Recebi este e-mail e fiquei muito contente. Olhem bem como ele é um incentivo para o nosso trabalho.
Sou Joanna e ecrevo este e-mail para contar minha experiência e para agradecer você e os amigos “pitaqueiros” que tanto me ajudaram!
Tenho 22 anos e esta foi a minha primeira viagem à Europa. Por uma série de desencontros, fui sozinha. Enquanto muitas pessoas que me cercam me desencorajaram, vocês foram importantes nesta fase me encorajando, foram os meus anjinhos.
Meu destino foi Paris, Berlim e Praga e em todos este lugares me hospedei em hostels. Uma das escolhas mais acertadas da minha viagem pois conheci muita gente, inclusive brasileiros, e foi uma experiência única.
Em Paris fiquei no MIJE Maubisson, que não é lindo quanto o MIJE Fourcy, mas também muito bom. Limpo, café da manhã simples e gostoso e muiiito bem localizado. Atravessando a rua eu estava no Hôtel de Ville.
Amei absolutamente tudo em Paris e fui muito bem tratada pelos parisienses.
Seu guia foi essencial para mim, o segui dia-a-dia e adorei. Fiquei tão encantada com Paris que acabei nem indo até Versailles, acredita?
Uma pequena dica, a região perto do Sacre Coeur de Montmartre é um paraíso para compras, principalmente bolsas e sapatos. Preços incríveis.
Paris é incomparável, mas quero deixar registrado o quanto amei Praga. As fotos do post Paris/Praga do Francisco e Antonica retratam fielmente a beleza da cidade.
No dia 18 de abril eu comentei, no post sobre os aeroportos fechados, sobre a minha preocupação em viajar sozinha e você me disse as seguintes palavras: “Faça esta viagem sozinha. Vai ser uma grande experiência”. Você tinha razão.
Quero agradecer também a Beth, Cláudia Oiticica, Rene, Hugo, Marcello e Vera que me ajudaram com as dicas e principalmente com todo o apoio.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
227 Comentários
Joanna
RITA – Não, não é assim que funciona, vou explicar. Eu fiz através desse site: http://paris-airport-shuttle.com/pt/?gclid=CLy1oLSbh5kCFQETGgodWkqhlw. Se você optar por fazê-lo também, você deverá selecionar o aeroporto de chegada, a que horas seu vôo chega, o endereço do destino, e escolhe as opções de pagamento com cartão de crédito (se você está sozinha é um preço, com mais gente junto vai barateando). Feito isso, eles lhe enviarão um e-mail com as informações da sua reserva, e neste e-mail terá um número, um tipo de 0800 da França, ou seja, você liga diretamente do orelhão, sem precisar comprar cartão telefônico. Aí o próprio motorista atende sua ligação e diz onde está esperando, não tem erro, pois ele estará segurando uma plaquinha com o seu nome. Achei uma opção muito boa e me deixou bem mais tranquila num primeiro momento. Na volta eu já estava mais ambientada e fui sozinha, também não tive dificuldades, e os parisienses foram uns amores, não carreguei minha mala em nenhuma escada de metrô (: Mais uma coisinha Rita, essa foi a empresa que eu contratei, mas depois de voltar vi que tem várias, e algumas com o preço ainda melhor, dá uma pesquisadinha no google.
KIKA MELO – Concordo com você, é necessária muiiita pesquisa! Eu estava planejando a minha viagem desde o ano passado, pesquisando hostels, melhor forma de me deslocar para os outros países, as empresas aéreas (acabei escolhendo a TAP, achei excelente o serviço, recomendo!), fiz os roteiros com a ajuda de amigos e daqui do blog,(claro), enfim, foi tudo muito planejado. Em relação às agências de viagem, eu até recorri a elas num primeiro plano, além de não ser atendida com muita atenção, as propostas destas empresas também não se encaixavam naquilo que eu queria. Os preços eram muito elevados para o pouco que ofereciam, além de eu nunca ter “curtido” a ideia de ficar mais dentro do ônibus que na rua, e também ser privada da liberdade de fazer aquilo que eu quisesse na hora que eu quisesse, entende? Não me entendam mal, não conheço muitas empresas do ramo, apenas estou falando da minha experência com as duas maiores empresas aqui da minha cidade (que não é muiiito grande), sendo que uma delas é de grande renome nacional, mas mesmo assim não atendeu minhas expectativas. Acho também, que é algo muito pessoal a escolha de viajar de forma independente, no meu caso, eu curti “cuidar” de cada detalhe, passar horas e horas pesquisando, todo esse momento de pré-viagem foi muito bom pra mim e me sentir muito segura para partir para a concretização do meu sonho (:
Abraços!
Sueli OVB
KIKA MELLO
Que espetáculo de vivência e dicas!
Parabéns!
Obrigada por ser tão generosa.
Abraços
Rita
Bom dia !
Li a Joana comentar sobre a possibilidade de pegar um shuttle no aeroporto através de um 0800. Em Paris existe este tipo de serviço e a qq horário? Estou chegando através do aeroporto de Orly e gostaria de saber como deveria fazer.
Lina, como todos os que aqui falam estou viciada neste site. Desde de 2008 que conheço este site e adoro tudo o que leio.
Bjs e obrigada,
Rita
Kika Mello
Joanna
parabéns! e bem- vinda ao time dos amantes das viagens solitárias.
Viajo desde os 29 anos nessa modadlidade e acho que quer se faça na juventude ou não uma experiência dessas, ela sempre será rica e intensa.
Para mim, a Europa é o melhor destino para fazer essa iniciação. Gosto muito de viajar de carro e na Europa nunca tive problema algum.
Acho que para uma viagem ter sucesso , ser tranqüila, precisamos planejar e se informar ao máximo antes. Isso implica sair da modorra da preguiça de deixar que um outro trate disso para a gente. Daí que sempre me bate uma dúvida quanto às agências: que medida são úteis para ajudar a traçar um plano de viagem se muitos agentes apenas vendem pacotes e não se informam nem estudam? Já usei muitas vezes os serviços de agentes para reservar hotéis( que eu já tinha informações a respeito) ou passagens. Mas nunca passou disso. As agências são limitadas para o serviço de planejamento no meu entender.
Para os marinheiros da primeira viagem a sós
acho muito tranquilo viajar pelo velho continente sozinha.
Saber a língua do país então é se sentir 50% em casa!
Não viajaria a sós nem para o Oriente nem para a Ásia. Já fui à China, Tibete e Nepal por exemplo, mas sempre em grupo.
Mesmo certos destinos no Brasil eu não faria sozinha nem tampouco de carro. Morro de vontade de viajar de São Paulo para o Nordeste, mas sozinha e de carro nem pensar..
Hoje em dia a internet, o dinheiro plástico, os smartphones facilitam tudo! Sou do tempo em que se viajava com guias e mapas, travellers e dinheiro em espécie . Conseguir informações e publicações não era fácil.
E , um último conselho: para viajar sozinha, especialmente, por ser mulher( chauvinismo à parte), acho que sempre vale acreditar no próprio bom senso e na percepção primeira que tenho: se acho que algo possa me por em grande risco, se desconfio de algo, não faço e pronto! Tudo bem que aos 29 eu era bem mais afoita que agora aos 50, mas sempre usei dessa regra e não tive dissabores. É claro que já passei por situações tensas e arriscadas mesmo assim…
Sobre a Itália
ainda mesclo a informação de um bom guia de viagem, de livros e de sites ou blogs. Nunca desdenho a opinão de quem já foi e tem coisas para falar e informar e ao planejar procuro ativamente por tudo isso.
Então aí vai algumas sugestões do viajar in the old style…
– vale contatar o consulado ou uma representação do país para obter informações e material de divulgação que eles possuam.
– Guia Michelin
(apesar de não ser ilustrado como o da Folha de São Paulo, sempre foi essencial para eu planejar roteiros de acordo com o tempo que dispunha. Isso vale não só para a Itália. Eles fazem o ranking do que é imperdível, do que ver se tiver mais tempo, etc. Sempre o utilizei prioritarimente a qualquer outro guia e nunca me arrependi. A informação foi sempre fidedigna a minha percepção .
– revista de turismo ‘ Bella Italia’
( explora em minúcias lugares e temas com ótima qualidade editorial. O único inconveniente é ser escrita em italiano. Ela é tipo da Revista’Géo’ francesa que tb. é ótima! ainda que generalista).
– o livro de Pires , Claudia e Medagliani, Eugenio( ed.) Culinária Itália- Especialidades Italianas Colônia(Alemanha): Editora Könemann Verlagsgesellschaft , 2000.
(são 496 pgs. e 1294 fotografias, traduzido para o português . Apresenta não somente as receitas e vinhos mas também a paisagem e o povo, desde o cume dos Alpes, até a biqueira da Bota. São 386 receitas clássicas de todas as regiões .É um livro muito interessante que eu possuo e recomendo).
– revista americana de turismo: Condé Naste Traveler
( se trata de um clássico, ótima revista e o site abaixo é do mesmo grupo)
– site http://www.concierge.com
– site http://www.frommers.com
– revista Wallpaper. Tem tb. guias de papel de várias cidades e aplicativos para Iphone.
– guia em papel da Louis Vuitton,à venda nas próprias lojas da marca. Há também belos cadernos de viagem sempre ilustrados com aquarelas para estimular os viajantes com veia artística a fazer o próprio e original caderno. Acho que tem de Roma ou de Milão.
– moleskine citynotes. Há de várias cidades européias e, dentre elas , Roma e Milão ( ver post recente sobre aplicativos para Iphone aqui no CP). Existe tb. o modelo ‘infobook & pockets’ para as cidades ou regiões não contempladas com um volume específico. Sã todos de bolso no tamanho de 9cmx14cm.
Boa viagem!
Joanna
ELIANA – Eu também ouvi isso, por isso não peguei táxi, hahaha. Eu não sei como você vai chegar em Praga, mas eu cheguei pela estação central de trem, pois vim de Berlim. De lá, eu já tinha pego as especificações no site do hostel sobre como chegar até lá de “tram” (acho que é assim que eles chamam. É como se fosse um funicular, é muito utilizado lá) e não teve erro. Para os demais pontos da cidade é tranquilo ir andando, somente para o Castelo de Praga que utilizei mais uma vez o “tram”, porém para voltar eu já havia me ambientado com o lugar e vim andando mesmo. A cidade não é grande, dá para fazer tudo a pé mesmo! Se caso você chegar em Praga de avião, leia o post Paris/Praga, lá ele fala que você deve pegar apenas os taxis credenciados, etc.
Estou finalizando meu post sobre Praga, caso você tenha interesse, e enviarei à Lina até este final de semana.
Joanna
YOLANDA BARROSO – Vá em frente querida, não deixe que nada a faça desistir dessa viagem, certamente será maravilhosa, como foi a minha!
JANINE BARROS – A sua insegurança foi a mesma que a minha, e te digo que encontrei uma solução muito boa: shuttle! Chegando no aeroporto você liga para um 0800 que lhe será disponibilizado no momento da reserva (pela internet), o motorista que te conduzirá até o hotel que atende lhe dirá em que portão ele está te esperando. Chegando lá, ele terá uma plaquinha com o seu nome, leva suas malas até a van e te deixa certinho na frente do local que indicares no momento da reserva. Não tem erro, é prático e também não é caro! Vale a pena!
Beijos!
Sueli OVB
ADRIANA PESSOA
Você é um doce!
Só vou para Lisboa e Sintra, onde encontrarei com a portuguesinha Vanessa, que também frequenta o CP. Já estou com os hotéis reservados e ficarei poucos dias em cada lugar.
Aguardarei as dicas.
Beijos
Eliana
Joanna, tenho informações que não é seguro pegar taxi em Praga…vc teve esta experienência lá?
Adriana Pessoa
Sueli e Monica,
obrigada.
Sueli: vou ficar atenta para trazer alguma dica incrível para uma pessoa tão especial como você.
Adeuzinho!!
Beth
Monica
Gostei da disposição dos seus pais!
Só que para mim eles ainda são muito “moços”, risos. Minha avó viajava para a Europa tranquilamente até os 85 anos, e minha madrinha até os 87…
Aliás, minha avó quebrou um braço em Veneza aos 82 anos e não interrompeu a viagem, risos. Mesmo com o braço engessado e na tipóia…
Abs,