Apesar do aumento da violência nestes últimos dez anos, Paris ainda é uma cidade segura. Veja abaixo algumas dicas e questões sobre a segurança em Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Segurança em Paris
Os problemas com a segurança em Paris se resumem basicamente em roubos de carteiras e bolsas pelos famosos pickpockets e tentativas de extorsão de dinheiro através de golpes, muitos deles ingênuos. Ainda estamos longe de uma realidade de ataques armados e assassinatos em plena rua.
Saber quais são os principais golpes e estar preparado para reagir é a melhor maneira para evitar perda de tempo e dinheiro.
Principais golpes:
Publicamos vários artigos sobre os diversos golpes praticados na cidade: golpe do anel (leiam aqui), da pulseirinha nas escadarias do Sacre Coeur (leiam aqui), do blusão de couro (leiam aqui), da dupla conta do restaurante (leiam aqui).
Já falamos sobre os bandos de jovens mulheres que agem nos locais mais turísticos ou nos meios de transportes. Apesar de terem uma notória preferência pelos turistas asiáticos, elas roubam todos, até parisienses distraídos. São menores do sexo feminino que abordam os turistas e a tática é sempre a mesma: enquanto a primeira faz a abordagem, se aproximam das vítimas simulando um pedido de assinatura, as outras se aproveitam do turista distraído e o roubam. Às vezes, elas extorquem o turista depois que ela assina o tal abaixo-assinado. Ou então roubam nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para impedir a revenda. Por isso tenha sempre seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por lei, a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Fiquem atentos, também, aos camelôs com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes, eles simplesmente exibiam a mercadoria. Agora, estão com uma abordagem agressiva, na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Veja o resumo dos conselhos do site da Polícia de Paris.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-medium” coupon=”CONEXAO5″ show_logo=”false”/]
Na rua:
. cuidado com os bolsos das mochilas, fáceis de serem roubadas dentro dos meios de transporte, use-as sempre voltadas para a frente, assim como as bolsas;
. nunca ande com muito dinheiro nos bolsos e bolsas;
. guarde seus documentos e dinheiro somente nos bolsos internos dos casacos ou nas pochetes usadas por baixo das roupas, nunca nos bolsos externos dos casacos ou nos bolsos de trás das calças;
. não manipule dinheiro na rua;
. se tentarem roubar sua bolsa, não reaja. Você pode se machucar;
. desconfie de todo desconhecido que se aproximar de você oferecendo ajuda, seja na rua, seja nas estações de metrô.
Nos transportes:
. não deixe suas malas sem vigilância;
. bolsas e mochilas voltadas para frente;
. não deixe ninguém passar na catraca colado em você;
. não compre tickets de metrô de estranhos, compre somente nos guichês ou nas máquinas de tickets nas estações de metrô;
. não aceite ajuda para comprar os tickets nas máquinas, se tiver dificuldades vá ate o guichê e peça ajuda ao funcionário, alguns golpistas usam o crachá da empresa parisiense de metrô (a RATP).
Nos restaurantes:
. não deixe sua carteira no casaco que irá para a chapelaria;
. não deixe sua carteira dentro do seu casaco pendurado em uma cadeira;
. não deixe sua bolsa no chão, coloque-a no colo;
. não deixe seu celular ou carteira visível na mesa do café ou restaurante.
Se você for vítima de agressão:
. entre em uma loja ou café o mais próximo e peça para chamar a polícia.
Se você for roubado:
. vá até a delegacia mais próxima para declarar o roubo.
Clique aqui para ter acesso à lista de delegacias por bairro.
Outros conselhos:
. uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores, tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada, volto normalmente de metrô sem problemas.
. De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada, uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
. Nosso leitor e colaborador Maurício Christovão contribui com as seguintes dicas: “Cuidado é com o seu cartão de crédito e passaporte. Tirem uma cópia do passaporte e ande com ela, deixando o original no cofre do hotel. Tragam os telefones do banco para uso em caso de perda ou roubo do cartão, telefone do seguro saúde e do Consulado Geral do Brasil em Paris, que tem um telefone de plantão para emergências. Vejam no link abaixo: cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br“
Leia também, nesse link aqui, o relato de uma leitora que foi agredida em Paris.
Observação: este artigo é um resumo atualizado de vários outros publicados desde 2007, ano da inauguração do blog.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
163 Comentários
Lena Ranghetti
Rodrigo, Nice é uma cidade que, também, tem um índice de criminalidade grande. Assino o “Nice Matin” e diariamente recebo notícias de lá.
Rodrigo Lavalle
Lena, obrigado pela informação.
Abraços.
Maurício Christovão
Gabrielle e Paola: No stress, s’il vous plait!!!
Viajar para o exterior é um prazer, mas um pouco de atenção não faz mal a ninguém. Leiam o CP e se inteirem dos golpes mais comuns. São até ingênuos, perto da violência aqui no Patropi. Cuidado é com o seu cartão de crédito e passaporte. Tirem uma cópia do passaporte e ande com ela, deixando o original no cofre do hotel.Tragam os telefones do banco para uso em caso de perda ou roubo do cartão, telefone do seguro saúde e do Consulado Geral do Brasil em Paris, que tem um telefone de plantão para emergências.
Vejam no link abaixo. De resto, um pouco de atenção e divirtam-se. Bon Voyage!!!
http://cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br/
Rodrigo Lavalle
Maurício, obrigado pelas dicas. Vou incluí-las no artigo.
Abraços.
Neftalí
Gabrielle e Paola. Vocês estão indo para Paris! Por favor, a única aflição que deveriam sentir é ter que voltar depois para o Brasil. Paris é uma cidade muito segura, é só não dar bobeira e cuidar suas bolsas/carteiras, mas crimes violentos são muito raros. Eu achei simpáticos até os africanos das fitinhas na Sacre Couer…
Rodrigo Lavalle
Neftalí, exatamente. Como diz uma amiga: “eu não dou bobeira com a bolsa nem quando dou festa na minha casa”. O artigo descreve todos os tipos de golpe que nós conhecemos para que os turistas fiquem alerta e os evitem. Não quer dizer que todos os turistas que visitam Paris serão vítimas de todos esses golpes.
Abraços.
Michelle Mayrink
Gostaria de ressaltar que os golpes são bobos, não nos afetaram em nada, e nada disso tira o brilho e o encanto de Paris. Nós turistas somos alvos fáceis, mas não é necessário ter medo, nem ficar olhando pra trás enquanto caminha nas ruas. Andamos muito à noite e usamos praticamente só o metrô como transporte e foi tudo maravilhoso. Paris que me aguarde, pois já penso na próxima viagem.
Rodrigo Lavalle
Michelle, exatamente. Como Paris é a cidade mais visitada do mundo ela acaba por atrair os golpistas, ainda mais em tempos de crise. O artigo descreve todos os tipos de golpe que nós conhecemos para que os turistas fiquem alerta e os evitem. Não quer dizer que todos os turistas que visitam Paris serão vítimas de todos os golpes descritos acima.
Abraços.
Michelle Mayrink
Rodrigo, eu e meu marido estivemos em Paris até semana passada, entre 18 e 24 de fevereiro, e neste período fomos vítimas de dois golpes citados aqui, em locais diferentes. Não tinha lido nada sobre esses golpes, então pra nós foi totalmente surpresa, mas graças a Deus ficou tudo bem.
Estou até agora boquiaberta porque um deles aconteceu justamente no mesmo local citado no relato daqui. E acredite, é um golpe fácil de pegar qualquer um, principalmente quem curte fazer “bons negócios”, coisa que eu sou totalmente avessa.
Estávamos caminhando pela Avenue Kleber, em direção ao Arco do Triunfo, quando um senhor muito bem vestido, com ótima aparência, dirigindo um bonito carro, parou na rua ao nosso lado e perguntou algo ao meu marido, ele se aproximou para tentar compreender o que dizia. Eu estava filmando um vlog pro meu blog e me aproximei para entender o que estavam conversando (cheguei a filmar o carro, placa…). Falando italiano misturado a inglês ele contou essa lorota de que é italiano e estava viajando desde Roma por vários eventos de moda, aí mostrou catálogos da Gucci e outras grifes. Nos mostrou dois casacos, um pra mim outro pro meu marido, novos, dentro do saco e com ótima aparência. Disse que eram caríssimos, mas que não queria nos vender. Nós podíamos dar o que tínhamos, pois precisava apenas de uma ajuda para gasolina, para seguir viagem até uma próxima cidade da França, que não entendi. Tudo isso de forma muito simpática, muito atenciosa, mostrando folhetos e tudo mais que pudesse comprovar a veracidade das suas informações. Eu cortei a conversa na hora e disse que não tínhamos dinheiro, apenas cartão de crédito, e que não queríamos ficar com nada. Ele insistiu dizendo que não estava nos vendendo, mas que precisava apenas de uma ajuda, e dessa forma nos presentearia. Eu, de forma simpática, como se estivesse acreditando nele, disse simplesmente que não andamos com dinheiro. Simples assim. Aí ficamos um tempo fotografando umas flores num mercado de flores da rua para dar tempo de ele ir embora… É importante estar ligado porque os golpistas, definitivamente, não têm cara.
O outro golpe foi do anel. Tínhamos saído da loja Lindt, em frente ao Opera Garnier, estava chovendo muito, muita gente andando rápido na calçada. Estávamos indo em direção a Lafayette e no meio daquele vuco vuco todo uma mulher agachou na minha frente, pegou um anel (parecia uma aliança de ouro) e me deu. Eu disse que não era meu, mas ela saiu andando e meio que sumiu no meio da chuva, deixando o anel na minha mão, aí eu corri até a entrada da Uniqlo para me abrigar da chuva e fiquei olhando para trás, perguntando se era das pessoas que estavam por ali, aí do nada aparece a mulher me pedindo uma “ajuda”. Eu devolvi o anel pra ela, aí ela segurou o anel não minha mão e disse que era pra eu ficar com o anel, mas que queria só uma ajuda. Ela mal falava inglês. Usava mais a mímica pra se fazer entender. Eu não pensei duas vezes e disse que não queria e falei em voz alta: It’s not mine! Aí ela pegou o anel e saiu correndo. Quando ela falou comigo percebi que tinha dentes de ouro e com uma aparência de cigana, mas não sei ao certo.
Fato é que realmente temos que estranhar qualquer pessoa que se aproxime de nós, ficar ligados, e não querer dar um de esperto e fazer “bons negócios”.
Obrigada por suas dicas!!
Rodrigo Lavalle
Michelle, sim, é preciso sempre ficar atento.
Abraços.
Gabrielle
Paola Cruz, eu também estarei em Paris, no mês de junho, sozinha… Compartilhamos a mesma aflição… :/
Rodrigo Lavalle
Gabrielle, não precisa se preocupar. O artigo descreve todos os tipos de golpe que existem para que os turistas fiquem alerta e os evitem. Não quer dizer que todos os turistas que visitam Paris serão vítimas de todos os golpes descritos acima.
Abraços.
tatiane
Rodrigo, vc sabe dizer como fica a cidade quando tem essa “meia maratona”? É sábado, e queria saber se as lojas estarão fechadas ou abertas. Queria estender mais dias em paris, mas tudo está cheio devido a esta maratona. E agora lendo este post, acho que a questão da segurança fica pior ainda com grandes eventos desses
Rodrigo Lavalle
Tatiane, as lojas não fecham por causa da meia maratona.
Abraços.
Adene
Nossa, estou me achando invisível! Já estive quatro vezes em Paris e nunca fui abordada por nenhum golpista. Na última vez estava em trânsito, indo para Lisboa e resolvi passar as 12 horas da conexão passeando no Marais, na prefeitura e na catedral de Notre Dame que, nesse dia, exibia os fragmentos da coroa de Cristo. Andei o dia todo, fui e voltei para o aeroporto de trem, peguei metrô mas ninguém me abordou. Será que já tenho cara de parisienne? Kkkkk
Paola Cruz
Lendo esses comentários estou ficando bem preocupada com a minha viagem. Vou sozinha em junho para Paris, com ctz vou ter cara de turista rs Se eu agir de forma violenta , tipo empurrar, posso ter problemas? Não sou uma pessoa muito calma.
Rodrigo Lavalle
Paola, não precisa se preocupar e não aja de forma violenta. Apenas fique atenta e diga não.
Abraços.
Athos Queiroz
Olá, boa tarde! Como estou planejando uma viagem à Paris para o final de abril, tenho passado a ler com assiduidade o site de vocês, pelo qual os parabenizo! Esta é minha primeira participação aqui e queria aproveitar a oportunidade para, dentro do contexto deste post, perguntar o seguinte: estou pretendendo me hospedar no IBIS Paris Tour Eiffel Cambronne. Pelo que já li, é uma boa região, mas queria a opinião de vocês, principalmente no quesito segurança. Mais uma vez os parabenizo e desde já agradeço a atenção.
Rodrigo Lavalle
Athos, a região é residencial, boa e segura.
Abraços.