A sopa chamada bouillabaisse é uma das famosas receitas da cozinha da Côte d’Azur. A chef Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris, nos explica os segredos da receita.
Dizem os franceses que para cada habitante de Marselha existe uma versão da bouillabaisse. Não existe uma receita fixa para este prato, cozinha-se com o que tiver na mão, com o que estiver mais fresco e disponível. E este é o seu segredo.
Este prato nasceu entre os pescadores marseillais. Após separarem os peixes para a venda, eles faziam um ensopado caseiro com os que sobravam.
O que faz a bouillabaisse diferente de outras sopas de peixe é a seleção de ervas provençais e especiarias no caldo, o uso de peixes ósseos do Mediterrâneo, a maneira como os peixes são adicionados um de cada vez, o molho chamado rouille e o método de servir.
Em Marselha este prato é saboreado assim: o caldo é servido em um prato de sopa, acompanhado da rouille (um molho picante à base de maionese, pimenta malagueta e alho) e torradas.
Em seguida, os peixes são servidos em um prato grande com o que restou do caldo, torradas e batatas cozidas.
(Observação da Lina: eu, pessoalmente, gosto de colocar os peixes dentro da sopa).
Segue uma receita adaptada aos peixes que podem ser encontrados no Brasil. Não é uma receita difícil, mas dá trabalho. Para quem gosta de cozinha, é literalmente um prato cheio!
Receita Bouillabaisse
Comece pelo molho rouille.
Ingredientes:
- 1 batata média,
- 1 gema pequena,
- 2 dentes de alho,
- 220 ml de azeite,
- sal e pimenta do reino a gosto,
- Para terminar, uma pitada de açafrão em pó.
Cozinhe a batata em água salgada. Escorra, descasque e, ainda quente, esprema-a junto com o alho numa tigela. Misture e, sempre mexendo, acrescente a gema, o açafrão, sal e pimenta. Sem parar de mexer, vá derramando o azeite em fio até a mistura ficar cremosa como uma maionese.
Coloque na mesa em uma molheira. As pessoas se servem à vontade, diluindo a rouille no próprio prato.
Receita bouillabaisse para 6 pessoas, tempo de preparo 3h.
Ingredientes:
- 2 a 3 litros de água,
- cabeças de peixes e cascas de camarão,
- três tipos de peixes firmes totalizando 2 kg (cação, pargo, pintado, tamboril, vermelho inteiro),
- 1,2 kg de camarões sem cascas (use as cascas no caldo),
- 300 g de vôngole limpo,
- 500 gr de mexilhões limpos,
- 4 colheres de azeite,
- 1 xícara de cebola picada,
- 4 dentes de alho picados,
- 1 alho poró somente parte branca picada,
- 1 bulbo de erva doce picado,
- 1 pedaço de casca de laranja sem a parte branca,
- 1 lata de tomates pelados,
- 1 colher de chá de sementes de erva doce,
- tomilho, salsa, cebolinha, mangerona a gosto,
- filamentos de açafrão diluídos em ¼ de vinho branco seco,
- pimenta do reino e sal a gosto.
Preparo:
Refogue no azeite cebola, alho, erva-doce, alho-poró, pimenta do reino e sementes de erva-doce. Quando a cebola estiver transparente, junte as cascas de camarão, as cabeças e as espinhas dos peixes, espere 10 minutos e junte o tomate e o açafrão.
Deixe cozinhar 10 minutos e junte a água e as ervas frescas. Deixe ferver em fogo baixo por cerca de 50 minutos. Coe apertando bem para obter bastante caldo. Volte o caldo para a panela e junte os peixes, um por um, com intervalo de 2 minutos entre eles, do maior para o menor. Cozinhe por mais 25 minutos. Junte o camarão, o vôngoli e os mexilhões e cozinhe por mais 3 a 4 minutos. Sirva bem quente com molho rouille e pão torrado.
Onde comer uma boa bouillabaisse em Paris?
- Le Dôme: 108 boulevard Montparnasse, 75014. Leiam o artigo que escrevi sobre este restaurante de Montparnasse, clique aqui.
- La Méditerranée: 2 place de l’Odeon, 75006 Paris. Leiam o artigo que escrevi sobre este restaurante de Saint Germain, clique aqui.
- Le Petit Niçois: 10 rue Amélie, 75007 Paris. Não muito longe da Torre.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Mário
Comi o ano passado em Marselha. Bom mas caro. 25euros.
Para matar a fome a um tipo do meu calibre eram precisas 3 bouilabasses, pelo menos!!!!
Como se diz por cá, mais vale sustentar um berro a pão de ló
Hanna Michaelis
Ficou bem legal, muito bom.
http://www.casalcozinha.com.br/receita/parisiense/
Marina
Não me apeteceu muito… Sou mais um ravioli roman de Lyon. 🙂
Hanna Michaelis
Gotei muito do post.
http://www.casalcozinha.com.br/receita/polvo-a-moda-tailandesa/
Luis Fonseca
Adoro peixinho assado e depois o arome de peido cozido, recomendo acenderem os peidos com isqueiro ou entao quando estao na praia around the campfire. belas cores tipo fogo de artificio. recomendo polvo para cores azuis e caril para cor vermelha.
Heitor
Olá, os restaurantes que vocês indicam em Paris para saborear a bouillabaisse cobram quantos euros ? Obrigado ! Abraços !
Rodrigo Lavalle
Heitor, no La Méditerranée ela custa 33€ e no Le Petit Niçois 35€.
Abraços.
Marcia Gaspary
Estivemos em Marselha ha 2 anos e não comemos esse prato….falha nossa, mas tentarei fazer assim que esfriar um pouquinho aqui!
Mauricio Christovão
Gostei do passo-a-passo, super detalhado. Acho até que consigo fazer o bouillaibasse numa versão tupiniquim, e não sou nenhum chef…
Joseph
Oi Lina, tudo bem? Existe uma época em que se saboreia o prato com os ingredientes mais frescos ou ele é atemporal? Adoro seu blog!
Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Joseph, a bouillabaisse é um prato atemporal que se degusta o ano todo.
Abraços.
Heloisa
irei a Aix-em-Provence, onde poderei comer este prato? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Heloísa, não conheço pessoalmente nenhum restaurante em Aix que sirva a bouillabaisse. O guia La Fourchette recomenda o La Mado (4, Place des Précheurs, 13100 – http://www.lamado-aix.com/).
Abraços.