Você é convidado para jantar na casa de amigos franceses. Veja abaixo algumas regras básicas:
- Esqueça os hábitos brasileiros e chegue, no máximo, com 15 minutos de atraso, nem um minuto a mais. Não chegue na hora porque assim você proporciona à dona de casa 15 minutos suplementares para os últimos preparativos. Mas se por alguma razão ultrapassar estes 15 minutos de politesse e for chegar com mais de 20 minutos de atraso, telefone. Explique seu problema, diga que vai chegar tal hora e insista para que a dona da casa sirva o jantar. Respeitando os convidados pontuais ela servirá o jantar sem você.
- Se o jantar entre amigos é no restaurante você tem que chegar na hora exata.
- As pessoas que convidam vão preparar com antecedência a disposição dos convidados na mesa. Regra número um, separar os casais. Você não vai a um encontro com amigos para ficar conversando com seu marido ou a sua namorada. À direita da dona da casa será colocado o homem convidado pela primeira vez, ou o homem mais idoso, ou o convidado de honra, ou o esposo da convidada de honra. À direita do dono da casa, mesma regra. A mulher convidada pela primeira vez…. À esquerda da dona da casa o convidado que vem logo após aquele que foi colocado à sua direita. E assim por diante.
- As mulheres são servidas em primeiro lugar, começando da mais idosa ou da convidada de honra. Escolha que depende da sutileza das pessoas que recebem.
- Os homens vão ficar atentos à noite toda vigiando o nível do vinho ou da água nas taças das suas vizinhas. Uma mulher nunca pega uma garrafa e se serve.
- Se for um almoço você vai encontrar o seu guardanapo dobrado em cima do prato. No jantar ele estará dobrado à esquerda do prato. Nunca dentro das taças ou copos. O porta guardanapo só é utilizado em jantares familiares intimos. Não o desdobre inteiramente e coloque-o meio dobrado em cima dos joelhos. Após o jantar coloque-o sem dobrar à direita do seu prato.
- Não corte a salada com sua faca. A dona da casa vai apresenta-la cortada ou rasgada, se necessário dobre-a, mas não utilize sua faca.
- No aperitivo os donos da casa vão oferecer champanhe. Eles vão colocar água mineral com gás dentro de algumas taças para deixarem à vontade aqueles que não bebem álcool. O aperitivo vai durar no máximo 45 ou 50 minutos e o tira gosto será leve para não atrapalhar o apetite dos convidados.
- Uma vez todos servidos, o gesto da dona da casa pegando os talheres indica aos outros que, enfim!, podemos comer.
- Este é um grande momento, o prazer de estar em sociedade associado aos prazeres dos sentidos. Então, qualquer assunto polêmico é evitado. Nenhum francês vai, se dirigindo a mim dizer, Liná (na França eu me chamo obrigatoriamente Liná) perguntando: “vocês continuam pondo fogo na floresta amazônica?”. Esta pergunta será feita, mas em outras circunstâncias.
- Após a entrada, o prato principal, os queijos, a salada de alface e a sobremesa, o café e o digestivos serão tomados na sala. Esta última etapa vai durar outros 45, 50 minutos tempo necessário para você dizer: está tudo perfeito, mas acho que já está chegando na hora de irmos embora. Neste momento voce vai imperativamente continuar sentado e a conversa vai rolar ainda uns 15 minutos. Após este pré aviso, enfim, o jantar chegou no seu fim.
- No dia seguinte você deve telefonar para aqueles que te convidaram e agradecer o momento maravilhoso que passou na casa deles, elogiar a qualidade de tudo que comeu e bebeu.
As regras da educação francesa são as mesmas que as nossas regras brasileiras. As elementares todos nós sabemos. O texto acima chama atenção para certos detalhes que não damos importância no Brasil ou que desconhecia, como por exemplo a interdição de cortar a salada com a faca. Eu nunca tinha ouvido falar nisto. Chegar com 15 minutos de atraso, também não conhecia. Eu sempre chegava na hora exata, muito orgulhosa da minha pontualidade.
Nós não temos este hábito sistemático de separar os casais e prever os lugares na mesa. Acabei reconhecendo que os franceses têm razão. Separando os íntimos a conversa se generaliza e a o ambiente fica mais harmonioso.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
110 Comentários
Claire Suzanne
Muito bom seu texto. Para os que não entenderam que até entre amigos existe uma certa formalidade a ser seguida.Jamais um francês chega em casa de um amigo sem pelo menos ligar para saber se podem recebe-lo, ligar após 21, 22 hs. nem pensar. Bem diferente do Brasil.Quanto a alface você está certa, na minha casa era quase um sacrilégio usar faça para cortar qualquer folha da salada, com ajuda do garfo e da faca fazemos um pacotinho que caiba na boca, e não é frescura é etiqueta. Adoro seu blog.
Ricardo Costa
Muito bom o texto, só faltou um detalhe importantíssimo: chegar ao jantar de mão vazias não é legal. Receber nestas condições demanda tempo e dedicação. Seria de bom tom que o convidado ofereca uma garrafa de champanhe, de vinho, flores, uma caixinha de bombons. A dona de casa fica sempre feliz da delicadeza.
Gabriel
A família da minha esposa é francesa e aristocrática. Muito embora algumas coisas sejam ainda comuns (o decorrer do jantar ainda é o mesmo, com as devidas proporções horárias descritas), as gerações nascidas após os anos 50 não são mais tão rígidas. Em contrapartida, as gerações mais antigas ainda aplicam muitas dessas regras – por exemplo : na casa da tia avó da minha esposa, a regra da disposição à mesa é respeitada e eu jamais ousaria me sentar antes dela determinar qual meu lugar. Mas trata-se de uma senhora com mais de 80 anos e que descende de uma família ultra-tradicional.
Ana Orsolini
Meio maluca essa regra de prever o lugar dos convidados à mesa… Formal demais! Jantar com os amigos deve ser descontraído, não cheio de regras de guardanapos e lugares… francês é meio cheio de frescuras mesmo…. Mas concordo bastante com a questão do atraso… Brasileiro é mal educado mesmo…
yvane
O texto reflete o modo de como é importante uma reunião com amigos familiares enfim e dentre outras coisas que não damos importância. No meu ponto de vista é sempre muito bom conhecer e apreender coisas novas um dia pode ser útil. No meu caso já estou acostumada com os francês é bem assim mesmo. Educação e respeito é tudo.
vera rita inacio
Educação e regras aqui não funciona. Estamos longe disso, os brasileiros gostam de informalidades
Helena
Lina, adorei os seus comentários. Sempre que alguém diz alguma coisa, podemos filtrar o que foi dito: usar o que gostamos e ignorar o que não concordamos. Agora, o que me chocou foi a grosseria contida em alguns comentários. Penso que, se discordar, melhor ignorar do que dizer tantas tolices e demonstrar falta de educação. Entendo que vc apenas desejou compartilhar a sua experiência na França e jamais tentou dissuadir alguém. Às vezes o comportamento das pessoas é digno de vergonha. Mas, continue fazendo o seu blog, que é ótimo. Ignore os comentários grosseiros. C’est la vie!
marcia
Aos que não gostram do texto só uma coisa a dizer ‘na França faça como os franceses’. Um pouco de gentileza, fineza e boa educação não faz mal a ninguém!
Juliana
O texto e os comentários só reforçam o quanto, nós brasileiros, somos mal educados. Resumindo: nunca seremos uma nação desenvolvida. Nunca.
marisa muros
Pelo modo de se expressar, bastante grosseiro, alguns leitores mostraram que educação não é com eles…pena que as pessoas estão ficando tão mal educadas e muitas fazem questão de conservar isso! Se consideramos alguns itens formais demais, basta não concordar, não é necessário agredir a blogueira! Sigo alguns destes itens, gostei da orientação em relação à outros, assim como considerei que outros só em encontros de muita cerimônia. De qualquer modo, obrigada, Lina.