Antes de ser um imenso centro comercial e de lazer com arquitetura de gosto duvidoso, o Halles era o antigo mercado de Paris.
Imortalizado por Zola no livro Le Ventre de Paris, esse antigo mercado ocupava vários quarteirões no centro de Paris (primeiro arrondissement). Os prédios do mercado, construídos em aço e vidro, foram um marco da modernidade na cidade. Dividido em grandes alas temáticas (origem do nome), os prédios abrigavam as ala de vinhos, de trigo, de tecidos, de carnes etc.
Em 1969, o mercado é removido para Rungis fora do centro de Paris. No final da década de 70, os antigos prédios do mercado foram demolidos e passaram a funcionar no local:
– a maior estação de metrô da cidade (Chatelet – Les Halles)
– o maior shopping center de Paris, com 21 salas de cinema,
– as piscinas públicas mais frequentadas da cidade
– um jardim de de mais de quatro hectares.
Além das críticas ao projeto arquitetônico, o local se tornou uma área perigosa com prostituição, roubos frequentes, gangues de jovens. Após três décadas de um triste destino, começou no início de 2011 uma grande reforma do local.
http://www.youtube.com/watch?v=yRRCcc15POg&feature=player_embedded
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Thales
Vou a Paris nas próximas semanas e estava pensando em voltar de Montmartre e ir para o Museu Georges Pompidou. Ia pegar a linha de metro 4 em Barbès – Rochechouart com duas opções de desembarque:
Châtelet ou Étienne Marcel. Estava pensando em descer na Étienne Marcel para, no caminho até o Museu de Arte Moderna, passar pelo Les Halles. Após esse post, vou passar é longe!!!!!!!!!
ana
Vou ficar hospedada com a família no novotel les halles. Li comentários sobre segurança e fiquei preocupada. Alguem pode me esclarecer sobre a zona onde fica o hotel?
conexaoparis
Ana
fique tranquila. Em recantos escuros desta área, se procurar muito, vai encontrar venda de drogas. Mas eles não atacam turistas.
Valeria
Lina e Jorge Fortunato
Obrigada pelas dicas. Vou tirar um tempinhpo para fazer as simulaçoes no site e ver se consigo essa ida e volta direta.
Maristela
Deisi! Muitíssimo obrigada pelas dicas!!! Adorei!!!
Lina, mais uma vez, Valeu!
mariana berutto
Cara Viviana, o Conexão Paris sempre deu crédito e continuará dando, como você mesma já notou. Isso é um prinicipio nosso. Se o crédito não foi dado a você é porque não vimos a sua postagem – você pode ter a certeza disso! A Lina e eu somos as únicas pessoas que têm acesso ao perfil do CP no Facebook e posso te GARANTIR que nenhuma das duas apagamos qualquer postagem sua.
O assunto da reforma do Les Halles está sendo comentando pelo mundo inteiro, por blogs, revistas, jornais etc. O video em questão também está circulando com a mesma intensidade. Tanto o video quando a noticia não são informações exclusivas do CP. Pelo contrário, como não temos a intenção de ser um blog noticioso, até tocamos nesse assunto com certo atraso em relação à blogosfera em geral.
Viviana
*errata:
ne t’inquiète pas…
Deisi
Maristela
Ficamos neste hotel em janeiro deste ano. Gostamos bastante. O hotel é muito bom, o quarto é limpo, confortável, com um kit de cortesia de chá e café no quarto. O serviço é atencioso e o café da manhã é maravilhoso (bastante farto, como gostamos aqui no sul, com 4 mesas diferentes de buffet). O pão servido deixou saudades.
Em nenhum momento nos sentimos inseguros. Em algumas ocasiões voltávamos para o hotel perto das 22h30. Tudo ocorreu muito bem. O motorista que nos levou até o hotel apenas recomendou que não andássemos pela região atrás do hotel de madrugada. Porém após andarmos tanto durante o dia, a noite no horário em questão estávamos dormindo o sono dos justos.
O melhor do hotel é a sua localização, com uma estação de metro bem em frente (já na descida das escadas você verá duas máquinas para comprar os tickets do metro). Mas você nem precisará muito deles, pois é possível fazer vários programas a pé mesmo.
Espero que ajude…
Cristiane Pereira/BH
Diz a lenda que, quando o prédio do antigo mercado foi derrubado, milhares de ratos que viviam lá saíram a correr pelas ruas de Paris afora, se multiplicaram horrores e estão passeando pela cidade até hoje!
Maristela
Vamos a Paris em maio de 2012 e pretendemos ficar no Novo Hotel les halles, mas fiquei preocupada, a região não é segura?? Caminhar a tardinha e noite nesta região é perigoso?
conexaoparis
Maristela
Pode ficar tranquila. Não tem perigo. Os vendedores de droga se escondem e não atacam ninguém.
Viviana
nada grave, lina. “desencana”, como dizemos por aqui. na verdade, eu havia colocado o link desta notícia de jornal e perguntando sobre a reforma do fórum des halles pelo facebook.
quando fui procurar por resposta, no dia seguinte, estava lá no facebook o link para este post do blog, meu comentário no muro do conexão paris havia sumido e, aqui, nenhuma menção.
como vc costuma dar crédito aos posts, mesmo que os incremente e vá além do “toque” dos seus leitores, fiquei um pouco estarrecida…
mas, no fundo no fundo, c’est pas grave! sabemos que o facebook tende a ser tirano, vez ou outra.
n’est t’inquete pas… e mil perdões pelo tom, outrora, mal humorado…