Quem é Kohei Nawa, exposto na pirâmide do Louvre. 

A monumental escultura colocada na entrada da pirâmide possui mais de 10 metros de altura e é revestida por folhas de ouro. Sua forma foi inspirada nos carros utilizados nos desfiles religiosos orientais. A obra, denominada Trono (Throne, Trône), é do japonês Kohei Nawa, artista desconhecido do público mas queridinho nos meios do mercado de arte internacional.

Kohei Nawa

Kohei Nawa sob a pirâmide do Louvre

Aos 43 anos, Nawa é um dos representantes de um grupo de artistas que luta contra a visão limitada da cultura nipônica. Seu universo está longe dos mangas para adolescentes, das gravuras de Hokusai e do lado bonitinho da cultura pop japonesa.

Com sua imensa obra, resultado de modelização 3D e técnicas tradicionais, Nawa interroga a relação francesa com o poder. Para o autor, a pirâmide do Louvre é uma manifestação de um símbolo que, no Egito antigo, encarnava a autoridade. Ele reforça a representação piramidal do poder com seu trono flutuando na belíssima luminosidade do espaço.

Para o autor Throne reivindica também a encarnação de um outro poder. Suspensa na entrada do Louvre, a obra quer chamar a atenção para o choque entre passado e presente, entre poder tradicional e poder gerado pelo desenvolvimento da informática e da inteligência artificial.

De acordo com o jornalista Vincent Jolly, durante seis meses, no coração de Paris, três representações do poder viverão imbricadas: a pirâmide egípcia, o Throno de Kowei Nawa e o Museu do Louvre.

A obra pode ser admirada do exterior, mas vale a pena entrar para vê-la de perto e sob todos os ângulos. Se não quiser ou puder visitar o museu, aproveite o acesso grátis à pirâmide para admirá-la.

Tony Gragg sob a pirâmide em 2011

A pirâmide exibe regularmente obras monumentais de artistas internacionais. Tanto o espaço interno como suas fachadas externas se tornaram um espaço museal gratuito, aberto aos olhares de todos (leia aqui).

Michelangelo Pistoletto, 2013

Através das obras expostas na pirâmide, o Louvre provoca o confronto passado\presente, arte contemporânea e seu acervo.

Escultura de Wim Delvoye, 2012.

Exposição de Kowei Nawa, pirâmide do Louvre, até dia 14 de janeiro 2019. Aberto todos os dias menos nas terças. Fechado nos feriados de 1 janeiro, 1 de maio, 8 de maio e 25 dezembro.

Ajuda para visitar o Louvre: ingressos, guias e visitas guiadas

Ingresso: se você não quiser visitar o Louvre no dia gratuito, clique aqui para comprar seu ingresso antecipado com acesso prioritário.

Guia: caso você queira uma ajuda especializada para melhor visitar o museu, sugerimos o guia O Essencial do Museu do Louvre que traz um roteiro de cerca de 3 horas passando por 18 obras obrigatórias do museu (clique aqui e compre o seu).

Visita guiada: outra opção é a visita guiada com guia brasileira Zildinha Figueiredo que começa nas ruínas do Louvre Medieval e termina no apartamento de Napoleão III, já no século XIX (clique aqui).


O Essencial do Museu do Louvre

Conheça também nosso guia O Essencial do Museu do Louvre. Escrito pela arte-educadora Patricia Camargo e ideal para quem pretende visitar o Louvre pela primeira vez, este pequeno guia apresenta as principais obras do Louvre e explica a importância de cada uma delas. À venda no site hotMart,

 

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris