Vejam esta reportagem da Globo sobre o super-mercado mais sofisticado de Paris, a Grande Épicerie, que pertence ao Department Store Bon Marché. Reportagem de Joana Calmon.
Sempre citei este super-mercado como sendo o mais elitista da cidade e templo da gastronomia de luxo. Vocês encontram artigos aqui no blog, no guia Conexão Paris 1 e, em breve, no Conexão Paris 2.
Dicas de Ricardo S.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
43 Comentários
Madá
LuciC,
Também não sei quem é o autor, mas sei a continuação:
When a man is tired of London he is tired of life.
For there is in London all life can afford.
Ou algo semelhante. É o máximo.
Marcia,
Também já voltei cheia de sal pro Brasil. Consegui comprar diretamente em Guerande, mas já trouxe muitas preciosidades da Grand Epicerie.
Beth,
que legal essa experiência de Beatles ao vivo !!!
Eu vi o Traffic, Rick Wakeman e David Bowie… Também bem teen.
Minha primeira ida a Paris foi em 1973, mas esses shows eu vi em Londres.
xxx
Beth
Lucia e Madà
Efeito de bomba para valer eu vi em 1962 quando fui morar em Hamburg, DE… Acompanhei ao vivo a reconstrução pós-guerra da cidade. Escombros por todo lado, casas escoradas por estacas, famílias inteiras morando dentro de containers em pleno inverno, etc, Por outro lado, a velocidade da reconstrução foi asombrosa! Paris nesta época ainda tinha marcas da guerra, que sumiram rapidamente após o início do Mercado Comum Europeu…
Antes que vcs pensem que eu sou uma “velha”, naquela época eu estava entrando nos meus teen years, risos.E era fã dos Beatles, que tive o prazer de ouvir ao vivo…
Bjs,
Marcia
Apesar de também adorar a Harrod´s, sempre tenho uma impressão de que lá participo de alguma montagem teatral, com cenários magníficos! Entre o hall de alimentação das galerias lafaiette e a Grand Epicerie, fico com a segunda, que conheci meio que sem-querer, enquanto voltava de um passeio pela rue du bac, vinda da capela da Medalha Milagrosa. Fquei maravilhada com o que vi e trouxe vários tipos de sal (rsrsrs!) de todas as cores e aromas, que agora enfeitam minha cozinha ( não deixo ninguém usar)! Mera questão de gosto! Se puderem, conheçam todos! Bjs!
LuciaC
Mada,
Harrods foi vendido no comecinho de maio deste ano para o holding da familia real do emirado de Qatar. Al Fayed se aposenta depois de 25 anos de administração, ciente de que fez, e fez mesmo, um belo trabalho pela instituição britânica. Quando fui morar em Londres ainda era do House of Fraser. Acho que ele comprou em 85.
Os vidros do flat da D’Oyley st tremeram com as bombas do Ira em 1983. Uma tristeza, mortos e feridos.
Em 1993 também testemunhei os estragos da bomba colocada na lata do lixo do lado de fora. Do lado da Hans Crescent. A calçada ainda cheia de flores e cartões. Não sei porque fiz isso, mas peguei um dos cartões como memento.
When a man is tired of London he is tired of life. Lembrei do quote mas não de quem falou.
Madá
Que legal LuciaC !
Essa região é muito legal. Eu adorava ir a Kings Road na decada de 70!!!
Foi o meu periodo por lá.
Peguei o periodo de bombas do IRA e uma vez minha mãe teve que sair correndo do salão da Harrods com bobs no cabelo devido à suspeita (não confirmada) de bomba.
Também sinto saudades da Inglaterra. Eu também morei lá no Lake District e aprendi a falar com aquele sotaque horrível…
Tenho amigas da década de 70 até hj, foi um período muito bom.
Lina,
a LuciaC escreveu algo sobre ballets e reviveu o post do Palais de Chaillot. Cliquei la no link que a LuciaC recuperou e eu amei rever esse post.
Valeu LuciaC!
Eu acho que de vez em quando seria legal revisitar certos posts. Eu já nem me lembrava mais desse.
Seguindo sua sugestão em 2008 fui a um ballet que vc recomendou via um leitor acho que Cham e foi exatamente o que estava nos seus 2 posts.
Porém, às vezes fica dificil de achar. O link de espetaculos esta com 68 entradas.
Que tal se vc criasse mais categorias incluindo uma que seria de salas de espetaculos. Ai la vc agruparia tudo do Chaillot, Pleyel, Garnier, Bastilha, Chatelet etc.
LuciaC
Eu também morei em Londres durante 4 anos, Mada.
Primeiro na Walton st, Lennox Gardens era o endereço mas ficava na Walton. Peculiaridades britânicas. Ficava a um quarteirão do Harrods no sentido oposto ao seu.
Depois morei na D’Oyley st, continuation do Cadogan Lane. Uma ruazinha uma graça, pequenina, paralela a Sloane Street.
Sloane Gate Mansions flat 9, D’Oyley st, até voltar para o Brasil. Com nome na porta e tudo.
Ia pela Sloane St. e entrava pela Basil, passava o Basil Hotel, o Fire Brigade Station, depois o Capital e entrava na porta da esquina.
Sinto saudade de Londres.
Integrei-me, gostei muito de viver lá.
Madá
Maria das Graças,
Eu não dei a receita, só o nome do peixe para vc pedir ao vendedor. Trata-se de peixe de carne branca e firme, é alto tipo um lombo de bacalhau fresco. Vc pode fazer do jeito que vc prepara esse tipo de file de peixe. Como é saboroso, ele ao forno fica otimo sem muito trabalho.
LuciaC, Eymard,
Agora vcs provocaram (rs) !!!
Eu morei na Inglaterra, em particular na Basil St, a 50 metros da Harrods.
Sou fã da loja, em especial a decoração da peixaria, um luxo só, mas quase tudo lá vem de fora, em especial da França. Sei que eles se orgulham de ter tudo que se pode comprar no mundo, inclusive eles traziam a baguete francesa de aviao para manter o frescor…
Porém, luxos a parte, na minha opinião, o melhor da comida é o frescor, é estar quase ao lado de onde foi produzido… Eu sou mais os mercados ao ar livre franceses.
Daí a sensaçao gostosa do Bon Marché, que tem o conforto que as feiras não tem, tem mimos para se degustar e o frescor da culinária francesa. Tem a baguette fresquinha que eles mesmos fizeram e dezenas de variações de pães, os macarons idem e queijos frescos, pates, compotas…
Em materia de luxo, pompa e circunstância os ingleses são imbatíveis, mas no ritual gastronômico a Inglaterra chegou tarde, por isso importa tudo …
Eymard
LuciaC
é covardia comparar o Harrods com qualquer outra coisa, em qualquer outra parte do mundo!!!! Precisamos urgente de um Conexão Londres!! Loulou, que nos lê, mas não escreve tem um tempo, que o diga!!!
LuciaC
Desculpem!
Meu lado rosbif nao consegue calar.
Gosto muito da Grande Epicerie mas nada, nada como o Food Hall do Harrods!
Cuidado extremo na apresentacao e qualidade da mercadoria exposta para venda.
Requinte na decoracao.
Legumes, peixes, carnes com trato de obras de arte. esculturas comestiveis.
Irresistiveis pontos para consumo no local.
O Sea Grill com um fish & chips categoria luxo, a opcao de escolher-se o peixe do almoco na gondola da peixaria.
No ice cream parlour, escolha um sabor e sera’ feito em 48 horas. Diversos tipos de caviar que podem ser servidos a seu pedido com um flute de champagne. Balcao com zakuskas.
Um sem fim de queijos de fazer inveja a muita fromagerie francesa.
Ostras classificadas, as belons numeradas, as da Bretagne, de Colchester caranguejos, moules enfim…de um tudo.
Agora tambem tem um Laduree.
Um luxo.
So’ de lembrar a festa que era, fico tonta!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Helena
você tem razão…rsrs… sou Stein Werneck por parte de mãe, você pode imaginar o que tiveram que aturar os pobres genros, e assim os queijos eram mostrados depressinha para contar a origem do “perfume”!