Antes de ser um imenso centro comercial e de lazer com arquitetura de gosto duvidoso, o Halles era o antigo mercado de Paris.
Imortalizado por Zola no livro Le Ventre de Paris, esse antigo mercado ocupava vários quarteirões no centro de Paris (primeiro arrondissement). Os prédios do mercado, construídos em aço e vidro, foram um marco da modernidade na cidade. Dividido em grandes alas temáticas (origem do nome), os prédios abrigavam as ala de vinhos, de trigo, de tecidos, de carnes etc.
Em 1969, o mercado é removido para Rungis fora do centro de Paris. No final da década de 70, os antigos prédios do mercado foram demolidos e passaram a funcionar no local:
– a maior estação de metrô da cidade (Chatelet – Les Halles)
– o maior shopping center de Paris, com 21 salas de cinema,
– as piscinas públicas mais frequentadas da cidade
– um jardim de de mais de quatro hectares.
Além das críticas ao projeto arquitetônico, o local se tornou uma área perigosa com prostituição, roubos frequentes, gangues de jovens. Após três décadas de um triste destino, começou no início de 2011 uma grande reforma do local.
http://www.youtube.com/watch?v=yRRCcc15POg&feature=player_embedded
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Jorge Fortunato
Valéria
os horários Bruges/paris/Bruges dieto , como disse Lina são raros. Mas já fiz Bruges/Paris com uma parada em Bruxelas, mas sem precisar sair do trem. O chato foi que saí de Bruge às 06h05 da mnhã, era o único horário. O bom foi que fiquei flanando por Paris de 09h30 até 16h00, quando peguei outro trem para ir em direção à Saint-Brieuc.
Lenna
Particularmente acho o Forum des Halles um tanto decadente. O importante ali é o metrô, que segue para muitas direções. Mas, ao entardecer acho perigoso. Sei bem porque costumo me hospedar em Châtélet, que é ao lado.
Nos sábados de tarde e domingos perambulam naquela região( além da rue Saint-Honoré para o lado do Forum) pessoas mal encaradas e guardas muito bem armados. Evito entrar naquele reduto.
Luiz Bastos
Estive no Forum Les Halles em setembro passado. As obras estão sendo realizadas, mas tanto as lojas do subterrâneo quanto a estação de metrô continuam funcionando normalmente.
Vale ainda uma visita ao interior da linda Igreja de Saint-Eustache, logo ao lado.
Valeria
Vivian Mara Côrtes Camargo
Obrigada, pela dica, mas li um artigo do Marcello Brito aqui no CP, que existe um ou dois horários que o trem vai direto de Paris a Bruges, sem conexão. Era isso que gostaria de saber, quais seriam esses horários.
Mas se eu for via Bruxelas, compro a passagem na própria estação de Bruxelas ou meu bilhete já vem com a conexão incluída na passagem (Paris x Bruges), com a hora da viagem?
conexaoparis
Valeria
Verifique a dica do Marcello Brito no site voyages-sncf. Faça simulação de compra e terá todas as respostas. Se comprar Paris/ Bruges, terá o trecho todo.
jane Curiosa
Les Halles-1973
http://static.panoramio.com/photos/original/51848096.jpg
Ana Veloso
É uma coisa ótima mesmo essa reforma. Eu que sou de Brasília penso que o forum des Halles está para Paris como o Conic está para Brasília: um desperdício de shopping decadente num lugar tão valorizado. Mas acho que não chega a ser perigoso, só é bom evitar ir no sábado, fica apinhado de gente… Fui há duas semanas na segunda-feira de manhã e estava super tranquilo!
conexaoparis
Ana Veloso
O problema é à noite e nos corredores do metro e do RER. Não é realmente perigoso, mas desagradável ver grupos de jovens dogrados e seus fornecedores.
Viviana
só lamento que meu questionamento sobre a reforma, postado no perfil “conexão paris” junto com o vídeo do post acima, tenham sido apagados… enfim… da próxima vez serei obrigada a um print-screen… será?
sobre a região, não é realmente a mais católica, sobretudo para andar à noite. mas nada impossível.
sobre o projeto, mesmo no site oficial do projeto, me pareceu que vão trocar seis por meia dúzia…
conexaoparis
Viviana
Não estou sabendo de nada. O que foi apagado?
Vivian Mara Côrtes Camargo
Valeria
De Paris até Bruxelas você poderá ir com o Thalys, mas de Bruxelas até Bruges terá que pegar um trem regional, obrigatoriamente.
Fiz este trajeto no ano passado, é bem tranquilo apesar da conexão!
Ju
Blandina, desculpe me intrometer, mas Paris tem tantas opções interessantes para compras… Eu sugiro que você procure lojas de rua mesmo, é sempre um passeio a mais. E se precisar mesmo ir a um shopping, acho que o de La Defense é mais agradável, mais bem servido e mais confortável (e, de novo, é um passeio a mais)…
Jacqueline
Estava para alugar um apê bem junto a Les Halles. Este blog me alertou sobre os problemas da área. Em todo caso, aluguei em outra área também sob suspeita. E gostei. Achei alegre, movimentada e tranquila..
Estando em Paris, fui a Les Halles e fiquei impressionada com a extensão. Uma certa imponência estranha. Dali peguei o metrô. Não deu para analisar em muito pouco tempo.
Em todo o caso, é tão central que merece todo investimento. Que se torne um lugar seguro e agradável!