Os leitores Tatyana Mabel e Marcos Aurélio me enviaram o seguinte emal:
França by Lina: o nosso test driver do Conexão Paris
Aluguel de apartamento
De acordo com dicas da Lina, alugamos um apartamento no Marais.
Vista da nossa rua (Nicholas Flamel, n. 10) que tem o privilégio de ter ao fundo a bela vista da Torre de Saint Jacques. A primeira foto foi tirada em frente ao nosso apto. É muito bem localizado para compras, serviços e turismo. A portinha azul da segunda foto dá acesso à entrada do edifício. Nosso apto ficava no 1º andar (as quatro janelas da esq. p/ a dir.). Tudo isso por cerca de 75 euros de diária (valor negociado com a empresa para 20 noites).
Nossa dica de restaurante barato no Marais
Após pesquisar as dicas da Lina sobre restaurantes (especialmente os baratos), deixamos a nossa sugestão para adicionar à ampla lista que ela nos ofereceu no blog: La Table des Gourmets. Fica no Marais. A fórmula (entrada + prato principal + sobremesa) sai por 18 Euros p/ pessoa. O restaurante fica no subsolo. O seu espaço existe desde a época galo-românica, quando servia para distribuição de vinhos e, no século XII, era uma capela.
Interior da França: Saint Malô, Mont Saint Michel, Cemitério Americano
Aluguel de carro
A idéia de alugar um carro para conhecer o interior da França começou ao pesquisarmos os postes by Lina. A auto-estrada nos deu visões lindas da França!!! Ao pesquisar preços para duas pessoas via trem Paris-Saint Malô, consideramos que alugar um carro seria a melhor opção custo x benefício. Na estrada, nos deparamos a todo instante com imagens remotas do interior. Três diárias de um Citroen C3 + quilometragem adicional + seguros totais + GPS nos custou cerca de 345 Euros pela Avis.
Nossa dica de hospedagem e restaurante no interior da França
Saint Malô – Marcos em frente ao Hotel Le Cruisier. Diária para casal com petit dejeuner e taxas incluídos. Preço justo = 77 Euros.
Mont Saint Michel – Nos hospedamos em Mère Poulard. Visão interna do apartamento: jogo de cama e toalhas de qualidade, banheira e boa mobília. Diária sem café da manhã = 140 Euros – preço razoável (risos)…
Mont Saint Michel – Restaurante Mère Poulard. Omelete doce com maçãs caramelizadas e sorvete de baunilia. Preço em torno de 20 Euros.
Um passeio em Paris (entre tantos)
De todos os passeios imperdíveis que fizemos, dos monumentos mais clássicos aos mais cotidianos, La Defense é um deles: a face moderna de Paris, o avesso da capital do patrimônio preservado – como frisou Lina em um dos seus maravilhosos posts. Conhecemos essa parte de Paris já no final da viagem, em 30 de janeiro de 2009, quando resolvemos criar um espaço de tempo até o chegar da noite que terminaria em um espetáculo de música e dança no Teatro Nacional do Palais de Chaillot no Trocadéro. O trajeto em si já vale a pena, pois, do Chatelet a La Defense, tem um momento no percurso em que a linha 1 do metrô parisiense emerge da estrutura de túneis e, de repente, a cidade moderna entra com toda a sua força nos nossos olhos contrastando com o que tínhamos visto até então. Criada ao redor do monumento erguido para celebrar os soldados franceses da Guerra Franco-Prussiana, La Defense é indispensável nos roteiros de todos que querem conhecer a capital dos cafés, das casas de flores nas calçadas e do ar romântico presente em cada esquina.
(Também fomos a Londres, guiados por Lina com todas as suas dicas, … mas aí é outra história…)
For Lina
Num dos vários e-mails trocados com Lina, ela nos solicitou ver a frase que ficava no monumento de entrada no Normandy American Cemetery and Memorial. Trazer a frase ao Conexão é nossa forma de agradecê-la e a todos os que aqui freqüentam: “To These we owe the high resolve that the cause for which they died shall live”.
Agradeço a Tatyana Mabel e a Marcos Aurélio a excelente contribuição.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
213 Comentários
Geraldine
Oi. Tenho 36 anos… e penso em visitar uns amigos em Cherbourg, com uma rápida pausa em Giverny. Esse trajeto farei sozinha com carro alugado. Gostaria de saber se as estradas são seguras, ou melhor abandonar a intensão de conhecer Giverny e ir de trem para cherbourg direto. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Geraldine, as estradas são boas e seguras, sugiro que você alugue um carro com GPS. Peça no DETRAN a Permissão Internacional para Dirigir.
Beatrice
Cleide
Muito obrigada pelo retorno! Nós estamos pensando em ficar no Marais ou Saint Germain mesmo!
Beijinho
Cleide Garcia
Beatrice.
Eu fiquei num studio na Marais, mas a Lina fornece várias opções de quem alugua apartamentos.
Você poderá olhar a localização das opções no Google.maps, e analisar o que mais lhe agrada. O Vinícios tem boas opcões de lugares e preços.
Agora é só começar a escolher.
Beijinhos.
Beatrice
Cleide
Ano que vem voltaremos a Paris e também gostaríamos de ficar num apartamento, onde foi que você ficou? Você tem o contato para me passar?
Obrigada
Cleide Garcia
Olá Lina, já estive em Paris, mas sempre fiquei em hotel, neste verão eu aluguei um apartamento com o Ray, dica sua, impecável e super profissional, adorei. Agora hotel nunca mais. Obrigada pelo blog que tanto ajuda a gente. Beijinhos.
Daniela
Olá !! Gostaria de saber como me viro na imigração em Paris, já que nem eu nem meu marido falamos nada em francês e quase nada em inglês !!! Iremos por agência com tudo reservado, seguro e etc. Tb gostaria de saber quanto dinheiro levar p/ ficar 12 dias (Paris, Londres, Amsterdam e Frankfurt) Obrigada
conexaoparis
Daniela
Mostre os documentos e pronto.
Se disseram algo, não responda. Eles estão acostumados com turistas que não falam o francês.
A base de cálculo é 60 euros por pessoa e por dia.
Rosana Emiko Heshiki
Prezada Lina,
Morei na região de Bordeaux, em 2000 por 9 meses. Desde então não havia voltado a visitar a França.(11 anos) Depois de tanto tempo, fiz varias pesquisar em livros, porém o conexão Paris nos ajudou bastante.
Além de Paris, resolvemos conhecer a Normandia. É justamente essa parte da viagem que gostaria de comentar, pois acho que ajudaria outras pessoas que acompanham seu site a escolher seu proximo destino em viagem a França.
Bem, alugamos carro no Gare d´ Est pela Avis (ficava proximo ao hotel Taylor indicado no conexao). Haviamos alugado um GPS porém para nossa surpresa o aluguel do mesmo ficava mais caro que comprar um novo. Acabamos por desistindo do aluguel. DICA – leve um GPS do Brasil, ou ao sair de Paris, adquira um novo, antes de pegar o carro O atendente da Avis relatou que a maioria dos brasileiros solicitam o GPS e ficam muito desapontados quando descobrem o valor do aluguel.
Não foi muito dificil sair de Paris. Apesar do stress de dirigir numa cidade que vc não conhece, se vc tiver um navegador “manual” ao seu lado (no caso meu marido Alan), conseguimos sair de Paris sem muitos problemas.
Rumamos para Giverny onde visitamos a casa/jardins de Monet e o museu dos impressionistas. Vale muito a pena conhecer os jardins nessa epoca (primavera) pois tudo está florido e sem muito tumulto. Atenção: varios livros de viagem dizem que o museu de monet fecha as 2as feiras, porem descobrimos no site da fundação Monet que a partir de abril ele fica aberto diariamente. Depois de visitar o museu, almoçamos na cidade de Giverny e logo apos o almoço rumamos a cidade de Etretat (localizada ao norte de le Havre)
Por que escolhemos Etretat? Bem, meu marido é jogador de golf e procurei um hotel que ficasse proximo a um campo de golf pois se tivessemos tempo, ele poderia jogar um pouco. Um dos primeiros locais na normandia com campo de golf que apareceu na minha busca foi Etretat. A cidade é linda. Fica localizada entre 2 falésias, que foram inclusive pintadas por Monet.
Ficamos hospedados no hotel DORMY HOUSE , com localização privilegiada que dá excelente vista da cidade e das 2 falésias. O hotel é um logis de France com classficação muito boa tanto em hospedagem como em seu restaurante . A diaria para quartos sem vista para o mar é de 100 Euros (muito mais economico que os hoteis em Paris, com um quarto infinitamente melhor – mais espaçoso e confortavel – equiparavel a um 4/5 estrelas no Brasil). Existe a opção de adquirir a 1/2 pensão que inclui 1 refeição no restaurante do hotel, com valores bem melhores para que está hospedado. Pagamos 211 Euros por 1 diaria com meia pensão, ou seja, a refeição no restaurante (menu com 5 pratos) saiu por 55,5 euros por pessoa. Considero a melhor refeição de toda minha viagem (em relação a custo beneficio) e olha que em Londres fomos jantar no restaurante Petrus do Gordon Ramsey, com um valor 4 vezes superior.
Aparentemente a cidade de Etretat não é visitada por muitos brasileiros. Tanto em Giverny quanto em Mont Saint Michel, observamos a presença de conterraneos. Pudemos observar que a maioria dos turistas eram franceses em em menos quantidade, ingleses.
Portanto fica a dica: BRASILEIROS, VALE A PENA CONHECER ETRETAT.
Minha sugestão de viagem para quem está programando em conhecer Mont Saint Michel é sair de Paris as 9:00, almoçar em Giverny. Chegar em Etretat no fim da tarde. Hospedar e jantar no hotel Dormy house e no dia seguinte seguir a Mont Saint Michel que fica a umas 3 horas de carro. (saindo de manhã, dá para chegar na hora do almoço em Mont Saint Michel).
Entregamos o carro no porto de Cherbourg onde pegamos um Ferry boat para a Inglaterra pela Brittany Ferrys (a avis tem uma entrega expressa do carro que basta jogar a chave logo na entrada da Brittany ferrys, não sendo necessario entregar o carro na agencia indicada em Cherbourg que fica um pouco fora de mão para que está com bagagem. (facilitou muito nossa vida pois foi só sair do carro, jogar a chave no local indicado pela Avis e fazer o check in do ferry boat).
Bem, espero que essas dicas ajudem muitos turistas como eu e meu marido. Se quiser, temos fotos de Etretat, do hotel Dormy house e das refeições do hotel.
Atenciosamente
Rosana Heshiki
conexaoparis
Rosana
Adorei seu relato e te agradeço. Vou querer as fotos sim. Envie para o email [email protected].
Claudia Ajuz
Entendi, mas ainda estou meio indecisa, a localização me agrada muito, mas achei as fotos pouco esclarecedoras, no site e aqui, não consigo entender aonde tem TV. etc. naquele espaço e por que não é mostrado.
De qualquer forma se vc. discutiu deve ter seus motivos. Ainda estou vendo outros, mas obrigada pela pronta resposta.
Abraço
Claudia
Claudia Ajuz
Oi Lina eu estava prestes a alugar o apartamento que a Tatyana e o Marcos alugara na rue Nicolas Flamel, mas vi que vc. não indica mais este local. Posso saber se houve algum problema (não precisa dizer qual), e se é desaconselhável alugá-lo?
Obrigada
Ab
Claudia
conexaoparis
Claudia
O problema que houve não impede que você o alugue.
Tive uma discussão com a empresa e fiquei com raiva.
Mas eles são sérios.
ORLANDO
Oi, Andréa
Dê uma olhada no link “sobre o blog”, lá em cima (Páginas)
A Maria Lina (” Quem sou eu: Maria Lina, historiadora, mineira, parisiense desde 1983…” ) é a mola-mestra de todo o mecanismo.
Ela é, verdadeiramente, assesorada pelos seguidores-pitaqueiros, o Conexão Paris.
abrs
Orlando