Os hotéis franceses pedem, no momento da reserva por internet, fax ou telefone, o número do cartão de crédito, a data de vencimento e o código de segurança (três dígitos no verso do cartão). Esta prática seria uma forma de obrigar o cliente a respeitar a reserva e cancelar em caso de desistência.
Acabei de ler um artigo interessante. Uma pessoa reservou um quarto em um hotel em Paris e não apareceu nos dias reservados, não se preocupando também em anular a reserva. O hotel enviou ordem ao banco solicitando o débito de 780 euros da conta do cliente.
Surpreso com este débito, o cliente pediu ao banco a devolução do seu dinheiro. O pedido foi recusado e o cliente entrou com processo judicial. Passo para vocês a sentença que acabou de sair:
1 – no contrato cartão Visa Premier está estipulado que em caso de reclamação, o cliente deverá ser reembolsado em todas as vezes que sua reclamação for justificada. O banco errou uma vez ao não verificar se a queixa era ou não pertinente;
2 – errou uma segunda vez ao executar de olhos fechados a ordem dada pelo hotel. O fato do hotel possuir os dados do cartão de crédito não é prova de nada;
3 – o cliente deve ser reembolsado porque uma simples reserva de quarto não constitui, juridicamente, uma ordem de débito em conta.
Este julgamento é importante para ser utilizado como argumento em casos de problemas com nossas reservas. Já me aconteceu um caso similar. Tinha uma reserva em um hotel, não pude chegar no dia marcado e não tinha nenhum meio de comunicação para anular o quarto reservado. O hotel não debitou a soma total, como o exemplo acima, e sim o valor de uma diária. Não disse nada porque julguei este procedimento legal.
Duvido muito que os hotéis abandonem esta prática, mas pelo menos sabemos que não tem fundamento jurídico e que podemos reclamar.
Informação lida no: www.lepoint.fr
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96 Comentários
Samuel
Luiz, o julgamento é de extrema utilidade para os consumidores e seus advogados. Mas, seria possível passar-nos o número dos autos, relator, data do julgamento? É que em eventual ação esses dados trariam mais força para convencer o Juiz. Ocorre que esse julgamento não expande seus efeitos para alcançar outras pessoas, ou seja, vale somente para as partes daquela ação. Caso algum de nós passe por algo semelhante, teria de ajuizar nova ação e, ainda, cuidar para convencer o juiz, o qual não fica adstrito àquela decisão. Enfim, poderíamos sofrer com a surpresa de uma decisão que absolvesse o banco. Falo com a experiência de quem advoga há mais de quinze anos. Procurei pela internet, mas ainda não encontrei as informações. Caso a Thais encontre, poderia colocar aqui também, compartilhando com os leitores da página. Abs. E, mais uma vez, parabéns pelos seus posts! Samuel
Gabi
Fabiana, estou pensando em fechar um aluguél de ap com o monparis tb. Vc vai qdo para Paris, me conta como foi o processo do aluguél se correu tudo bem.Meu e-mail é [email protected]
Obrigada,beijos e boa viagem!
Alcyone Coelho
Acho a informação pertinente, mas não concordo com o resultado. Eu tenho negócio e seu o que é, na pele, uma desistência sem aviso prévio. Existe toda uma preparação por trás de qualquer negócio e não cancelar a reserva é errado, no meu ponto de vista. Eu procuro fazer tudo preto no branco, se não vou aviso, etc. Também acho falta de educação, cominar as coisas e não fazê-las. Pelo menos uma taxa seria justo ser cobrada pelo hotel… Que colocou funcinários a disposição (e teve que pagá-los), limpou tudo, comprou comida extra p o café da manhã, etc… isso tudo é custo. E alguém vai acabar pagando p ele, não quero que seja eu que vou me hospedar num hotel a pagar uma diária mais cara pois esses custos de quem simplesmente não aparece estejam incluido no meu preço…
Luiz Gonzaga
Olá Lina
Muito linda essa foto… (hehehe….)
Abraços
Luiz Gonzaga
Thaís
Oi, Lina!
Gostei bastante da informação e ,se possível, seria interessante que você fizesse um update no post colocando a fonte do julgamento (nº do processo, qual Tribunal…).
Obrigada.
Martinha
+ Uma otima informação..
Sempre é bom saber..
=)
Fabiana
Lina,
Obrigada pela atenção ao pesquisar sobre o assunto tendo em vista que estava na dúvida se confirmava os meus dados do cartão de crédito por email (acho arriscado mandar esse tipo de dado por email em qualquer situação). Acabei cancelando a reserva do hotel e alugando apartamento através do MonParis (me senti mais segura com o atendimento do Roberto do que com a reserva on-line de um hotel).
Além disso, a maioria dos hotéis que fazem reserva on-line, avisam aos consumidores que se reserva não for cancela em tempo hábil, será creditado uma diária no cartão de crédito. Acredito que seja praxe.
Suyanne
Faço reservas de hotel pela internet há muitos anos e já tive problema com o cartão uma vez. Foi debitada uma diária de hotel em Paris no mesmo dia em que eu estava em São Paulo, a passeio e sequer havia feito qualquer reserva naquele ano para Paris. Não ouve qualquer problema e fui reembolsada.
Mas é bom observar na hora da reserva, principalmente no Booking.com, um ítem que fica meio oculto e que demorei um pouco para ver: na informação sobre o quarto escolhido há sempre a descriminação do tipo de pagamento que será efetuado. Algumas reservas não admitem cancelamento em hipótese alguma, são os quartos mais baratos e com o maior desconto.
Atençaõ é fundamental, às vezes nos empolgamos e não buscamos todas as informações.
fernanda
Acho muito importante também ler o texto jurídico do hotel, que trata sobre reservas e cancelamentos, antes de reservar e fornecer seus dados.
Olhei muitos hoteis em paris e o que percebi é: a maioria deixa especificado que se a reserva não for cancelada até dois dias antes do check-in, a primeira diária será cobrada. Isso muda de hotel pra hotel e é sempre bom ler com calma todas as regras.
Depois de reservar, acho bacana guardar uma cópia do pedido de reserva no e-mail e levar uma cópia impressa na viagem, para evitar problemas.
adoro seu site. é a primeira leitura da manhã.
abs!
Patrícia Venturini
Pois é Lina… claro que se não há nenhuma forma de comunicação com o hotel, tudo bem, fazer o quê… imprevistos acontecem. Agora, se há como, acho importante ligar e cancelar mesmo, afinal é um compromisso estabelecido, com fornecimento de dados de cartão de crédito e tudo. É justo o hotel cobrar algo pelo quarto vazio mas, francamente, cobrar integralmente a despesa é abusivo!