Um caso bastante comentado pela mídia parisiense nessa última semana foi a multa de 60€ que os fiscais da RATP – a empresa que gerencia o metrô de Paris – deram a uma mulher grávida que, para ganhar tempo, cortou caminho por um corredor da estação Concorde no sentido proibido (afim de evitar tumulto e facilitar o fluxo de pessoas, alguns corredores só podem ser percorridos em um sentido, como uma rua de mão única).
O marido da grávida, bem indignado, postou a multa no Twitter e o caso se alastrou. A RATP se manifestou dizendo que, apesar desse tipo de multa não ser frequente, a empresa não iria voltar atrás pois os avisos de sentido proibido são bem visíveis (são mesmo) e, afinal de contas, a mulher havia infringido uma regra do metrô.
Em defesa da mulher, um dos integrantes do grupo FNAUT (Federação Nacional das Associações dos Usuários dos Transportes) disse que as regras do metro de Paris são arcaicas e estúpidas e que devem se adequar aos novos tempos.
Muitos turistas conhecem bem a intransigência dos fiscais da RATP. Nos nossos artigos onde alertamos os leitores para não jogarem fora o ticket de metrô depois de passar pela catraca, há dezenas de comentários de turistas brasileiros que foram controlados pelos fiscais e não conseguiram escapar da multa. Clique aqui e aqui para ler. E, nesse caso, não é culpa dos turistas. A regra de guardar o ticket não está bem visível nas entradas das estações de metrô. Além disso, como não precisamos do ticket para sair da estação, a lógica é que podemos jogá-lo fora assim que passarmos pela catraca.
Aproveite e leia nosso artigo completo sobre o metrô de Paris com informações úteis, dicas e conselhos, clique aqui.
Os fiscais da RATP acabam se aproveitando da falta de informação e da vulnerabilidade dos turistas para faturar um dinheirinho para a empresa. Mas não é somente os turistas que são pegos. Na minha estação, Bastille, sempre há controle e a maioria dos infratores são parisienses que sabem muito bem que estão errados.
Algumas regras do metrô parisiense
Abaixo citamos algumas regras do metrô de Paris para que você fique informado:
- a duração máxima do percurso não pode exceder 2 horas;
- não é permitido entrar ou sair dos vagões após o sinal sonoro;
- praticamente todos os tamanhos de cães são aceitos mas há regras específicas: cães pequenos andam gratuitamente se estiverem dentro de uma bolsa de, no máximo, 45cm (não precisa ser bolsa especial); cães maiores, que não entram em uma bolsa de 45cm, devem usar focinheira e coleira e pagam tarifa reduzida;
- bagagens são permitidas até o tamanho máximo de 75cm;
- bicicletas não são permitidas exceto aos domingos e feriados até às 16:30 e somente na linha 1;
- é proibido andar de patinete, patins, skate ou bicicleta dentro das estações de metrô e dos vagões;
- é proibido cantar ou tocar instrumento a não ser que a pessoa seja cadastrada na RATP;
- há níveis de prioridade para os assentos prioritários:
- 1° – mutilados de guerra
- 2° – civis cegos
- 3° – trabalhadores com mobilidade reduzida
- 4° – pessoas com dificuldade de ficar em pé
- 5° – grávidas
- 6° – pessoas acompanhadas por crianças com menos de 4 anos (crianças com menos de 4 anos não pagam passagem mas não podem ocupar um assento sozinhas)
- 7° – pessoas com alguma deficiência mas que não tenham dificuldade de ficar em pé
- 8° – pessoas que possuam um cartão dizendo que têm dificuldade de ficar em pé
- 9° – maiores de 75 anos
- é proibido tirar foto ou filmar sem autorização;
- é proibido distribuir folhetos, solicitar a assinatura de petições, pedir dinheiro e perturbar a tranquilidade dos viajantes de qualquer forma;
- é proibido vender ou fazer publicidade de qualquer produto sem autorização especial;
- é proibido entrar nas estações e vagões vestido com roupas sujas ou que incomodem!
Essas são as regras oficiais. Pela nossa experiência de andar no metrô de Paris – e pelo que o representante da própria empresa disse – percebemos que muitas dessas regras não são respeitadas com frequência pelos usuários e nem por isso os infratores são multados. A não ser que a sua mala seja enorme, excedendo em muito o limite de 75cm, ou que você esteja fazendo um verdadeiro ensaio fotográfico no metrô, os funcionários não se importarão.
Leia também
- Metrô de Paris – Guia completo: como usar, mapa, preço
- Comparação entre os passes do metro de Paris
- O cartão Navigo Découverte: como fazer, onde fazer e onde usar
- Como economizar com transporte em Paris
- Regras de sobrevivência no metrô de Paris
- Como ir dos aeroportos até Paris
- Algumas regras do metrô de Paris
- Estações diferentes do metrô de Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
45 Comentários
Flavia
Olá, gostaria de 2 informações:
1) A maneira mais barata para chegar do aeroporto Charles de Gaulle no meu hotel em Saint Germain des Pres.
2) Onde pegar um trem e qual tipo de trem para ir de Paris a Amsterdam.
Obrigada:)
Rodrigo Lavalle
Flávia,
1) pegue o trem RER B com destino final no aeroporto CDG na estação Saint Michel – Notre Dame. Valor do ticket: 10,30€
2) O trem para Amsterdam é o TGV (trem de alta velocidade) e sai de Paris da Gare du Nord. Clique aqui para pesquisar horários e preços e comprar sua passagem com antecedência a fim de garantir os melhores preços.
Cátia
Quanto a fotos e filmagens, há alguns anos presenciei uma cena muito ruim, um casal de orientais (coreano, chineses…) estava tirando fotos bem em frente a um guichê de compra de tickets, a atendente saiu furiosa, pegou a câmera das mãos do casal e falava muito alto… depois viemos a saber que estavam acontecendo assaltos aos guichês, meu francês não permitiu ajudar em nada, mas aprendi a nunca pegar máquina ou celular nessas áreas do metrô. Hoje a segurança pode estar melhor, mas algumas condutas se mantém…
Tânia Zucchi
Fui abordada no metrô por uma fiscal que simplesmente pulou na minha frente para que eu apresentasse o ticket. Por sorte minha, na mesma hora lhe apresentei o bilhete, que eu, por mania mesmo, havia guardado no bolso do casaco.
Adriano
Rodrigo, e um turista quem vem passar dois ou três dias sabe a diferença entre metrô e RER? Para um turista é tudo metrô. No mínimo teria que ter uma nota de roda pé explicando essa situação. Abraço.
Rodrigo Lavalle
Adriano, obrigado pela sugestão.
Thiago
Oi, Rodrigo. Obrigado por mais esse artigo, sempre bom ficar atento as regras e evitar problemas.
Saberia me dizer onde na estação Gare du Nord (estarei chegando de Londres) eu posso adquirir o Navigo Découverte?
Obrigado!
Att.
Thiago
Rodrigo Lavalle
Thiago, você pode fazer o Navigo Découverte nos locais abaixo:
– Agence “Le Club RATP”: situado no nível -2, próximo ao acesso às linhas de métro 4 e 5
– Agence Services Navigo SNCF: situado no nível -2, ao lado do quiosque de informações
Como a Gare du Nord é grande e confusa, caso você não encontre esses locais, se informe com um funcionário.
Adriano
Tem algumas estações que precisa do ticket para sair. A do jardim de Luxemburgo é uma. Châtelet-les halles é outra.
Rodrigo Lavalle
Adriano, Luxembourg não é estação de metrô e sim de trem RER. A estação Châtelet – Les Halles combina metrô e trens RER. Por esse motivo (ser estação de trem RER) é que é preciso passar o ticket/cartão pela catraca para sair delas. O artigo acima se refere somente à estações de metrô.
Anderson Pereira
Chegam ao ponto de avisar nos microfones, em inglês, para tomarmos cuidado com os pick-pockets e nada falam disso…
Anderson Pereira
É fato que há algo estranho na falta de avisos para guardar os bilhetes. Se há aviso para tudo e inclusive o sentido para pedestres, por qual razão não há para isso? Contraditório e que nos leva a pensar que é intencional e de cunho arrecadatório. Contraria, inclusive, a cartilha de atendimento ao turista feita pela Prefeitura. Caberia alguém da área jurídica da França aferir se há legislação de proteção e defesa do usuário de serviço público que exija informação. E pegar o turista é algo que o afasta da cidade, se não há informação.
Rodrigo Lavalle
Anderson, pelo relato dos turistas brasileiros a experiência de ser pego pelos fiscais da RATP é traumatizante.
Bruno Freitas
De fato não é lógico guardar o bilhete pra sair da estação, já que não existe catraca que precise do bilhete.
Em junho de 2017 aprendi essa lição. Dois amigos e eu não guardamos o bilhete e fomos surpreendidos com uma fiscalização na saída do Trocadéro. Multa de 50 euro por pessoa!!! Ainda tentamos explicar que não era má-fé, mostrei a eles todos os outros bilhetes que eu tinha guardado (compramos o pacote com 20 bilhetes de uso único) e acabaram dando um “desconto” e pagamos 35 euros cada.
Ainda assim doeu no bolso! hahahahahahaha … mas foi uma verdadeira lição!
Quésia
No RER também tem limitação de bagagem? Porque pensei em pegar o trem do aero até próximo ao meu hotel.
Rodrigo Lavalle
Quésia, não se preocupe com essa limitação. Todos usam os trens e metrôs para ir e voltar dos aeroportos e estações de trem.