Você se lembra das maças do amor da época de criança? Pois é, o tomate d’amour é uma adaptação “para adultos” dessa receita romântica e divertida. Hoje, no programa Apéro, apresentamos uma receita fácil de tomate d’amour.
Antes, sobre o tomate
O tomate tem sua origem na América do Sul, onde era cultivado pelos incas (o nome “tomate” vem do termo inca “tomalt”). Ele chegou à Europa – Espanha e Itália – no século 16, onde foi chamado de pommodoro (pomme d’or ou maça de ouro) e não era muito maior que o nosso tomate cereja atual.
Tipos de tomate. (Foto: Shutterstock)
Passaram os séculos e hoje a França produz vários tipos de tomate, cada um deles com características particulares e usos específicos. Entre eles temos:
- tomate cereja: o usado na nossa receita de hoje, ele é a estrela dos aperitivos e tira-gostos! Encontrado de março a outubro.
- tomate cocktail: para aperitivos, saladas e assados. Encontrado de março a outubro.
- tomate ronde: o tradicional usado para cozinhar, fazer molhos e suco. Encontrado durante todo o ano.
- tomate grappe: para saladas. Encontrado durante todo o ano.
- tomate côtelée: ideal para ser recheado. Encontrado durante todo o ano.
- tomate cœur de bœuf: para saladas.
- tomate allongée: a estrela do verão pois está disponível somente de julho a outubro. Ideal para pratos “à la provençale”, pizzas e tortas ou mesmo grelhados na churrasqueira.
Tomate cereja (os menores ao fundo), grappe (à direita), ronde (à esquerda), cœur de bœuf (grande em gomos, no meio), cœur de pigeon (na frente). (Foto: Shutterstock)
Nos dias de hoje o consumidor parisiense de tomate se preocupa com a qualidade, origem, ficha técnica, pedigree e tudo mais dos tomates que compra. A preocupação não é infundada ou paranóica: o tomate é um dos vegetais que mais absorve os agrotóxicos que são utilizados durante o seu cultivo. Como plantar seus próprios tomates é impossível para a maioria, a solução é pesquisar e descobrir os endereços onde é possível encontrar os melhores tomates da cidade. Nós já fizemos essa pesquisa, veja os resultados:
- Sylviane et Jean-François Daniel: hortifruti dentro do Marché d’Aligre. Place d’Aligre, 75012;
- Joël Thiébault: feirante que às quartas e sábados pela manhã está na feira livre da avenue du Président Wilson, 75016 e às terças e sextas pela manhã na feira livre da rue Gros, 75016;
- Terroirs d’Avenir: loja especializado em produtos de extrema qualidade (alguns raros e atípicos) de pequenos produtores franceses. É a fornecedora, por exemplo, de aspargos para o Le Meurice, de morangos pra o Ze Kitchen e de truta para o Plaza Athénée. 6-7-8 rue du Nil, 75002
Os Tomates d’Amour
No programa de hoje, da série Apéro, receitas francesas com alegria, a chef Karen Goldman ensina a fazer uma receita fácil de tomate d’amour: um tomate caramelizado simples de ser feito e cujo resultado final é lindo e atraente.
https://www.youtube.com/watch?v=ArGUPb4VwBk
Abaixo, a receita completa escrita.
Receita Tomate D’Amour
Ingredientes
- 15 a 18 tomates cereja (depende do tamanho)
- 100g de açúcar
- 2 colheres de sopa de água
- gergelim torrado o quanto baste, cerca de 80g
- palito de dente
- um pote com água
- pincel de cozinha
Modo de preparo:
Espete cada tomate cereja com um palito mas sem atravessá-lo totalmente.
Despeje as sementes de gergelim em um potinho.
Coloque o açúcar numa panelinha, umidifique-o totalmente com as duas colheres de água. Leve para cozinhar em fogo médio baixo, sem mexer com colher, apenas mexendo a panela com movimentos circulares e umidificando suas laterais com um pincel molhado com água. Fique bem atento para o caramelo não queimar! Demora cerca de 8 a 10 minutos. Quanto atingir uma cor ambâr está pronto.
Retire do fogo e logo em seguida começe a mergulhar os tomates. Tire os tomates do caramelo e então imediatamente passe na sementes de gergelim. Se o caramelo endurecer, não se preocupe, leve de volta a panela em fogo baixo para amolecer, sem perder ele de vista!
Veja outras receitas do nosso programa Apéro:
- Receita fácil de cogumelos recheados
- Receita fácil de tapenade
- Receita fácil de torta com tomates secos
- Receita fácil de cake com queijo de cabra e figos
- Como montar uma tábua de queijos para o apéro
E não deixe de assinar o canal do Apéro no YouTube. Toda sexta, uma nova receita!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
7 Comentários
Celia
pode-se colocar sal no caramelo?
Rodrigo Lavalle
Celia, pode mas não confunda essa receita com o de “caramel au bérre sallé” que demos aqui: https://www.conexaoparis.com.br/2014/01/10/culinaria-francesa-caramelo-com-manteiga-salgada.
Riany
Adorei! Aguardo ansiosamente por novqs receitas francesas! ❤️
Rodrigo Lavalle
Riany, todas as sextas-feiras postaremos um novo vídeo com uma nova receita.
Maria Ligia Porchat de Assis
Gostei bastante da receita dos tomatinhos. Merci.
Rodrigo Lavalle
Maria Lígia, obrigado! Ficamos felizes que você tenha gostado.