Antes de ser um imenso centro comercial e de lazer com arquitetura de gosto duvidoso, o Halles era o antigo mercado de Paris.
Imortalizado por Zola no livro Le Ventre de Paris, esse antigo mercado ocupava vários quarteirões no centro de Paris (primeiro arrondissement). Os prédios do mercado, construídos em aço e vidro, foram um marco da modernidade na cidade. Dividido em grandes alas temáticas (origem do nome), os prédios abrigavam as ala de vinhos, de trigo, de tecidos, de carnes etc.
Em 1969, o mercado é removido para Rungis fora do centro de Paris. No final da década de 70, os antigos prédios do mercado foram demolidos e passaram a funcionar no local:
– a maior estação de metrô da cidade (Chatelet – Les Halles)
– o maior shopping center de Paris, com 21 salas de cinema,
– as piscinas públicas mais frequentadas da cidade
– um jardim de de mais de quatro hectares.
Além das críticas ao projeto arquitetônico, o local se tornou uma área perigosa com prostituição, roubos frequentes, gangues de jovens. Após três décadas de um triste destino, começou no início de 2011 uma grande reforma do local.
http://www.youtube.com/watch?v=yRRCcc15POg&feature=player_embedded
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
64 Comentários
Valeria
Olá Lina!
Mudando de assunto, Vou a Paris em novembro e gostaria de ir a Bruges de trem (Já fui uma vez com a Cytirama). Voce sabe me informar qual o horário do trem direto Paris x Bruges . Entrei no site mas nao consegui fazer nenhuma simulaçao com essa opçao, todas as opçoes eram com conexoes em Bruxelas.
Obrigada,
conexaoparis
Valéria
As opções Paris Bruges direto são raras. Teria que procurar em quais dias ela é oferecida. Na categoria Paris Bruges o Marcello Britto deixou informações à este respeito. Dê uma olhada.
Blandina Helena
É mesmo muito perigoso visitar o Forum? Qd estive em Paris ano passado eu não tive tempo, mas agora estou voltando para ficar um mês e tinha planos de visitar O Forum , até para fazer umas compras..
conexaoparis
Blandina
Não vale a pena visitá-lo. Centro comercial em decadência. Mas não é perigoso durante o dia. Trata-se de uma área jovens drogados e venda de drogas.
Marcos
JulianaP,
excelente dica! Vale lembrar que é do mesmo diretor o filme “A Comilança” (La Grande Bouffe), também com Mastroianni, Noiret, Piccoli, além de Ugo Tognazzi. Obra-prima do diretor, este filme controverso e provocativo é imperdível!
Marcos
Lembro que, ao conhecer pela primeira vez o Forum Les Halles, experimentei um série de sentimentos contraditórios provocados por aquele trambolho que talvez seja um dos mais bem acabados exemplos de futurismo retrô. Minha reação foi, a um só tempo, de fascínio e repulsa.
jorge fortunato
Que crime terem destruído o pavilhão antigo… muito mais bonito. Pessoalmente, não gosto dessa região. Lembro que certa vez fui assistir um show de artistas brasileiros numa pequena casa subterrânea. Quando pedi informações à recepcionista do Hotel, ela disse para que tomasse cuidado. Achei engraçado quando a recepcionista disse que “moças de família” nãod everiam ir ao Les Halles.
A renovação parece que vai dar um ar mais leve ao lugar. A conferir nos próximos anos.
Vera C M
Que boa noticia, pois a area realmente estah degradada…
Adorei tb o recurso do filme, que resume o novo projeto.
Samuel
Silvana,
Que boa dica! Já estou no site da CultClassic analisando o catálogo!
Abs a todos!
Silvana
Foi mesmo um crime a derrubada das lindas estruturas de ferro do antigo mercado. Dava pra fazer um centro comercial aproveitando tudo, e no lugar fizeram aquele monstrengo. Achei o projeto novo bonito, bem melhor do que o atual, aquém das realizações bacanas da arquitetura frencesa.
JulianaP
Oi, Lina!
Por uma coincidência feliz, vi neste fim de semana um filme super engraçado que foi realizado nos anos 70, no meio das obras do Forum Les Halles. O título é : “Não toque na mulher branca” (Touche pas à la femme blanche!). O diretor é italiano (Marco Ferreri), e teve a ousadia de recriar o velho oeste e a última batalha do General Custer contra os índios americanos no grande buraco das obras da estação. O mais divertido é que os personagens do velho oeste contracenam com atores vestidos à moda dos anos 70 (calças jeans, camisetas, tênis All Star, ternos….), e os prédios de Paris, a Saint Eustache, as placas das obras, os curiosos, tudo isso aparece ao fundo, sem que o diretor tenha se preocupado em tirá-los da paisagem, o que torna o filme ainda mais surreal. O elenco é espetacular, e está hilário: Marcelo Mastroianni, Catherine Deneuve, Philippe Noiret, Michel Picolli . Recomendo a todos. Saiu em DVD pela CultClassic.
conexaoparis
JulianaP
Adoraria ver este filme. Não o conheço. Vou procurar por aqui.
Juliana
Acho que a região merece mesmo. Quando vim em 2009, fiquei bastante impressionada – uma região tão central… Espero que a reforma não seja apenas nos prédios, mas que seja uma verdadeira revitalização da área!