Apesar do aumento da violência nestes últimos dez anos, Paris ainda é uma cidade segura. Veja abaixo algumas dicas e questões sobre a segurança em Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Segurança em Paris
Os problemas com a segurança em Paris se resumem basicamente em roubos de carteiras e bolsas pelos famosos pickpockets e tentativas de extorsão de dinheiro através de golpes, muitos deles ingênuos. Ainda estamos longe de uma realidade de ataques armados e assassinatos em plena rua.
Saber quais são os principais golpes e estar preparado para reagir é a melhor maneira para evitar perda de tempo e dinheiro.
Principais golpes:
Publicamos vários artigos sobre os diversos golpes praticados na cidade: golpe do anel (leiam aqui), da pulseirinha nas escadarias do Sacre Coeur (leiam aqui), do blusão de couro (leiam aqui), da dupla conta do restaurante (leiam aqui).
Já falamos sobre os bandos de jovens mulheres que agem nos locais mais turísticos ou nos meios de transportes. Apesar de terem uma notória preferência pelos turistas asiáticos, elas roubam todos, até parisienses distraídos. São menores do sexo feminino que abordam os turistas e a tática é sempre a mesma: enquanto a primeira faz a abordagem, se aproximam das vítimas simulando um pedido de assinatura, as outras se aproveitam do turista distraído e o roubam. Às vezes, elas extorquem o turista depois que ela assina o tal abaixo-assinado. Ou então roubam nas varandas dos cafés. Elas levam sanduíches, iPhones, bolsas, fritas, o que encontram em cima das mesas.
Se por acaso seu smartphone foi roubado, você deve imediatamente bloqueá-lo para impedir a revenda. Por isso tenha sempre seu número de identificação, o IMEI. Você faz uma declaração de roubo à polícia e em seguida ela será transmitida ao operador que é obrigado, por lei, a bloquear o aparelho. O número IMEI se encontra abaixo da bateria ou na embalagem do smartphone.
Fiquem atentos, também, aos camelôs com suas torres Eiffel penduradas no braço. Antes, eles simplesmente exibiam a mercadoria. Agora, estão com uma abordagem agressiva, na esperança que o turista compre por medo. Eles estão mais seguros de si e mais organizados. Quando percebem a presença dos policiais, se reúnem rápido em grupos de 20 ou mais pessoas e os enfrentam para impedirem o confisco da mercadoria.
Veja o resumo dos conselhos do site da Polícia de Paris.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-medium” coupon=”CONEXAO5″ show_logo=”false”/]
Na rua:
. cuidado com os bolsos das mochilas, fáceis de serem roubadas dentro dos meios de transporte, use-as sempre voltadas para a frente, assim como as bolsas;
. nunca ande com muito dinheiro nos bolsos e bolsas;
. guarde seus documentos e dinheiro somente nos bolsos internos dos casacos ou nas pochetes usadas por baixo das roupas, nunca nos bolsos externos dos casacos ou nos bolsos de trás das calças;
. não manipule dinheiro na rua;
. se tentarem roubar sua bolsa, não reaja. Você pode se machucar;
. desconfie de todo desconhecido que se aproximar de você oferecendo ajuda, seja na rua, seja nas estações de metrô.
Nos transportes:
. não deixe suas malas sem vigilância;
. bolsas e mochilas voltadas para frente;
. não deixe ninguém passar na catraca colado em você;
. não compre tickets de metrô de estranhos, compre somente nos guichês ou nas máquinas de tickets nas estações de metrô;
. não aceite ajuda para comprar os tickets nas máquinas, se tiver dificuldades vá ate o guichê e peça ajuda ao funcionário, alguns golpistas usam o crachá da empresa parisiense de metrô (a RATP).
Nos restaurantes:
. não deixe sua carteira no casaco que irá para a chapelaria;
. não deixe sua carteira dentro do seu casaco pendurado em uma cadeira;
. não deixe sua bolsa no chão, coloque-a no colo;
. não deixe seu celular ou carteira visível na mesa do café ou restaurante.
Se você for vítima de agressão:
. entre em uma loja ou café o mais próximo e peça para chamar a polícia.
Se você for roubado:
. vá até a delegacia mais próxima para declarar o roubo.
Clique aqui para ter acesso à lista de delegacias por bairro.
Outros conselhos:
. uma turista sozinha deve evitar os vagões vazios do metrô e as estações com longos corredores, tarde da noite. Neste caso, volte para casa de táxi. É o que faço quando saio desacompanhada. Se estou acompanhada, volto normalmente de metrô sem problemas.
. De todas as maneiras, sozinha ou acompanhada, uma astúcia seria entrar no primeiro vagão, logo atrás da cabine do condutor. A presença deste agente é uma garantia de segurança. Qualquer problema ele está logo ali e sabe como reagir.
. Nosso leitor e colaborador Maurício Christovão contribui com as seguintes dicas: “Cuidado é com o seu cartão de crédito e passaporte. Tirem uma cópia do passaporte e ande com ela, deixando o original no cofre do hotel. Tragam os telefones do banco para uso em caso de perda ou roubo do cartão, telefone do seguro saúde e do Consulado Geral do Brasil em Paris, que tem um telefone de plantão para emergências. Vejam no link abaixo: cgparis.itamaraty.gov.br/pt-br“
Leia também, nesse link aqui, o relato de uma leitora que foi agredida em Paris.
Observação: este artigo é um resumo atualizado de vários outros publicados desde 2007, ano da inauguração do blog.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
163 Comentários
Dillemba
Pois é, vejam vocês. Num belo domingo de verão temos 2 posts, um sobre um determinado tipo de calçado e outro sobre violência urbana. Que bom se o artigo sobre sneakers estivesse cheio de pitacos, uns achando lindos, outros,entre os quais me incluo, achando horrorosos, muito caro, muito barato, onde comprar no Brasil, etc. Mas não, esse post não tem nenhum comentário, o que está cheio de depoimentos e opiniões é o outro. Triste ver o caminho para onde a França está enveredando. Por enquanto está no nível furtos e pequenos golpes, mas sem repressão a tendência é a evolução para ameaça, empurrão, faca, revólver. O que esperávamos de países evoluídos é que tivessem soluções civilizadas para esses problemas e não que caminhassem para o rumo do Brasil, onde o cidadão corre o risco de ser incendiado vivo se estiver com pouco dinheiro.
Um país que tem como uma das principais fontes de renda o turismo não pode permitir que os marginais comecem a provocar medo nos visitantes.
Marta Monteiro Amaral
Passei 13 dia de fevereiro com minha família em Paris, andamos de taxi, metro, RER e muito a pé e, apesar de ter lido no site e amigos terem me orientado, não imaginava que era tão frequente todos esses problemas relatados. Fomos seguidos no metro, as romenas tentaram nos assaltar logo após a saída da galeria Lafayette, porém quando percebi eu as encarei e gritei para todos saíssem rápido do ponto do ônibus …. Muitos falam tão mal do Rio de Janeiro, mas Paris não é nenhum paraíso de segurança para passar féria em paz.
Fernanda
Oi, pessoas,
voltei de Paris semana passada e parece que tem golpe ‘novo’ na parada. Ficamos hospedados perto da Galeria Lafayette e fomos abordados na nossa última saída do hotel por um senhor muito bem vestido (que fumava *), que falava inglês muito bom e lentamente*, se dizendo vítima de pickpoquets que haviam levado a carteira e ele estava sem celular e que ele já havia avisado seu seguro mas estava sem recursos no momento. Achamos suspeito.
Marquei com * tudo o que me chamou atenção.
Paris é bacana, mas tem de ficar atento, como em qualquer lugar.
Mauricio Christovão
Da última vez que estivemos em Paris fomos abordados 5(cinco!) vezes pelo golpistas do anel entre a Place de La Concorde e o Musée d’Orsay, que foram devidamente ignorados. Também fomos seguidos por um sujeito meio esquisito, já de meia idade, perto da Notre Dame, mas não deu em nada. Houve algumas tentativas de abaixo assinado perto da Torre Eiffel, facilmente contornáveis. Ou seja, além de darmos sorte, também não demos “mole”. Trabalho no Centro do Rio, perto da Lapa e não me sinto inseguro em Paris. Sou turista, pareço turista e sei que a malandragem local está me “sacando”, então presto atenção, só isso.
Luciana
Estive em Paris há uma semana e tentaram me passar pelo menos uns 3 tipos dr golpe, como este do anel e das pulseiras, mas SÓ tentaram pois eu já havia lido sobre estes golpes antes de viajar. A dica que eu dou para escapar de todos é muito simples: não fale com estranhos e ao tentarem se aproximar de vc não dê oportunidades, feche a cara e passe direto e pronto, ninguém se aproxima de vc.
Karina
Patis nunca mais! As garotas do Norte da. Europa agem descaradamente no metrô, sorrindo, Bem vestidas. Estávamos com as crianças, no metrô que pegamos na estação do Arco, fui furtada, levaram minha carteira com nossos documentos, 350 euros, cartões, etc. Ninguém esboça uma reação diante do nosso desespero, pessoas frias, não tivemos ajuda, nem mesmo uma palavra tipo ” isso acontece toda hora” . Experiência horrível! Paris é frustrante! Bom para asiáticos , que são emergente e carregam suas sacolas d grife felizes da vida e para milionários que com certeza não caminham pela decadente Champs Elysses, que já teve seu glamour, agora abriga redes de lojas, loja da Disney, cafés decadentes . As Maisons? Estão nas proximidades, mas não na avenida. Achei Paris inacessível , para ser feliz!
Marcia Canedo Bizzo
Vou a Paris desde 1997 e nunca tive problemas. A última vez, meu marido foi vítima do golpe do anel. Eu como carioca, saquei e falei logo, isso tá estranho. Mas ele não me deu atenção. E vc acredita q uns dois dias depois o mesmo cara nos assediou novamente! Demos a maior bronca nele e ele saiu rapidinho. Realmente eles são mt mais ingênuos q os nossos daqui. Mas fiquei achando Paris mudada. Antes andava de madrugada na maior tranquilidade e nunca passamos por nada.
Adriana Jacques Affonso
Por mais que tenha golpe por lá, são muito mais inocentes do que os daqui Aqui é mais barra pesada, Caí no do anel dentro do Louvre, não quis aceitar , cansei de dizer que não mas pela insistência pensei, e sabem o que a cigana me pediu? Um lanche! Paguei uma quiche lorraine e uma coca que saiu tipo, 7 euros, muito mais barato do que qualquer golpe daqui Até achei pouco. E tem o dos surdos-mudos também que vem com uma planilha querendo uma colaboração, e pedino teu nome e etc, Se fores dar algo, eles te olham e dize,não, no mínimo 10 euros!! Coisa pouca eles não querem, nesse não caí e tem o dos drogados também que é igual ao dos surdos mudos,m posam que estão ajudando uma entidade beneficente ,mas exigem uma contribuição alta. Só caí no 1º. depois já sabia e fiquei escaldada.
Sandra
Infelizmente todo cuidado eh pouco. Estive em Paris em fevereiro e quase fui vitima do golpe do anel, mas sai fora. Fui extorquida no taxi, na volta para o aeroporto, pois paguei quase o dobro de quando cheguei, o motorista disse q não tinha troco e perguntou se eu queria pagar com cartão de credito e meu marido não quis. E acabamos ficando sem o troco, Foi minha primeira vez na Europa e não esperava tantos pequenos golpes, moro nos EUA e aqui ha problemas tb, mas nada comparado com os relatos lidos aqui. Penso que a policia deveria estar mais presente, quase não vi policiais nas ruas em Paris.
Alexandre
A cidade é a mais insegura das que eu fui na europa(Paris ,Londres e várias de Portugal)
Com muitos estrangeiros como: romenos ,africanos e argelinos praticando delitos e com certeza eles irão em um futuro breve deixar os furtos por roubos e agressões se o governo não intervir; adorei paris mas não pretendo voltar com tanta frequência como as outras cidades europeias devido a insegurança e conivência das autoridades com pequenos delitos.