A fromagerie Le Salon du Fromage Hisada é uma loja de queijos como todas as outras em Paris. Ao entrar, somos inundados por aquele cheiro que faz salivar os amantes de queijos – e meu filho enfiar o nariz dentro da blusa.
Nas pratelereiras, temos a sensação de que os 300 e tantos tipos de queijos produzidos na França estão todos ali.
Tudo bem francês… Até encontrarmos um armário com garrafas de Sakê.
No caixa e no atendimento, em vez de franceses, japoneses jovens com forte sotaque japonês.
Madame Hisada é japonesa, de Tóquio. Veio para Paris atrás dos queijos franceses, sua paixão desde sempre. Acabou se formando como mestre fromager, o que a tornou apta a se tornar uma affineur de queijos. Ou seja, ela aprendeu e dominou a mágica francesa de maturar os queijos, transformando queijos em queijos franceses. Depois de abrir uma rede de sucesso no Japão, voltou para a Paris e cometeu a ousadia de abrir sua loja ao lado do Palais Royal. E tem conseguido a atenção da mídia – tanto pela singularidade quanto pela qualidade dos seus queijos.
Fomos lá experimentar. No segundo andar da fromagerie, Madame Hisada oferece um espaço para degustação dos queijos. Na escada, os diplomas dependurados nas paredes deixam claro aos mais ressabiados que a moça tem autoridade sobre o assunto.
No pequeno salão do segundo andar, a decoração é simples, mas aconchegante e divertida: mesas com furos de queijos, quadros de queijos.
Pedimos um menu degustação. Como entrada, Madame Hisada propõe nos (re)apresentar seu queijo natal. Torci o nariz para o tofu que veio acompanhando uma sopa de nabo. Mas a primeira garfada me mostrou o tamanho da minha ignorância. O tofu estava um sonho: servido gelado, cremoso, um sabor indescritível.
Bem, na sequência, um prato de queijos com representantes de todos os tipos e leites (vaca, cabra e ovelha).
Tudo perfeito, absolutamente francês.
Quem quiser, pode ainda se servir em um bufê de salada absolutamente dispensável. Ou folhear os exemplares do Le Journal du Fromage, todo em japonês.
Saímos de lá renovando nossa convicção de que uma das características mais estimulantes de Paris é a diversidade de seus moradores. Bravo, Hisada, adoramos seu fromage made in Japan.
Le Salon du Fromage Hisada – 47 rue de Richelieu | 75001 | Paris – Aberto de terça a sábado, das 11h30 às 20h30 – Preço de menu degustação: 18,50 euros
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Fernanda
Olá Lina 🙂
Primeiro que tudo quero agradecer suas dicas lá no post “como vestir em Paris”.
Agora tenho uma questão sobre comida.
Acontece que eu sou vegetariana. Sou ovo-lacteo-vegetariana.
Será que vai ser dificil eu encontrar facilmente comida para mim?
Obrigada por toda a atenção.
Lina
Fernanda
Leia o artigo abaixo:
https://www.conexaoparis.com.br/2013/02/03/restaurante-em-paris-vegetariano-e-glutem-free/
Se procurar por vegetarino encontrará outras dicas.
Nuno
Olá,
Que me lembre nunca tive a oportunidade de escrever um comentário aqui antes. Terminei recentemente uma aventura de 3 anos a escrever um blog sobre a cidade de Paris, tendo usado algumas das informações suas (com os créditos devidos). A forma de combater a saudade de viver nessa cidade é partilhar aqui o link para quem quiser ter um olhar um pouco diferente de Paris.
http://oparisien.blogs.sapo.pt/
Obrigado!
Lina
Nuno
Ficou ótimo. Gostei do seu olhar.
marcy
Moça corajosa; mas ñ me atrairia!
Maria Cristina
Adorei a dica, Lina. E pra beber, não vai nada?
Madá
Gostei da novidade. Considero difícil achar um local para sentar e degustar só queijos. Gostei também de saber que os franceses não bloquearam a atuação da moça diplomada. Imagino o quanto deve ter sido difícil para ela conseguir isso tudo e a considero uma vencedora.
Dito isso, como turista, e louca por queijos (estou salivando com as fotos), eu acho que ainda prefiro dar vazão ao imaginário de um lugar menos globalizado e entrar em uma loja de queijos, sem saquê, nem tofu. Também sonho em ser atendida por um queijeiro que vai apertar o queijo para me informar, com sotaque de uma região que fabrica queijo, se o queijo está pronto para ser consumido naquele dia.
Lina
Madá
Vale a pena conhecer esta japonesa!
Mauricio Christovão
Que os japoneses faziam Whisky eu já sabia, mas queijo francês??? Só indo lá conferir…
Daniele
Delícia!!!!
Evandro Barreto (Dodô)
Os queijos vêm com chip?
Lina
Evandro
!!!! Gostei.
Nick
Quando a paixão fala mais alto, as barreiras ficam mais estreitas. Achei incrível e tb já anotei a dica para minha próxima vez na cidade.
Maria das Graças
Formidável! Para mim o mundo dos queijos na França é muito complexo mas apaixonante. Dica anotada.