Por Karen Goldman, chef brasileira radicada em Paris
Várias receitas francesas levam farinha de amêndoas. Na França esta farinha é um ingrediente bem acessível, mas eu sei que no Brasil ela é cara.
Me perguntam, sempre, se podemos substituí-la por farinha normal ou de rosca. Eu não recomendo a substituição. A farinha de amêndoa traz uma umidade e um sabor incomparáveis às receitas.
A solução que sugiro é fazer em casa a sua própria farinha de amêndoas. A receita é simples e você pode conservá-la em um pote bem fechado ou num saco a vácuo por meses.
Anote aí.
Farinha de Amêndoas Caseira
- 500 g de amêndoas inteiras
- wok ou frigideira grande
- panela
- peneira
- processador ou liquidificador
Encha uma panela de água e leve para ferver. Ferveu, jogue as amêndoas inteiras e deixe por 2 a 3 minutos na água fervente. Escorra.
Descasque as amêndoas. Para isso, basta pressioná-las entre o polegar o indicador. A casca sairá facilmente.
Em um wok (ou frigideira grande) antiaderente seque as amêndoas em fogo baixo por dez minutos. Elas estarão boas quando começarem a crepitar, sem coloração.
Coloque-as no processador (liquidificador) e bata até obter um pó fino.
Volte este pó para wok para terminar de secar a farinha.
Por fim coloque em um recipiente livre de umidade. Deixe esfriar completamente e tampe.
Uma vez que você tem a sua farinha de amêndoas para usar a vontade, chegou a hora de eu te dar a receita do financier, deliciosa patisserie clássica francesa.
Financier de Amêndoa
Ingredientes:
- 170g de manteiga,
- 120g de farinha de amêndoas,
- 4 claras,
- 45g de farinha de trigo,
- 140g de açúcar,
- 1 colher de chá de essência de baunilha ou 1 sachê de açúcar de baunilha.
Modo de preparo:
Misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo, a baunilha e o açúcar. Bata as claras em neve e delicadamente e, em seguida, adicione aos ingredientes secos.
Derreta a manteiga e a acrescente à mistura com uma colher de pau. Se você tiver tempo, deixe a massa descansar na geladeira 24 horas, o resultado será melhor, o financier crescerá mais.
Coloque a mistura nas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos. Retire do forno quando estiverem levemente dourados por cima.
Acima a receita de base, mas você pode acrescentar nela o que desejar: chocolate, geléias de framboesa ou morango, pistache, frutas secas…
Se você não tiver formas retangulares pode usar formas de muffin ou mini bolinhos, sem prejuízo nenhum. Esta receita fácil é uma ótima opção para um café/chá da tarde.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
37 Comentários
Karen Goldman
Camila, usar manteiga sem sal.
Geralmente usamos receitas sem sal na cozinha francesa para cozinhar qualquer prato. Apenas quando a receita indica “manteiga com sal” que ela é usada. Um abração, Karen.
Luana
Oi!!!sou mega fã do conexão,queria perguntar sobre o evento q vai acontecer dia 13, é uma corrida chamada the color run,Vcs sabem alguma coisa???
Rodrigo Lavalle
Luana, não conheço. Achei o site oficial com informações: http://thecolorrun.fr/paris.html.
Abraços.
Cristiane Pereira
Literalmente, que delícia de post! Vou tentar fazer em casa e depois conto aqui. Obrigada, Karen!
Camila
Uso manteiga com ou sem sal para fazer a receita?
Andreza Hiller
Adoro macarons, como farinha de amêndoas por aqui é difícil de encontrar usei farinha de castanha de caju para fazer e o sabor ficou muito próximo, só acho que na receita de macarons (creio que na de financiers aconteceria o mesmo) a quantidade de farinha de castanha de caju deve ser um pouco menor que a de farinha de amêndoas
kariny
Adorei a receita, comendo o financier em casa da para matar a saudade de Paris. Só um pouco claro. Vou tentar fazer.
Paulo R. Filomeno
Dica para quem mora em SP: Vá na rua Santa Rosa (próximo ao mercadão). Lá você encontrará amêndoas cruas, salgadas, torradas, com açúcar, com casca, sem casca e qualquer combinação dessas. Talvez até se encontre a farinha pronta; ontem mesmo estive lá e vi coisas como pó de amora desidratada entre outras. Mas recomendo ir com o dinheiro contado e sem fome, senão você vai entrar num daqueles empórios e sair carregando umas 50 sacolas pensando onde vai usar (e comer) tudo aquilo.
Elsa
Meu esposo foi quem gostou mais da sugestão. Apesar do preço elevado da farinha vale a pena fazer o teste pois o financier é tudo de bom.
Silvia
Financier, massa delicada e saborosa! A farinha já foi bem mais cara no Brasil sim, mas acho que está bem mais acessível. Obrigada pela excelente dica!
MônicaSA
Eu adoro financier. Na minha ultima estada em Paris eu me fartei. Obrigada pela receita.