A fromagerie Le Salon du Fromage Hisada é uma loja de queijos como todas as outras em Paris. Ao entrar, somos inundados por aquele cheiro que faz salivar os amantes de queijos – e meu filho enfiar o nariz dentro da blusa.
Nas pratelereiras, temos a sensação de que os 300 e tantos tipos de queijos produzidos na França estão todos ali.
Tudo bem francês… Até encontrarmos um armário com garrafas de Sakê.
No caixa e no atendimento, em vez de franceses, japoneses jovens com forte sotaque japonês.
Madame Hisada é japonesa, de Tóquio. Veio para Paris atrás dos queijos franceses, sua paixão desde sempre. Acabou se formando como mestre fromager, o que a tornou apta a se tornar uma affineur de queijos. Ou seja, ela aprendeu e dominou a mágica francesa de maturar os queijos, transformando queijos em queijos franceses. Depois de abrir uma rede de sucesso no Japão, voltou para a Paris e cometeu a ousadia de abrir sua loja ao lado do Palais Royal. E tem conseguido a atenção da mídia – tanto pela singularidade quanto pela qualidade dos seus queijos.
Fomos lá experimentar. No segundo andar da fromagerie, Madame Hisada oferece um espaço para degustação dos queijos. Na escada, os diplomas dependurados nas paredes deixam claro aos mais ressabiados que a moça tem autoridade sobre o assunto.
No pequeno salão do segundo andar, a decoração é simples, mas aconchegante e divertida: mesas com furos de queijos, quadros de queijos.
Pedimos um menu degustação. Como entrada, Madame Hisada propõe nos (re)apresentar seu queijo natal. Torci o nariz para o tofu que veio acompanhando uma sopa de nabo. Mas a primeira garfada me mostrou o tamanho da minha ignorância. O tofu estava um sonho: servido gelado, cremoso, um sabor indescritível.
Bem, na sequência, um prato de queijos com representantes de todos os tipos e leites (vaca, cabra e ovelha).
Tudo perfeito, absolutamente francês.
Quem quiser, pode ainda se servir em um bufê de salada absolutamente dispensável. Ou folhear os exemplares do Le Journal du Fromage, todo em japonês.
Saímos de lá renovando nossa convicção de que uma das características mais estimulantes de Paris é a diversidade de seus moradores. Bravo, Hisada, adoramos seu fromage made in Japan.
Le Salon du Fromage Hisada – 47 rue de Richelieu | 75001 | Paris – Aberto de terça a sábado, das 11h30 às 20h30 – Preço de menu degustação: 18,50 euros
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda na nossa agência online Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, pâtisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
17 Comentários
Carolina Coimbra
Nossa, eu fui apresentada por um amigo à este lugar magico! É demais! Toda a decoração relacionada à queijos é Super! Rsrs e a salada não fica atrás também! Ótima pedida e fica num bairro encantador de dar umas voltas!
Fernanda
Obrigado Lina por todo o apoio 🙂
Thiciana Ferreira
Lina, assisti em um programa da Band, O Mundo Segundo os Brasileiros, o episódio sobre Paris, em que uma moça brasileira, mostrou um local onde você leva sua baguete e eles montam seu sanduíche com o queijo que você escolhe. Você conhece algum lugar tipo esse em Paris? Fiquei super curiosa pois o valor era bom e os queijos me pareceram ótimos!