Um novo projeto chamado Refettorio Paris serve refeições solidárias na Igreja Madeleine em Paris.
A paróquia da igreja Madeleine possui, há anos, um restaurante popular no seu subsolo oferecendo uma refeição completa – entrada+prato+sobremesa – por 9 euros. Por este preço, todos podem almoçar no Foyer de la Madeleine. O serviço é feito por voluntárias e voluntários, normalmente os habitantes do bairro.
A Igreja Madeleine (foto:
no Shutterstock)Já citamos este restaurante (leia aqui) e ele já quebrou o galho de vários estudantes e turistas brasileiros em Paris.
Um novo e formidável projeto acabou de se instalar no mesmo endereço.
Situado em um dos bairros mais chics e elegantes da cidade, o Foyer de la Madeleine organiza também um jantar solidário que acolhe todas as pessoas em situação de exclusão e de precariedade. A refeição é preparada pelos melhores chefs com a sobra alimentar das redes de distribuição.
O Foyer de la Madeleine
O projeto se chama Refettorio Paris. Não se trata somente de um projeto caritativo e sim de um projeto cultural. Ele envolve artistas, arquitetos, chefs, administradores.
Por trás disso tudo o chef italiano Massimo Bottura e sua ONG Food for Soul cujo objetivo é sensibilizar a população sobre a luta contra o desperdício alimentar. Ajudando os excluídos de Paris, Food for Soul aumenta sua área de ação que já inclui o Brasil, Londres, Milão, Modène, Bologne.
Lema do Refettorio Paris: “o fato de assentar em torno de uma mesa e de dividir uma refeição juntos é um primeiro passo em direção à reconstrução de dignidade e a organização de uma vida social comunitária”.
Le Refettorio de Paris serve 100 refeições por dia – entrada, prato e sobremesa – utilizando 130 kg de alimentos recuperados e preparados por Alain Ducasse, Michel Troisgros, Guy Savoy, Yannick Alléno, Ana Sophie Pic…
A sala do Refettorio foi decorada por dois famosos artistas franceses conhecidos por suas intervenções em espaços públicos. JR, amplamente conhecido no Brasil, e Prune Nourry conhecida sobretudo pelo seu projeto Terracota Daughters, na China.
O presidente do Refettorio Paris é Jean François Rial, presidente também da conhecida agência de viagens parisiense Voyageurs du Monde.
E para aqueles que querem almoçar por 9 euros, o Foyer de la Madeleine continuará servindo seu almoço diário. O preço cai para 7 euros se o interessado fizer uma inscrição anual.
São as pequenas ações locais que mudam a forma de pensar e de agir.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Marcy
Parabéns aos organizadores dessa belissima atitude. É de pessoas conscientes q precisamos. E paranbéns ao C.P por noticiar.
Thamís
Puxa, que alegria por existir um projeto incrível como esse!!
Carolina Leal
Muito legal! Aqui no Rio de Janeiro temos um projeto parecido. Chama-se ” Refettorio Gastromotiva”. Para quem se interessar, o site é: http://www.refettoriogastromotiva.org/.
Rodrigo Lavalle
Carolina, que legal! Obrigado por compartilhar.
Cristiane Pereira
Fantástico este projeto do Massimo Bottura – que, como a matéria diz, já está aqui no Brasil, no Rio de Janeiro (na Lapa), desde a Copa do Mundo! Aqui o nome é Refettorio Gastromotiva, e é uma parceria do chef italiano com o chef brasileiro Daniel Hertz – que comanda a Gastromotiva, ONG que trabalha “a arte de cozinhar como ferramenta de transformação social” – e a jornalista Ale Forbes. A Gastromotiva, por sua vez, existe desde 2006 e atua em São Paulo e Salvador, além do Rio e faz um admirável trabalho, promovendo a inclusão social e combatendo o desperdício de alimentos.