Apesar do aumento da violência nestes últimos dez anos, Paris ainda é uma cidade segura. Veja abaixo algumas dicas e questões sobre a segurança em Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Segurança em Paris
Os problemas com a segurança em Paris se resumem basicamente em roubos de carteiras e bolsas pelos famosos pickpockets e tentativas de extorsão de dinheiro através de golpes, muitos deles ingênuos. Ainda estamos longe de uma realidade de ataques armados e assassinatos em plena rua.
Saber quais são os principais golpes e estar preparado para reagir é a melhor maneira para evitar perda de tempo e dinheiro.
Principais golpes:
Publicamos vários artigos sobre os diversos golpes praticados na cidade: golpe do anel (leiam aqui), da pulseirinha nas escadarias do Sacre Coeur (leiam aqui), do blusão de couro (leiam aqui), da dupla conta do restaurante (leiam aqui).
Já falamos sobre os bandos de jovens mulheres que agem nos locais mais turísticos ou nos meios de transportes. Apesar de terem uma notória preferência pelos turistas asiáticos, elas roubam todos, até parisienses distraídos. São menores do sexo feminino que abordam os turistas e a tática é sempre a mesma: enquanto a primeira faz a abordagem, se aproximam das vítimas simulando um pedido de assinatura, as outras se aproveitam do turista distraído e o roubam. Às vezes, elas extorquem o turista depois que ela assina o tal abaixo-assinado. Ou então roubam nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para impedir a revenda. Por isso tenha sempre seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por lei, a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Fiquem atentos, também, aos camelôs com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes, eles simplesmente exibiam a mercadoria. Agora, estão com uma abordagem agressiva, na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Veja o resumo dos conselhos do site da Polícia de Paris.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-medium” coupon=”CONEXAO5″ show_logo=”false”/]
Na rua:
. cuidado com os bolsos das mochilas, fáceis de serem roubadas dentro dos meios de transporte, use-as sempre voltadas para a frente, assim como as bolsas;
. nunca ande com muito dinheiro nos bolsos e bolsas;
. guarde seus documentos e dinheiro somente nos bolsos internos dos casacos ou nas pochetes usadas por baixo das roupas, nunca nos bolsos externos dos casacos ou nos bolsos de trás das calças;
. não manipule dinheiro na rua;
. se tentarem roubar sua bolsa, não reaja. Você pode se machucar;
. desconfie de todo desconhecido que se aproximar de você oferecendo ajuda, seja na rua, seja nas estações de metrô.
Nos transportes:
. não deixe suas malas sem vigilância;
. bolsas e mochilas voltadas para frente;
. não deixe ninguém passar na catraca colado em você;
. não compre tickets de metrô de estranhos, compre somente nos guichês ou nas máquinas de tickets nas estações de metrô;
. não aceite ajuda para comprar os tickets nas máquinas, se tiver dificuldades vá ate o guichê e peça ajuda ao funcionário, alguns golpistas usam o crachá da empresa parisiense de metrô (a RATP).
Nos restaurantes:
. não deixe sua carteira no casaco que irá para a chapelaria;
. não deixe sua carteira dentro do seu casaco pendurado em uma cadeira;
. não deixe sua bolsa no chão, coloque-a no colo;
. não deixe seu celular ou carteira visível na mesa do café ou restaurante.
Se você for vítima de agressão:
. entre em uma loja ou café o mais próximo e peça para chamar a polícia.
Se você for roubado:
. vá até a delegacia mais próxima para declarar o roubo.
Clique aqui para ter acesso à lista de delegacias por bairro.
Outros conselhos:
. uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores, tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada, volto normalmente de metrô sem problemas.
. De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada, uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
. Nosso leitor e colaborador Maurício Christovão contribui com as seguintes dicas: “Cuidado é com o seu cartão de crédito e passaporte. Tirem uma cópia do passaporte e ande com ela, deixando o original no cofre do hotel. Tragam os telefones do banco para uso em caso de perda ou roubo do cartão, telefone do seguro saúde e do Consulado Geral do Brasil em Paris, que tem um telefone de plantão para emergências. Vejam no link abaixo: cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br“
Leia também, nesse link aqui, o relato de uma leitora que foi agredida em Paris.
Observação: este artigo é um resumo atualizado de vários outros publicados desde 2007, ano da inauguração do blog.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
163 Comentários
Isabela Almeida
Olá, equipe CP! Sou leitora assídua do blog e já sabia de vários golpes através das informações de vocês. Consegui me livrar do golpe do anel, das pulserinhas da Sacre Coeur, da pesquisa/autógrafo na rua, dos vendedores ilegais, tudo graças aos alertas de vocês! Mas creiam: fui roubada no metrô, após ser distraída por um grupo de meninas PEQUENAS (acredito que de nove a dez anos de idade em média), mesmo segurando com firmeza a minha bolsa, colada à frente do meu corpo. Não sei como fizeram o malabarismo de abrir um bolso lateral e puxarem uma pequena necessaire. Uma senhora começou a falar bem alto pra chamar mais a minha atenção ao fato de estar sendo roubada, mesmo eu achando que estava atenta… Eles são organizados e profissionais! Nada de grande valor me foi levado, mas fiquei pasma com a idade das pequenas delinquentes!
Cami la
29/02/2015?
Rodrigo Lavalle
Camila, obrigado pela correção.
Abraços.
Eduardo
Dica simples: carteira só no bolso da frente, nunca coloque no bolso de trás da calça.
Pode ser feio esteticamente ou cafona, mas te livra de baterem sua carteira.
Tenho vontade de ir em Montmartre e deixar que coloquem a pulseira de proposito, para em seguida me recusar a dar dinheiro e simplesmente cair na porrada, igualmente espero um dia dar um belo boxe em uma dessas romenas.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, a dica mais importante é exatamente essa: nunca coloque nada nos bolsos de trás da calça, esse é o local mais fácil de ser roubado.
Abraços.
Julian
Estive em Paris em 2013 e 2014. As meninas pedindo assinatura vinham perguntando em inglês, arriscavam espanhol, muito insistentes. Como alertado pelo Blog, ignoramos todas as vezes. Dizia não e fechava a cara. Aprendi isso depois da quarta ou quinta vez. Fizemos, quase tudo a pé, inclusive a noite (ficamos próximo à estação de Tuilleries as duas vezes) nas duas viagens e não tivemos problemas e não percebemos muita coisa de “anormal”. Em 2013, achei a região de Notre Dame, na margem esquerda, meio sinistra ao final da tarde, mas sem acontecimentos desagradáveis. Apenas a desconfiança e sensação de estar sendo observado (típico turista de mochila e máquina no pescoço). Em 2014, achei os vendedores de “Torres” muito insistentes, desagradáveis. Achei que estavam em maior número que no ano anterior. Minha irmã até comprou uma ” porque queria e achou bonitinha”, apesar de eu chamar sua atenção, pois enquanto ficava vendo as opções e discutindo preço, tornava-se um alvo fácil pela distração. Lembro que em Milão, na praça do Duomo, veio um cara com as tais fitinhas, já colocando no meu pulso. Tentei afastá-lo, disse que não queria, até que ele amarrou uma no meu pulso. Disse que não queria e disse “gift, gift” e, então, saiu. Brasileiro e desconfiado, arranquei do pulso pois achei que fiquei “marcado”. Como disse alguém aqui, a tolerância com a presença dos golpistas, dos pequenos aos grandes, da lista ao anel, vai lhes dando força e confiança para ficarem mais ousados e, isso, sabemos muito bem onde vai dar. É uma pena. Mas Paris, por enquanto, continua em nossos corações e desejos. Em tempo: o livrinho dos roteiros nos foi fantástico!
Fábio
Estive em Paris e acabei caindo num golpe no aeroporto …. Assim que eu desembarquei fui abordado por duas moças e elas simulavam um cadastro de acesso e me cobraram 20 euros… Fiquei me sentindo um” besta”, mas estamos tão cansados com a viagem que não temos tempo para pensar se isso está correto, ou não. Portanto, não dêem confiança a esse tipo de abordagem, é mais um modus operandi desses criminosos.
glaciete
fui agora em fevereiro a París (passei 4 dias),fui alertada pela minha irmã a ter muito cuidado, graças a Deus nada relatado aqui nos aconteceu, foi uma viagem muito tranquila, gostei muito das informações sobre esses golpes. agora ficarei muito mais atenta da próxima vez que ali estiver.
Lena Ranghetti
Esta da conta dupla eu não conhecia. Bom saber! Não dá para marcar bobeira em Paris! O lema é “sempre alerta”. Há alguns anos era muito mais tranquilo andar por lá. Em 2013 e 2014, senti que as tentativas de golpes se tornaram mais frequentes. Nada parecido com as agressões aqui do Brasil. Mas, podem acontecer situações desagradáveis que podem nos assustar. Já contei aqui: só não fui assaltada na Rue Royale, perto da Igreja de la Madeleine, num caixa eletrônico, porque teclei a senha errada do meu cartão. Procurem sempre sacar dinheiro dentro de bancos, principalmente se estiverem sozinhos. E aproveitem Paris, que é maravilhosa!
Lena Ranghetti
Eduardo, tenha cuidado na Côte d’Azur, sim! Nice é uma cidade com uma grande diversidade de pessoas e mais popular. Já em Mônaco, senti muita segurança. Mas, sempre é bom estar alerta nas gares e tomar os cuidados que Lina citou, pois você vai estar lá em alta temporada, quando tem muita gente.
Eduardo
Estou indo no verão europeu para Nice, Cannes, St. Tropez e Mônaco. Vocês saberiam me dizer se nesta região ocorrem estes tipos de golpes também ? Em maior ou menor número ? a região é mais tranquila neste quesito ? Grato. Eduardo.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, em qualquer lugar é preciso ter cuidado. Na Côte a única cidade mais “perigosa” é Marseille, aí, sim, temos que ter os mesmos cuidados que em Paris.
Abraços.
Eduardo
Estive em Paris em maio do ano passado (2014). Tive problemas apenas na Sacre Couer onde os tais imigrantes ilegais, após eu não deixar que eles colocassem a pulseira em mim, agarraram meu braço e ficaram bem agressivos. Fiquei com muito medo. Mas enfim, foi o único lugar que tive problemas. No mais, curti muito. Paris é muito mais seguro que o Brasil, mas os golpes são visíveis em quase todos os lugares. Fiquem atentos, pois muitos não estão lá de férias…