Com o TGV – Train de Grande Vitesse – Reims está a 45 minutos de Paris, ideal para um passeio ida e volta no mesmo dia.
O objetivo principal da viagem é visitar as caves das grandes marcas de champagne instaladas no centro da cidade. Mas não se esqueçam que Reims é uma bela cidade, com pelo menos dois monumentos a serem visitados.
A Catedral Notre Dame, um dos principais monumentos da arte gótica européia, e a residência dos arcebispos de Reims, o Palais de Tau, ao lado da catedral.
A cidade de Reims, e a vizinha Épernay, concentram os endereços dos mais conhecidos produtores de champanhe. Vocês podem visitar em Reims as caves de Ruinart, Taittinger, Pommery, Veuve Cliquot, Martel.
Qual delas visitar?
Se vocês não tiverem uma preferência já definida, eu diria que as caves da Maison Ruinat são fascinantes. A mais de 30 metros debaixo da terra, vocês vão percorrer as galerias que conduzem até antigas minas de calcário, hoje classificadas como monumento histórico. Protejam-se contra o frio pois a temperatura constante é de 11 graus. As visitas são com hora marcada e uma degustação de champagne finaliza o passeio.
A Maison Pommery possui un castelo no centro da cidade. As visitas estão abertas ao público o ano todo, menos no período de 24/10 a 01/01 . Preço da visita: 10 euros.
A Maison Taittinger está aberta para visitas todos os dias, de março a novembro. A parte mais antiga das caves data da ocupação greco-romana do século IV. Mas tarde, durante o século XIII, novas caves foram construídas pelos monges da Abbaye Saint Nicaise para o estoque dos vinhos da Champagne.
E a Maison Veuve Cliquot organiza visitas somente com hora marcada, elas custam 8,50 euros com direito a uma coupe de champagne no final do percurso.
Como ir até Reims?
Eu prefiro ir de TGV, 45 minutos de Paris. Esta é a solução perfeita. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
Muitos amigos preferem o carro. Reims está a 145 km de Paris pela auto estrada. É muito perto e a estrada é excelente. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Outra opção é o passeio em grupo: clique e veja mais informações
Abaixo sites para informações complementares: o primeiro é do Ofício do Turismo de Reims e o segundo o site comum dos grandes produtores de champagne com o endereço de todos eles.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
123 Comentários
Fabio
Olá! Parabéns pelo site! Está me ajudando mto no roteiro! Vou viajar em setembro com minha mulher e já estamos planejando tudo… Pretendemos passar só um dia em Reims… não nos decidimos ainda se vamos dormir la… confesso que gostei da sua ideia do tgv… nesse caso, indo de trem, qual a melhor opção para chegar nas caves?
Abs
Rodrigo Lavalle
Fábio, você chega às caves a pé ou de táxi. Leia esse outro post: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv/.
Abraços.
Priscila
Estou indo à Paris amanhã e estou louca para ir à Reims. No entaneto, entrei em contato na Veuve e eles informaram que esse período eles etão fechados. Será que nenhuma clave está aberta nessa época?? Me ajudem please. Vi que a Chandon é em Epernay. Essa cidade é próxima de Reims?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Priscilla, Epernay fica a 20 minutos de trem de Reims. Outras caves em Reims são a Pommery e a Taittinger. Confira se elas estarão funcionando nesse período.
Abraços.
Lenna Ranghetti
Aconselho a todos ir à Reims/Épernay para conhecer as caves, degustar os champanhes e ver os vinhedos. Eu e meu marido fomos e curtimos muito. Imperdível!
carlos mauricio pimentel
seu blog e adoravel e muito pratico ,estou indo a paris em setembro e vou passar oito dias na regiao da champanhe e borgonha ,onde devo dormir neste periodo ,obrigado e beijos
Lina
Carlos
Para a região Champagne leia o artigo abaixo: encontrará dicas para todos os bolsos.
https://www.conexaoparis.com.br/2011/05/25/dicas-de-hoteis-e-restaurante-na-champagne/
Na Borgonha, eu acabei de reservar para mim o hotel abaixo. Pequeno e aconchegante.
http://www.booking.com/hotel/fr/le-5-beaune.pt-pt.html?aid=329746;sid=0ce8f0c9164b02211459c06ccfc76560;dcid=1;checkin=2013-10-15;checkout=2013-10-17;srfid=00639afff392ebeb7aad5499c59639f98a28265bX1
Gustavo
Lina,ja peguei varias dicas de Paris,gostaria q me desse dicas de passeios em Reims pois vou dormir la 3 noites p nao ter pressa qual seria melhor roteiro?
Muito obrigado e parebens pelo site prefeito!!!
Lina
Gustavo
Em 3 dias terá tempo para visitar a cidade de Reims e as caves de Reims e Epernay.
Visite a catedral de Reims, maravilhosa.
Eu gosto muito das caves da Pommery e da Veuve Cliquot em Reims. E da Ruinat em Epernay.
E para te ajudar, sugiro que leia os artigos da categoria abaixo:
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/champagne/
Kelly Amaral
Recebi email hoje da Ruinart dizendo que estarão fechados para visita de maio a dezembro deste ano. 🙁
Lina
Kelly
Que pena. Devem fazer reformas…
Kelly Amaral
Lina, já vi aqui vc orientando uma leitora que gostaria de visitar os castelos de Loire e Reims a ir a Loire, voltar a Paris e ir de trem a Reims. Além desse lugares, eu tbm quero ir a Mont Saint Michel. Vc acha que deveria dormir em Reims e depois ir para Mont? Dá pra ver que eu ainda tenho muitas dúvidas quanto a geografia da região… rs
Lina
Kelly
O sistema ferroviário francês é centralizado em Paris. Quer dizer, não tem boas conexões entre as cidades do interior. O passageiro deve sempre passar por Paris.
Para visitar Reims ou o Vale do Loire, a pessoa deve fazer o trajeto e voltar para Paris para fazer o segundo programa.
É complicado ir de Reims para o Mont. Por isso pense sempre em ir e voltar para Paris.
Luna
Lina,
Chego em Paris um sabado no fim do dia e aninha ideia é ir direto para Reims. Sei que domingo é um dia complicado na França, com muita coisa fechada. Acha que teremos problemas em passar o domingo lá? Vi que em maio as caves abrem domingo. De la vamos direto para o Mont Saint Michel, da pra ir segunda de manha ou melhor ficar mais um dia e ir na Terça? Obrigada!
Lina
Luna
Verifique nos sites das caves se eles abrem no domingo. Em um dia você pode visitar duas caves. Vá para o Mont na segunda. Não vale a pena ficar mais um dia.