Ao longo desses anos de interação com os nossos leitores, percebemos que o primeiro impulso dos brasileiros que vêm à Paris é procurar por hotéis de nomes conhecidos, como por exemplo os da rede Accor: ibis, Mercure, Pullman etc.
De fato, ao optar por um ibis, sabemos exatamente o que encontrar: quartos limpos e novos, bons preços, profissionalismo no serviço. Geralmente, não tem erro.
Por outro lado, os ibis e Pullmans da vida são hotéis imensos – o que destoa do charme de Paris. Ao contrário dos Estados Unidos, nada aqui é gigantesco. Tive a oportunidade de me hospedar no Pullman Montparnasse (19 rue Commandant René Mouchotte | 75014, clique aqui para reservar) em setembro 2013. A localização é ótima, ao lado do metrô Montparnasse. Mas sem charme, numa rua de prédios novos, que nos dá a impressão de estarmos fora de Paris.
Tudo era novinho em folha, com decoração contemporânea e quartos e banheiros imensos para os padrões de Paris. Wi-fi ultra veloz.
Café da manhã super completo, com opções para todos os gostos, culturas e nacionalidades. Mas, para conseguir entrar no imenso salão lotado do café da manhã, era preciso enfrentar 15 minutos de fila. A mesma espera para conseguir pegar um dos 6 elevadores do hotel.
Apesar disso, não tenho reclamação do hotel e o recomendaria para aqueles que procuram o padrão das grandes redes. É, sim, um bom hotel. Clique aqui caso queira reservá-lo. O mesmo vale para o ibis (clique aqui e leia nosso artigo com dicas de 13 ibis bem localizados em Paris).
Mas prefiro as experiências mais intimistas e autênticas dos pequenos hotéis. Em Paris, há uma infinidade desses pequenos hotéis que não fazem parte de grandes redes. São hotéis familiares, de um dono ou de um pequeno grupo. São marcas que não conhecemos no Brasil. Já falamos de vários deles aqui no blog.
Optar por um desses hotéis é mais arriscado. Por outro lado, se a escolha é bem feita, a experiência da hospedagem pode ser muito mais gratificante. Por que? Porque os pequenos hotéis conseguem ter uma localização perfeita, em pequenas ruas charmosas dentro dos bairros. Porque por serem pequenos, o serviço é mais pessoal. Porque a decoração costuma ser menos impessoal. Porque nesses pequenos hotéis a experiência de estar em Paris começa dentro do quarto.
Mas… os quartos costumam ser bem pequenos, os preços são menos competitivos e é mais fácil errar.
Enfim, qual das duas opções escolher? Não tem uma resposta, depende de cada um. A única coisa que é fundamental é a localização: escolha sempre um hotel no centro de Paris.
Veja também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
90 Comentários
Anderson Pereira
Sempre fico no Aviatic hotel. Faz parte do grupo de hotéis que integram os hotéis do charme (na verdade, não sei se ainda está). Essa nomenclatura e avalizada periodicamente pelo governo francês. Vale muito a pena! http://www.paris-hotels-charm.com/index.php
Ariane
“Onde me hospedar?”. Foi a pergunta que, no final das contas, me fez conhecer a “divisão” de Paris, os dois lados do Sena, as regiões, etc… Não que eu já saiba tudo, mas foi a pergunta que me ajudou a estudar e conhecer melhor Paris, e hoje já sei exatamente onde fica o hotel que acabei escolhendo só de bater o olho no mapa da cidade.
E afinal, qual foi o hotel? Ariane Montparnasse. Sim, no meio da ideia dos ibis da vida, descobri este hotel que tem meu nome. E depois de ter visto todas as fotos e comentários possíveis, me apaixonei. Os apartamentos não parecem ser muito espaçosos. Mas vou sozinha, então não preciso de muito espaço. E o tema da decoração: “o tempo”. Perfeito para a pessoa que está morrendo de ansiedade para ir logo à Paris.
Enfim… Fico feliz por ter encontrado uma hospedagem com minha identidade (mesmo… até o mesmo nome rsrsrs), com um valor bem apropriado, no bairro que eu preferia. E não apenas um “custo X benefício”.
Beijos!!
Elga Buck
Estive em Paris em 2009 e fiquei hospedada no Hotel Lautrec Opera. Um 3* extremamente bem localizado, em rua tranquila, limpo e acolhedor. Os quartos não eram de fato os maiores, porém, eram silenciosos e tinham excelentes camas, além de banheira. Com café da manhã as tarifas ficam em torno de 112 Euros para apartamento duplo ou twin (valores atualizados)! O que mais gostei foi a localização (próximo à metrô, supermercado, padaria, sushi, galerias) e o bom atendimento na recepção. Ficaria lá novamente.
Ana
Obrigada, Rodrigo! Abraço.
Ana
Boa noite! Gosto muito do Conexão paris, parabéns pelo site! Irei para Paris em abril e estou em dúvida entre 2 hoteis: Ibis Paris Tour Eiffel Cambronne 15ème e o Ibis Paris Bastille Opera 11ème… Qual dos dois possui a melhor localização? Se souberem responder, agradeço!
Rodrigo Lavalle
Ana, o primeiro hotel fica próximo à Torre Eiffel em uma região pouco animada. O segundo fica em uma região mais agitada e próximo a Praça da Bastille onde você pode pegar várias linhas de metrô (inclusive a linha 1 “turística”).
Abraços.
Marconi
Dica: Se for reservar pelo Booking, vá no site Zooking.com.br
Ele recebe uma comissão do Booking e te devolve 75% da comissão. Na prática, você paga menos pela hospedagem. Legal!
Luciana Monteiro
Amigos estou indo para paris em fevereiro com um casal de amigos minha filhinha de 4 anos e a baba.
Me fiquei em apart hoteis e selecionei agora 2 o le prince regente em frente a universidade de souborne e o citadines próximo a gare de lyon.
O ponto e que preciso de pelo menos 2 quartos separados, espaço e um local seguro que eu possa sair a noite e deixar minha filha com a baba.na ultima vez que fiquei em paris fiquei em quartier latin e adorei nas desta vez estou com esta dificuldade já que meus critérios de seleção estao msis criteriosos
Alguma dica?
Abraco e grata
Luciana
Rodrigo Lavalle
Luciana, em termos de tranquilidade o Le Prince Regent fica em uma área melhor. Pelo que eu pude ver no site, eles têm suítes com 2 quartos.
Abraços!
Roberta Mel
Obrigada Rodrigo! Adoro o blog e as dicas de vocês!!! Abraços!!!
Edson
Ah foi bem ruim a atitude do recepcionista do Marcello Brito. Mas, pelo menos a situação foi poética no final.
Roberta Mel
Olá, irei pela primeira vez a Paris em maio/14 e estou em dúvidas de onde ficar. Tenho a opção do Ibis Styles Paris Cadet Lafayette, perto da estação Cadet ou o My Hotel in France La Marais, perto da estação Saint Sebastien Froissart. Qual a melhor região para se hospedar para um casal? Obrigada! Abraços!
Rodrigo Lavalle
Roberta, eu gosto mais da região do 2° hotel: mais animada, cool e jovem.
Abraços.