obrigada. Ainda bem que tudo foi resolvido corretamente.
NORMA
Oi, Lina,
Obrigada pela atenção. Publiquei no seu blog porque a experiência da gente pode servir para outros. Quem sabe?
O sentimento que tenho é que não foram corretos. Nem reserva para a nossa próxima data (14 a 23 de maio), nem reembolso imediato. Ainda quando chegar ai vou passar pelo constrangimento de provar que fomos em outra data efetivamente.
um abraço,
Norma
conexaoparis
Norma
Me mantenha informada. Gostaria de acompanhar até o fim, saber se será reembolsada.
conexaoparis
Norma
Me mantenha informada. Estou achando este hotel antipático.