Receita da emblemática sopa de cebola, prato da gastronomia francesa que pode representar todas as sopas do mundo.
O fundador do movimento Slow Food é um dos adeptos da sopa de cebola. Carlo Petrini considera esta receita boa e justa, totalmente adaptada aos valores do Slow Food criado em 1989.
Um dos seus rituais em Paris é pedir uma sopa de cebola no antigo restaurante do Halles, Au Pied de Cochon. Diga-se de passagem, nós também já degustamos esse prato no mesmíssimo restaurante, leia aqui.
Au Pied de Cochon
A sopa de cebola
A sopa de cebola é um prato popular, barato, feito de sobras. Prato que os trabalhadores do Les Halles, o grande mercado alimentar que se encontrava no centro da cidade, devoravam de madrugada, antes da chegada dos clientes.
Esta sopa é emblemática de todas as sopas do mundo. Emblemática do conceito mesmo de sopa, que associa caldo de legumes ou de carne à um cereal, no caso, pão velho. Deliciosa reciclagem, o pão seco reencontra uma nova vida dentro do caldo perfumado e quente.
Um prato que utiliza sobras, muitas vezes cascas de legumes, pedaços menos nobres das carnes. A sopa de cebola é um modelo de moderação alimentar e de anti-despercídio. Um símbolo democrático: as sopas alimentam tanto os mais necessitados quanto os mais ricos de todos os países.
Sopa de cebola do Castiglione
Nós fazemos parte do clube dos apreciadores da sopa de cebola e já publicamos artigo com dica de onde degustá-la (leia aqui). Aproveitamos este artigo para acrescentar mais um endereço testado recentemente.
A sopa de cebola do restaurante Étoile du Nord, da estação ferroviária Gare du Nord, sob o comando do chef Thierry Marx. Quando pegar o trem Eurostar para Londres, chegue duas horas mais cedo e deguste com calma este símbolo da gastronomia francesa.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial do Museu do Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
A receita da sopa de cebola de Carlo Petrini
Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):
- 6 cebolas
- 100 gr. de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 litros de caldo de carne ou frango
- tomilho
- 4 folhas de louro
- pedaços de baguette velha ou grelhada
- 200 gr de queijo ralado
- sal
- pimenta do reino
Preparo:
Cortar as cebolas descascadas em rodelas finas. Esquentar a manteiga e refogar as cebolas em temperatura média, durante vinte minutos, sem muita coloração. Peneirar a farinha de trigo sobre esta preparação e misturar. Em seguida colocar o caldo, o tomilho e as folhas de louro. Deixar ferver, abaixar a temperatura e deixar cozinhar lentamente 15 minutos. Finalizar com sal e pimenta do reino.
Colocar no fundo das tigelas um ou dois pedaços de pão, encher com a sopa e terminar com o queijo ralado. Gratinar no forno e servir imediatamente.
Antes de sair do Brasil, não se esqueça de contratar seu seguro viagem, que é um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo e use o código CONEXAO5 para obter 5% de desconto.
Movimento Slow Food
O movimento Slow Food combate a invasão da junk food e defende uma visão holística da gastronomia. Inspirado nos chefs dos reis franceses, a Slow Food considera comer um prazer de todas as idades, condições e países.
Endereços citados
- Au Pied de Cochon, aberto 24h, 6 rue Coquillière, 75001 Paris.
- Le Castiglione, 235 rue Castiglione, 75001 Paris.
- Étoile du Nord, Gare du Nord, rue de Dunkerque, 75010 Paris.
Artigo inspirado na entrevista publicada no Le Monde (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
13 Comentários
EduardoLuz
Muito bom ter esta receita disponibilizada por vocês. O Petrini sabe das coisas. Vou fazer e falo como ficou, se bem que feita com um bom caldo feito em casa, não tem erro. Abs.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, aguardamos ansiosos o seu retorno.
MônicaSA
Aproveitei um momento de raro prazer de temperatura baixa no Rio e fiz a sopa de cebola by Conexāo Paris. Segui a receita passo a passo. Ficou simplesmente divina. Merci Lina e Rodrigo.
Rodrigo Lavalle
MônicaSA, que sucesso!
cecilia
excelente receita
Iara
Muito boa
Carlos César Moreira
Não encontro mais servida dentro do pão, só em bols, inclusive no Au Pied de Colchon. Ainda existe restaurante em Paris que serve no pão?
Rodrigo Lavalle
Carlos, não conhecemos nenhum restaurante em Paris que sirva a sopa de cebola dentro do pão. Você se lembra em qual comeu uma assim?
MônicaSA
Anotei no caderno de receitas. Merci
Rodrigo Gomes de Sousa
Recomendo a sopa de cebola do La Jacobine (59-61 Rue Saint-André des Arts). Imperdível!
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, obrigado pela dica.
Edson Diogo de Castro
já tomei a sopa de cebola por indicação de vocês no Aí Pied de cochon muito boa.
Rodrigo Lavalle
Edson, obrigado pela confiança!