Queijos: vinho tinto ou branco?
Tinto, respondemos todos. Falso, diz Maurice Beaudoim em um artigo publicado no Magazine Figaro.
De acordo com este jornalista gastronômico o branco se harmoniza melhor com o queijo.
Para um queijo de cabra, um sancerre, um vinho pouilly fumé, un belle blanc.
Para o fourne ou o roquefort, um sauternes, um jurançon.
Para um comté e um beaufort, um Château-Chalons.
Para o chaource ou o brillhart-savarin, champagne.
Uma exceção , o reblochon e o vacherin aceitam um bourgogne tinto.
Quanto ao champagne, ele não é recomendado para acompanhar as sobremesas. Quando tem açúcar nos pratos, é preciso ter açúcar também nas taças. Para acompanhar um doce melhor um sauternes ou um muscat. O champagne se bebe ou como aperitivo ou durante toda a refeição para acompanhar os pratos salgados.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
28 Comentários
Claudia Amado
O nosso último jantar, antes do embarque para o Brasil, foi no La Coupole e guardo boas lembranças do jantar e de toda essa noite. Nos hospedamos bem próximo e fomos a pé até lá, mas não sabia do menu de almoço. Ficará pra próxima!!!!
MIRELLE SIQUEIRA
Acabou com a graça dos que acham chique champagne com morangos…
Salvei a listinhas pras proximas soirees aqui em casa! Ninguém entende nada de vinhos e meu noivo diz que se é francês, é bom!
http://www.13anosdepois.blogspot.com
Guilherme A.
Lina, esses queijos são vendidos fracionados ou somente a peça inteira?
Abs!
Beth
Iara
A maioria dos restaurantes parisienses, mesmo os mais caros e luxuosos tem um menu especial para o almoço, bem mais em conta. É uma ótima maneira de experimentar as boas cozinhas por um preço mais acessível. Eu também estive no La Coupole com minha família, meu marido gosta muito do “cassoulet oie” deles. No La Coupole vc sempre vai encontrar uma boa cozinha por um bom preço, num local muito bonito e com muitas histórias.
Eymard
humm…porque não leio antes de postar? Doeu ler: “nos virar”….perdoem!!! Mas, como estamos em casa, sei que voces serão condescendentes (risos)
Eymard
Queijo e vinho parece uma combinação perfeita? Pode nao ser! Como não moramos na França, nos esbaldamos quando vamos para lá. Mas, para nos virar por aqui mesmo, tem um site sobre os “queijos no brasil” que eu acho interessante. Para os que se interessarem, veja o site abaixo. Eles trazem umas informações sobre combinação de queijo branco com vinho que está muito sintonizada com essa matéria.
Por sinal o vinho branco vai muito bem para o nosso pais tropical. Assim como os tintos leves (como alguns tintos franceses com 12,5%/13% de alcool).
http://www.queijosnobrasil.com.br/queijos_vinhos.htm
iara
Quero aproveitar o tema constante destes dias – comida – e dizer que a indicação do La Copoule ( feita por este blog) foi uma das “melhores” coisas que me aconteceu em Paris: hospedados numa rua próxima ao bvd Montparnasse, almoçamos vários dias no restaurante , que tem um cardápio (das 12 as 15h e de segunda a sexta feira) por 18 euros (entrada,prato ou prato, sobremesa com vinho – é claro!).
Qualquer outra opção de menu, experimentada por nós, não valeu a pena se comparada à qualidade do La Copoule. Cozinha ma-ra-vi-lho-sa! Sobremesas impecáveis!
Meu marido pedia entrada e prato, e eu, prato e sobremesa – assim, dava pra compartilhar um gostinho do prato do outro! Foi ótimo!
Cuidado, entretanto, pq dizem das 12 às 15 mas é preciso chegar até as 14h – a oferta do “menu do dia” se encerra pontualmente!
Obrigada pela indicação, Lina.
conexaoparis
Adriana
Que ótimo. Se o Ric gosta, quer dizer que é bom mesmo. Risos.
Eu também adoro o blog dele. Ele é nosso guia.
Obrigada por gostar também.
Adriana Pessoa
Lina querida,
tinha deixado um recadinho para você contando que me encontrei com o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, nas minhas férias em Santo André, na Bahia, e falamos da nossa paixão pelo seu blog.
Bjos.
eidia
Como eu não bebo, amo quase todos os queijos acompanhados de um bom pão ou frutas. Impressionante, como cada vez que venho a este país, sou apresentada a um novo queijo. E sempre uma delícia. Preciso começar a guardar os nomes deles.
eidia
http://www.oquevivipelomudo.blogspot.com