Ao longo desses anos de interação com os nossos leitores, percebemos que o primeiro impulso dos brasileiros que vêm à Paris é procurar por hotéis de nomes conhecidos, como por exemplo os da rede Accor: ibis, Mercure, Pullman etc.
De fato, ao optar por um ibis, sabemos exatamente o que encontrar: quartos limpos e novos, bons preços, profissionalismo no serviço. Geralmente, não tem erro.
Por outro lado, os ibis e Pullmans da vida são hotéis imensos – o que destoa do charme de Paris. Ao contrário dos Estados Unidos, nada aqui é gigantesco. Tive a oportunidade de me hospedar no Pullman Montparnasse (19 rue Commandant René Mouchotte | 75014, clique aqui para reservar) em setembro 2013. A localização é ótima, ao lado do metrô Montparnasse. Mas sem charme, numa rua de prédios novos, que nos dá a impressão de estarmos fora de Paris.
Tudo era novinho em folha, com decoração contemporânea e quartos e banheiros imensos para os padrões de Paris. Wi-fi ultra veloz.
Café da manhã super completo, com opções para todos os gostos, culturas e nacionalidades. Mas, para conseguir entrar no imenso salão lotado do café da manhã, era preciso enfrentar 15 minutos de fila. A mesma espera para conseguir pegar um dos 6 elevadores do hotel.
Apesar disso, não tenho reclamação do hotel e o recomendaria para aqueles que procuram o padrão das grandes redes. É, sim, um bom hotel. Clique aqui caso queira reservá-lo. O mesmo vale para o ibis (clique aqui e leia nosso artigo com dicas de 13 ibis bem localizados em Paris).
Mas prefiro as experiências mais intimistas e autênticas dos pequenos hotéis. Em Paris, há uma infinidade desses pequenos hotéis que não fazem parte de grandes redes. São hotéis familiares, de um dono ou de um pequeno grupo. São marcas que não conhecemos no Brasil. Já falamos de vários deles aqui no blog.
Optar por um desses hotéis é mais arriscado. Por outro lado, se a escolha é bem feita, a experiência da hospedagem pode ser muito mais gratificante. Por que? Porque os pequenos hotéis conseguem ter uma localização perfeita, em pequenas ruas charmosas dentro dos bairros. Porque por serem pequenos, o serviço é mais pessoal. Porque a decoração costuma ser menos impessoal. Porque nesses pequenos hotéis a experiência de estar em Paris começa dentro do quarto.
Mas… os quartos costumam ser bem pequenos, os preços são menos competitivos e é mais fácil errar.
Enfim, qual das duas opções escolher? Não tem uma resposta, depende de cada um. A única coisa que é fundamental é a localização: escolha sempre um hotel no centro de Paris.
Veja também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
90 Comentários
Bruno Rodrigues
Fiquei com minha familia uma semana no Novotel Les Halles em dezembro passado. Moderno, silencioso, acolhedor e com um restaurante amplo e bonito, o La Table. Com a reinauguracao da area de Les Halles em 2014, entao, sera a perfeicao!
Madá
Decisão difícil !!! Já experimentei vários estilos. Eu escolho de acordo com a duração da viagem: apto alugado, hotel de charme e cadeia, porém o mais importante pra mim é a localização. Gosto de poder fazer muita coisa a pé.
Eymard, viajei com seu texto.
Marcello, o mesmo aconteceu comigo no Emille (acho que é 3 estrelas) qdo pedimos o taxi na chuva eles falaram para ir até o ponto (com malas não é muito trivial) só que o horário pra gente era tranquilo.
Tâmara
Oi Lina. Estou indo para Paris em março de 2014 e pretendo ficar hospedada no hotel Ibis Stylle na Rue Pierre Semard 75009. Gostaria de saber se a localização é boa para os principais pontos turísticos de lá? E saber se é seguro.
Rodrigo Lavalle
Tâmara, a região é boa, residencial e com opções de restaurantes por perto. O hotel fica perto da fofa Praça Montholon mas não muito perto do “centro turístico”, são 30 minutos de caminhada até o Louvre. Em compensação a linha 7 do metrô, que passa próximo ao hotel, te deixa em frente ao Louvre e, a partir dali, você faz tudo a pé.
Abraços.
Amelia
3 experiencias diferentes, todas ótimas:
na primeira vez, aluguei um apartamento por 10 dias, na segunda, fiquei 4 dias no Adagio Tour Eiffel com mini cozinha e na ultima vez 2 noites em hotel pequeno próximo a uma gare. Acho que me animo só de estar em Paris!!!
Nick
Atualmente quando estou em Paris, prefiro ficar em apartamentos alugados. Mas quando ficava em hotéis, sempre preferi os hotéis pequenos, claro que já caí em roubadas, mas todas contornáveis. Tem uma rede de hotéis a Campanile, creio que seja francesa, que eu já me hospedei uma vez perto da Torre Eiffel. Apesar de ser um hotel de rede, era relativamente pequeno e com um atendimento acolhedor.
Andrea
Silvia Miranda, e…qual foi o hotel que vc ficou?
Pretendo ir em Maio de 2014, preciso de um hotel para um bom sono e um com um bom chuveiro e limpinho!!!! rssrsr é minha primeira viagem a Paris.
E tb precisa ser barato! Quem tiver sugestões…posta por favor! gde abraço!
Rodrigo Lavalle
Andrea, leia na categoria DORMIR aqui no Conexão Paris, dicas de hotéis bons e baratos: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-dormir/hoteis-bom-e-barato-paris/ e de albergues igualmente bons: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/encontre-tambem-dormir/albergues-em-paris/.
Abraços.
Sergio Luis de Carvalho
Para mim, lamentavelmente, tenho de generalizar: hotéis pequenos e “de charme” não têm charme nenhum, normalmente são apenas “fachada” e ainda, notório o mau atendimento deles, como no exemplo dado pelo Sr. Marcello Brito. Um desrespeito com quem paga a conta, o cliente, que espera ser bem atendido, mas…é tratado com desprezo.
Comigo, das vezes que tentei, não tive boas experiências, motivo pelo qual resolvi que não fico mais neste tipo de hotel. Só não processei porque daria muito trabalho e custaria muito ajuizar um processo em outro país.
Ou seja, em que pese saber que há adeptos fervorosos dos “hotéis de charme”, assumo que, por ora, não são para mim, até que, talvez algum dia, venha a ser convencido do contrário.
Mauricio Christovão
Consultar o Trip Advisor é uma boa idéia, se você não conhece bem a cidade, principalmente se houver muitos comentários, o que dá uma média mais segura. Fizemos isso na nossa última viagem e não erramos muito…Foram quatro cidades diferentes na França em 22 dias e correu tudo dentro do esperado. O que não dá para prever é a simpatia e a atenção da equipe, ou o contrário, mas os hotéis escolhidos não decepcionaram.
Priscilla
Oi Lina, tudo bem?
Estou indo com meu esposo para paris em fevereiro do próximo ano e estamos pensando em nos hospedar no Kyriad Italie Gobelins. Gostaria de saber o que acha do hotel e da região.
Obrigada e abraços!
Rodrigo Lavalle
Priscilla, esse região é boa porém meio boba. Mas você consegue ir andando até a rue Mouffetard (muitos comércios locais típicos) e de lá chega até o Panteão e o Jardin de Luxembourg.
Abraços.