O infográfico de hoje – da série comemorativa dos 10 anos do Conexão Paris – feito em parceria com a Air France é sobre Reims, a capital do champanhe e cidade mais importante da Champagne.
| DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENTRAR NA FRANÇA |
Infográfico Reims, a capital do champanhe
São muitos os artigos sobre Reims e a região de Champagne que publicamos nesses 10 anos de Conexão Paris.
E não é para menos, além dessa ser a região vinícola mais próxima da capital francesa, ela produz um dos mais conhecidos e consumidos produtos franceses: o champanhe. Segundo dados do site oficial da cidade de Reims, o Brasil era, até 2014, um dos grandes consumidores não europeus de champanhe no mundo.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Reims e suas principais atrações
Reims é considerada a capital do champanhe e principal cidade da Champagne. Ela também é chamada de “cidade das coroações” e “cidade dos reis”. Suas principais atrações são:
1) A Catedral Notre Dame de Reims
A atual Catedral de Reims levou cerca de 300 anos para ser construída. As obras tiveram início no dia 6 de maio de 1211 – sob as ruínas do edifício anterior, destruído em um incêndio em 1210 – e só terminou em 1516. Mesmo assim sem a instalação das flechas previstas.
A catedral conta com cerca de 2.303 estátuas.
Elas contam passagens da Bíblia (a luta entre Davi e Golias), histórias religiosas (o coroamento da Virgem por Jesus) e a história da França (a Galeria dos Reis, em cujo centro é representado o batismo de Clóvis, o 1° rei da França).
A estátua mais insólita é o Anjo Risonho, a única do conjunto que está sorrindo. O anjo é o emblema da cidade de Reims.
Grande parte dos vitrais originais da catedral, datando do século XIII, foram sendo substituídos ao longo dos séculos ou foram destruídos durante a 1ª Guerra Mundial. Em virtude disso, a catedral conta com trabalhos de artistas do século XX como Marc Chagall e Imi Knoebel.
Além de ser uma joia da arquitetura gótica francesa, a Catedral de Reims está intimamente ligada à história da França. Foi nela que, de 1027 até 1825, 25 reis franceses foram coroados. Somente Louis VI e Henri IV não foram coroados na catedral.
Em 1991 a catedral foi inscrita na lista de patrimônio mundial da UNESCO.
2) As maisons de champanhe
Apesar de sua bela catedral cheia de história, o que atrai o turista a Reims são as famosas maisons de champanhe. Suas sedes imponentes e caves impressionantes estão abertas para visitação e degustação da bebida. Muitas dessas caves eram antigas minas de pedra – crayères – que foram utilizadas para a construção da cidade ainda no período romano.
As 3 maisons de champanhe mais conhecidas e bonitas são:
- Ruinart: essa é a mais antiga maison de champagne da França. Foi fundada em 1729 por Nicolas Ruinart, sobrinho do monge beneditino Dom Thierry Ruinart, um grande entusiasta do então chamado vin de mousse. É a marca mais apreciada pelos franceses. A visita-degustação às caves da Ruinart acontece de terça à sábado, de meados de março a meados de novembro. Clique aqui para fazer a sua reserva.
- Veuve Clicquot: talvez a marca de champanhe mais conhecida pelos brasileiros. Após a morte de François Clicquot, proprietário da Maison Clicquot, a empresa passa a ser administrada por sua viúva (veuve, em francês), Barbe Nicole Clicquot, uma das primeiras mulheres de negócios da França. Além de esperta para os negócios, Madame Clicquot criou novas técnicas de produção de champanhe. Ela inventou a mesa de remuage – onde as garrafas eram giradas para clarificar a bebida – e inovou criando a primeira assemblage de champanhe rosé. Por tudo isso, a Viúva Clicquot ficou conhecida como a “Grande Dama da Champagne”. A visita-degustação às caves da Veuve Clicquot acontece de terça a sábado, do início de abril a meados de novembro. Há 3 tipos diferentes de visita. Clique aqui para fazer sua reserva.
- Pommery: também se tornou um grande sucesso graças à administração de uma mulher, Jeanne Alexandrine Pommery, viúva do fundador da maison. Madame Pommery foi uma das primeiras no métier do champanhe a usar as ferramentas do marketing de luxo atual para promover a bebida. Ela foi também a primeira empresária a criar um sistema de assistência médica e de aposentadoria para seus empregados. Para reservar uma visita às caves da Pommery, envie um email para [email protected]
Outras maisons de champanhe que também têm suas sedes em Reims:
Mas, para entender bem a dinâmica da região, é preciso visitar também os pequenos produtores. Dessa forma você terá duas experiências distintas – porém igualmente incríveis – no que diz respeito à produção do champanhe (escala industrial X escala artesanal) e à recepção dos visitantes (abordagem formal X abordagem intimista).
A relação entre grandes as maisons e os pequenos produtores é simbiótica. Como as grandes marcas produzem milhões de garrafas de champanhe por ano, elas precisam do excesso da produção de uvas dos pequenos produtores. Esses, por sua vez, precisam do dinheiro dessa venda. Além disso, eles usufruem do marketing mundial da bebida e da região feito pelas famosas maisons.
3) As festas
- Rêve des Couleurs: acontece em Reims todos os anos de maio a setembro. Um espetáculo de som, luzes e cores projetadas sobre a fachada da famosa catedral. Clique aqui e leia nosso artigo.
- La Champenoise: acontece em Reims no fim de junho. Festa recente, começou em 2016, reúne produtores de champanhe e chefs locais no mercado fechado da cidade. Clique aqui e leia nosso artigo.
- Les Habits des Lumière: acontece em Épernay no começo de dezembro. São 3 dias de festa em torno do champanhe e do “art de vivre français”: animações, concertos, fogos de artifício, degustações e bares de champanhe. Clique aqui e leia nosso artigo.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
Épernay
A cidade de Épernay fica a cerca de 30km de Reims e pode ser considerada a 2ª capital do champanhe.
Na Avenue de Champagne ficam a sede e as caves de outras marcas bem famosas como a Moët & Chandon e a Mercier.
Como ir de Paris até Reims
- Trem: é o meio mais rápido e prático, a viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Ônibus: a viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e compre a passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Infográficos Conexão Paris
Veja todos os nossos infográficos sobre Paris — eles te ajudarão a planejar sua viagem! Clique aqui.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Beth
Olá, estou planejando ir em dezembro. Nenhuma cave estará aberta nesse período?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Beth, a Veuve Clicquot, por exemplo, fica aberta durante os dias de semana do mês de dezembro. A Moet & Chandon abre até o dia 29/12, menos às terças e quartas.
André Maisonnave
Olá, Rodrigo! Tenho um tour agendado na Veuve Clicquot e gostaria de saber se há transporte público da estação central de trem de Reims até a maison. Pesquisei no Google Maps e só apareceram opções de trajetos de carro ou a pé (caminhada de 35 minutos). Grato desde já.
Rodrigo Lavalle
André, em frente à estação central de trem de Reims pegue o ônibus linha C (GARE CENTRE <> CATHEDRALE / SAINT REMI) e desça no ponto Droits de L’Homme. Em seguida ande cerca de 2 minutos até a sede da Veuve Clicquot. Clique aqui para pesquisar os horários do ônibus.
Camila Faria
Boa noite, estou indo em Março para Paris e gostaria de ir visita Reim de trem. Mas minha preocupação é a movimentação entre caves e pontos da cidade.. Fica tudo próximo? Como se movimentar para conhecer as caves de Épernay também?
Rodrigo Lavalle
Camila, a pé ou de táxi. Em Épernay as principais caves ficam na mesma avenida (avenue Champagne) ou próximo.
Aline P.
Olá. Tudo bem?
Sem saber do real tamanho do feriado de 01 de maio estarei na França na data! Você saberia dizer se na região de Reims restaurantes e lojas poderiam estar abertos?
Rodrigo Lavalle
Aline, lojas estarão fechadas; restaurantes alguns sim, outros não.
Nicole Acioly
Olá,
Primeiramente muito obrigada pelas excelentes dicas! Uma dúvida, nenhuma cave fica aberta em dezembro para visitação?
Mais uma vez obrigada
Rodrigo Lavalle
Nicole, clique aqui e veja nosso artigo sobre o funcionamento das caves no inverno. Sugiro que, após decidir quais caves você irá visitar, consultar os horários de funcionamento nos respectivos sites oficiais.
eymard
Excelente mesmo!
Gilmara Gil
Agradecida! Infos preciosos.
Rodrigo Lavalle
Gilmara, estamos à disposição.
Luciana
Estou adorando essa série de infográficos. Muito interessante e didático! Parabéns!
Rodrigo Lavalle
Luciana, obrigado!