Você é convidado para jantar na casa de amigos franceses. Veja abaixo algumas regras básicas:
- Esqueça os hábitos brasileiros e chegue, no máximo, com 15 minutos de atraso, nem um minuto a mais. Não chegue na hora porque assim você proporciona à dona de casa 15 minutos suplementares para os últimos preparativos. Mas se por alguma razão ultrapassar estes 15 minutos de politesse e for chegar com mais de 20 minutos de atraso, telefone. Explique seu problema, diga que vai chegar tal hora e insista para que a dona da casa sirva o jantar. Respeitando os convidados pontuais ela servirá o jantar sem você.
- Se o jantar entre amigos é no restaurante você tem que chegar na hora exata.
- As pessoas que convidam vão preparar com antecedência a disposição dos convidados na mesa. Regra número um, separar os casais. Você não vai a um encontro com amigos para ficar conversando com seu marido ou a sua namorada. À direita da dona da casa será colocado o homem convidado pela primeira vez, ou o homem mais idoso, ou o convidado de honra, ou o esposo da convidada de honra. À direita do dono da casa, mesma regra. A mulher convidada pela primeira vez…. À esquerda da dona da casa o convidado que vem logo após aquele que foi colocado à sua direita. E assim por diante.
- As mulheres são servidas em primeiro lugar, começando da mais idosa ou da convidada de honra. Escolha que depende da sutileza das pessoas que recebem.
- Os homens vão ficar atentos à noite toda vigiando o nível do vinho ou da água nas taças das suas vizinhas. Uma mulher nunca pega uma garrafa e se serve.
- Se for um almoço você vai encontrar o seu guardanapo dobrado em cima do prato. No jantar ele estará dobrado à esquerda do prato. Nunca dentro das taças ou copos. O porta guardanapo só é utilizado em jantares familiares intimos. Não o desdobre inteiramente e coloque-o meio dobrado em cima dos joelhos. Após o jantar coloque-o sem dobrar à direita do seu prato.
- Não corte a salada com sua faca. A dona da casa vai apresenta-la cortada ou rasgada, se necessário dobre-a, mas não utilize sua faca.
- No aperitivo os donos da casa vão oferecer champanhe. Eles vão colocar água mineral com gás dentro de algumas taças para deixarem à vontade aqueles que não bebem álcool. O aperitivo vai durar no máximo 45 ou 50 minutos e o tira gosto será leve para não atrapalhar o apetite dos convidados.
- Uma vez todos servidos, o gesto da dona da casa pegando os talheres indica aos outros que, enfim!, podemos comer.
- Este é um grande momento, o prazer de estar em sociedade associado aos prazeres dos sentidos. Então, qualquer assunto polêmico é evitado. Nenhum francês vai, se dirigindo a mim dizer, Liná (na França eu me chamo obrigatoriamente Liná) perguntando: “vocês continuam pondo fogo na floresta amazônica?”. Esta pergunta será feita, mas em outras circunstâncias.
- Após a entrada, o prato principal, os queijos, a salada de alface e a sobremesa, o café e o digestivos serão tomados na sala. Esta última etapa vai durar outros 45, 50 minutos tempo necessário para você dizer: está tudo perfeito, mas acho que já está chegando na hora de irmos embora. Neste momento voce vai imperativamente continuar sentado e a conversa vai rolar ainda uns 15 minutos. Após este pré aviso, enfim, o jantar chegou no seu fim.
- No dia seguinte você deve telefonar para aqueles que te convidaram e agradecer o momento maravilhoso que passou na casa deles, elogiar a qualidade de tudo que comeu e bebeu.
As regras da educação francesa são as mesmas que as nossas regras brasileiras. As elementares todos nós sabemos. O texto acima chama atenção para certos detalhes que não damos importância no Brasil ou que desconhecia, como por exemplo a interdição de cortar a salada com a faca. Eu nunca tinha ouvido falar nisto. Chegar com 15 minutos de atraso, também não conhecia. Eu sempre chegava na hora exata, muito orgulhosa da minha pontualidade.
Nós não temos este hábito sistemático de separar os casais e prever os lugares na mesa. Acabei reconhecendo que os franceses têm razão. Separando os íntimos a conversa se generaliza e a o ambiente fica mais harmonioso.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
110 Comentários
juliana
Adoroooo os costumes francês inclusive meu namorado e daí
Adonai Espindola
Achei muito interessante as dicas, nunca e demais aprender outros hábitos e costumes.
marcia
Olá! Conheci seu trabalho aqui a pouco tempo e adoro ver todos os posts! Este de etiqueta me lembrou uma ocasião em que estava com amigos em uma casa noturna quando uma amiga me chamou para ir ao banheiro. Como não estava com vontade perguntei se ela poderia ir sozinha. Mas aí recebi uma liçãozinha sobre isso quando disse que não entendia porque mulheres sempre querem ir juntas ao banheiro. Outra amiga, de uma classe mais alta, me disse que isto vem de um tempo em que não era de bom tom uma mulher cruzar o salão sozinha, por isso sempre iam em duas ou mais ao banheiro. Acho interessante sempre aprender algo mais. Bjs
Obs.: hoje vamos juntas mais para fofocar! kkkk
Veradreyer
Adorei a matéria!!!! Sobre a educação francesa, já participei de um jantar e foi maravilhoso. Sempre acompanho todas as novidades!!!
Guilherme Herrero Bastos
Puta boiolice………nos dias de hj q falam tanto de feminismo, parece meio machista a historia da mulher epserar pra td, nao? frescura sem limites, estive na frança varias vezes e a ultima vez fazem 5 dias… puta lugar de gente fresca e chiliquenta… alem dos queijos fedidos, que sao bons, mas dao caganeira.
Marcia Canedo Bizzo
Isto e Paris! Demais! Nada como ser bem recebida.
Maria Lucila Dupas Nigro
Meu pai sempre cobrava essas regras de educação de nós, seus filhos.
Anna
A etiqueta francesa é igual a que sempre observamos na alta soviedade baiana. Casais sempre separados. À direita dos anfritiões sempre os homenageados.
Aguardar a dona da casa começar a se servir, sempre.
Só estranhei o uso de porta-guardanapos, que usamos como um detalhe importante na mesa, sempre muito bonitos. E chegar com 15 minutos de atrazo é sempre benvindo, nada além disso.
Outro detalhe: preferimos não trazer flores pode complicar para a dona da casa, se quiser mande no dia seguinte agradeçendo e elogiando o jantar. C’est tout!
debora
adoro este blog.
Maurice
Algumas pequeninas dicas adicionais:
Os convidados: para coloca-los ao redor mesa, também temos costume de misturar homens e mulheres… se tiver o equilibrio. Um homem entre duas mulheres, uma mulher entre dois homens.
A salada: verdade que as facas não se oxidam mais, mas seguimos com a costume de não corta-la. Não é mais tema de boa ou mã educação, é tema de verificar se termos as mesmas convenções.
O queijo: a tradição é bem antiga e permitia completar o jantar, se a comida não fosse suficiente. Consequentemente: a dona de casa “inaugura” os queijos, corta um pedacinho de cada um que põe no seu prato o deixa acima do queijo, para que os convidados se sintam a vontade de escolher de cada um. Porém, nunca se propõe duas vezes e no pode pedir se servir outra vez. Significaria que realmente não tinha comida suficiente.
. A saida: além do 45-50 minutos de digestivos y conversas depois de sair da mesa de jantar, dependendo da faixa de idade dos convidados, é geralmente a pessoa mais idosa que da o sinal para irse. O mais jovens seguem.
Tantas regras…. Podem parecer idiotas mas são codigos que podem tomar como um jogo.