Os hotéis franceses pedem, no momento da reserva por internet, fax ou telefone, o número do cartão de crédito, a data de vencimento e o código de segurança (três dígitos no verso do cartão). Esta prática seria uma forma de obrigar o cliente a respeitar a reserva e cancelar em caso de desistência.
Acabei de ler um artigo interessante. Uma pessoa reservou um quarto em um hotel em Paris e não apareceu nos dias reservados, não se preocupando também em anular a reserva. O hotel enviou ordem ao banco solicitando o débito de 780 euros da conta do cliente.
Surpreso com este débito, o cliente pediu ao banco a devolução do seu dinheiro. O pedido foi recusado e o cliente entrou com processo judicial. Passo para vocês a sentença que acabou de sair:
1 – no contrato cartão Visa Premier está estipulado que em caso de reclamação, o cliente deverá ser reembolsado em todas as vezes que sua reclamação for justificada. O banco errou uma vez ao não verificar se a queixa era ou não pertinente;
2 – errou uma segunda vez ao executar de olhos fechados a ordem dada pelo hotel. O fato do hotel possuir os dados do cartão de crédito não é prova de nada;
3 – o cliente deve ser reembolsado porque uma simples reserva de quarto não constitui, juridicamente, uma ordem de débito em conta.
Este julgamento é importante para ser utilizado como argumento em casos de problemas com nossas reservas. Já me aconteceu um caso similar. Tinha uma reserva em um hotel, não pude chegar no dia marcado e não tinha nenhum meio de comunicação para anular o quarto reservado. O hotel não debitou a soma total, como o exemplo acima, e sim o valor de uma diária. Não disse nada porque julguei este procedimento legal.
Duvido muito que os hotéis abandonem esta prática, mas pelo menos sabemos que não tem fundamento jurídico e que podemos reclamar.
Informação lida no: www.lepoint.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
conexaoparis
Edith
Todos os dois estão bem localizados.
O Grands Boulevard está perto da Opera. O outro está perto da Bastille.
Tanto faz.
Edith Moreira
Olá Lina!
Preciso de sua ajuda mais uma vez…
Tô em dúvida de qual hotel devo reservar. Vou passar 7 noites em Paris com meu marido, e não sei se reservo no Ibis Grands Boulevard na Rue du Faiborg Montmartre, 9 eme, ou no Ibis Bastille Opera, 11 eme. Qual é na sua opinião mais bem localizado?
Obrigada.
Camila Farias
Gostaria antes de mais nada parabenizar ao Conexão Paris pelas ótimas informãções e dicas da França. Viajo essa semana pela segunda vez a Paris e aproveitei algumas.
Bom, fiz uma reserva entendida como confirmação no Ibis Gare du Nord uma vez que debitaram as diárias (3) no meu cartão de crédito. Depois de um mês resolvi mudar para o Ibis Bastille em função de já ter ficado lá e a localização ser melhor e fiz outra reserva lá. No site havia a informação da promoção da tarifa (59 euros) e abaixo uma informação do que fazer em caso de cancelamento. No entanto, quando fui cancelar a reserva com muita antecedência (mais de 1 mês) do Ibis Gare du Nord a gerência do hotel diz não poder reembolsar pela tarifa promocional não permitir isso, porém no meu e-mail de confirmação não consta. Enfim, tentei de várias formas e soube da rede accor de outro hotel que o acordo depende de cada gerente de cada hotel (temos que contar com o humor?!). Como se tratam de 3 diárias estava disposta a pagar 1 e me reembolsarem 2. O que consegui até o momento foi prorrogar o crédito das diárias até o fim do ano, mas não sei se volto esse ano ainda. Queria saber o que posso fazer ou a quem posso recorrer nesse caso. Estou pensando em ir pessoalmente ao hotel falar com a gerência uma vez que estarei em Paris nessa semana.
Outro porblema que tive é que fiz a reserva (entenda pagamento) do aluguel de um carro em Bordeuax (6 diárias) e Paris (3 diárias) no site da autoeurope e marquei a opção de que desejo com GPS nos dois lugares. Debitaram imediatamente na minha conta, enviaram e-mail de confirmação da reserva e um outro para que eu entrasse em contato para confirmar o gps. Quando entrei em contato informaram que não trabalham com carro com gps e que esse formulário é padrão para os EUA. Agora para devolver o dinheiro é outro problema e estou com medo de não ver o dinheiro de volta. Como podem colocar no site uma opção do carro (que para mim é importante para o deslocamento- gps), debitar e não trabalhar com o produto, O correto era verificar o pedido, disponibilidade, informar que não tem, verificar se o cliente deseja efetivar a reserva e só depois debitar.
Obrigada
conexaoparis
Gisele
O ponto realmente é ótimo. Mas eu não conheço este hotel.
O hotel não tem o direito de debitar da sua conta uma diária.
Peça ao seu banco para anular este débito. Um absurdo.
Gisele Tau
Oi Lina, postei atraves do link do VV e como os post eram antigos, tou refazendo meu comentario nessa nova paginacao.
Sei que uma boa indicacao vale muito……e confio em voce e no pessoal que frequenta sua pagina.
Reservei para 11 de julho – 7 noites no Hotel Home Latin. Sei que a localizacao e otima, porem estou preocupada com o Hotel…..ja que li varios comentarios ruins sobre o Hotel no TripAdvisor. Ano passado sofri no Hotel Gare Du Nord, que é horroroso, inclusive na localizacao.
Estou levando meu marido novamente a Paris para apagar a má impressao de setembro passado que rolou greve de transportes e hotel ruim….lendo os comentarios sobre as reservas pela internet, o Hotel ja debitou uma diaria (118 E com taxas) no meu cartao, entao com certeza seperderei essa diaria se precisar mudar de hotel….. Acho que com muita antecedencia, nao deveria haver penalidade……ja na semana e justo que o hotel cobre pois perde tempo e a garantia de poder fazer uma nova locacao….esta e minha opiniao. Aguardo dicas e informacoes de todos,
Bjos
conexaoparis
Cynthia
Não conheço este hotel, ele está no limite de Paris e perto da cidade universitária. A área é muito verde.
cynthia
Olá !!! meu namorado fez reserva no IDEAL HOTEL para 4 noites. Entrei no site mas tem pouquíssimas fotos. Achei muito fofo tudo que consegui ver. Você tem alguma outra informação sobre esse hotel? bjus e mais uma vez : brigadão!!!
IDEAL HOTEL design� ***
108 Boulevard Jourdan
75014 Paris
conexaoparis
Todos
Esta informação vem daqui:
http://www.lepoint.fr/actualites-societe/2009-04-23/carte-bancaire-reserver-un-hotel-sur-internet-qui-dit-garantie-ne-dit-pas-debit/1597/0/337073
Cláudia Oiticica
Concordo com a Suyanne. Tudo depende do que foi acordado. Utilizo bastante a internet na reserva de hotéis e existem várias tarifas que não admitem qualquer cancelamento. É um risco, mas a gente aceitou as condições. Quando não se tem tanta certeza é preferível optar por aquelas mais caras que permitem serem canceladas. Infelizmente, a partir do momento que damos nosso cartão, ficamos vulnerável.
Cristiana Dias
Lina querida, acabei de ver uma reportagem sobre vc na revista Viver daqui de BH! Parabéns, muito bacana!
Vc realmente merece!
Bjo grande!