Ao longo desses anos de interação com os nossos leitores, percebemos que o primeiro impulso dos brasileiros que vêm à Paris é procurar por hotéis de nomes conhecidos, como por exemplo os da rede Accor: ibis, Mercure, Pullman etc.
De fato, ao optar por um ibis, sabemos exatamente o que encontrar: quartos limpos e novos, bons preços, profissionalismo no serviço. Geralmente, não tem erro.
Por outro lado, os ibis e Pullmans da vida são hotéis imensos – o que destoa do charme de Paris. Ao contrário dos Estados Unidos, nada aqui é gigantesco. Tive a oportunidade de me hospedar no Pullman Montparnasse (19 rue Commandant René Mouchotte | 75014, clique aqui para reservar) em setembro 2013. A localização é ótima, ao lado do metrô Montparnasse. Mas sem charme, numa rua de prédios novos, que nos dá a impressão de estarmos fora de Paris.
Tudo era novinho em folha, com decoração contemporânea e quartos e banheiros imensos para os padrões de Paris. Wi-fi ultra veloz.
Café da manhã super completo, com opções para todos os gostos, culturas e nacionalidades. Mas, para conseguir entrar no imenso salão lotado do café da manhã, era preciso enfrentar 15 minutos de fila. A mesma espera para conseguir pegar um dos 6 elevadores do hotel.
Apesar disso, não tenho reclamação do hotel e o recomendaria para aqueles que procuram o padrão das grandes redes. É, sim, um bom hotel. Clique aqui caso queira reservá-lo. O mesmo vale para o ibis (clique aqui e leia nosso artigo com dicas de 13 ibis bem localizados em Paris).
Mas prefiro as experiências mais intimistas e autênticas dos pequenos hotéis. Em Paris, há uma infinidade desses pequenos hotéis que não fazem parte de grandes redes. São hotéis familiares, de um dono ou de um pequeno grupo. São marcas que não conhecemos no Brasil. Já falamos de vários deles aqui no blog.
Optar por um desses hotéis é mais arriscado. Por outro lado, se a escolha é bem feita, a experiência da hospedagem pode ser muito mais gratificante. Por que? Porque os pequenos hotéis conseguem ter uma localização perfeita, em pequenas ruas charmosas dentro dos bairros. Porque por serem pequenos, o serviço é mais pessoal. Porque a decoração costuma ser menos impessoal. Porque nesses pequenos hotéis a experiência de estar em Paris começa dentro do quarto.
Mas… os quartos costumam ser bem pequenos, os preços são menos competitivos e é mais fácil errar.
Enfim, qual das duas opções escolher? Não tem uma resposta, depende de cada um. A única coisa que é fundamental é a localização: escolha sempre um hotel no centro de Paris.
Veja também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
90 Comentários
Bianca
Realmente a escolha de grandes redes ou pequenos hotéis depende de cada um, mas a localização é fundamental!!
EYMARD
Escolhas. Ja me hospedei tambem no Pulmman (que na época era Meridien). Outra época e outras escolhas (viagem em familia). De preferencia, prefiro os pequenos e não acho que hotel seja so para dormir. Gosto de voltar para um lugar bacana, que me sinta bem. Gosto de sentar no bar; de bater um papo com o pessoal que trabalha no hotel. Gosto de um café da manhã tranquilo. Gosto de lugar limpo e banheiro novo. Gosto de lugar onde eu possa caminhar ao redor e encontrar pequenos lugares (porisso não gosto muito de me hospedar nas grandes avenidas; prefiro as ruas laterais). Gosto de abrir a janela e ter alguma vista para lembrar depois. Enfim, como disse, viajar é carregar as lembranças de todos os lugares por onde se passa ou se fica. A escolha do hotel, para mim, já é uma viagem.
Cleusa G. de carvalho
Estive em Paris , a última vez, agora em agosto de 2013, me hospedei no Mercure, adorei o hotel, a receptividade, o atendimento no bar do hotel , e ao lado tem um charmoso café muito frequentadi durante a noite. Adorei.
Edilson
Minha experiência no Pullman Montparnasse foi positiva. Na ultima passagem lá cheguei de trem de Bordeaux. A Gare fica ao lado, dispensando taxi, transfer…..
Várias linhas de metro passam por esta estação, facilitando a locomoção. Tem também uma Galeria Lafayete, menor e com menos opção que no endereço mais conhecido, mas sem o tumulto também.
Sandra
Me hospedei no Best Western Premier Lhorset Opera em julho, recomendo!!
Ao lado da Opera e 10m a pé, no maximo,do Louvre.Otimo atendimento, café ,quartos silenciosos e completos…Voltaria com certeza!!!
orlando belém
Estive em Abril do ano passado no Pullman Montparnasse após já ter ficado em outros hotéis em Paris. Achei o custo/benefício excelente para a proposta da viagem que estava realizando. O café da manhã é farto e não experimentei dificuldades quanto ao atendimento e os transtornos com elevadores foram mínimos. Fiquei surpreso com a amplitude dos apartamentos, considerando o preço. Claro que a rede de hotéis em Paris apresenta um número incalculável de opções, mas achei este hotel muito bom. Penso que a escolha tem muita correlação com a proposta da viagem.
Fernanda Batistella
Ficamos no Hotel Marignan próximo a etoile – Arco do Triunfo (50m do metro) SENSACIONAL! Pequeno, todo novinho, suuuuper bem localizado, atendimento primoroso! Recomendo demais!! http://www.hotelmarignanelyseesparis.com/en/
Rochele
Lina! Concordo que as grandes redes não são a melhor opção quando se trata de Paris, no entanto, estive em março deste ano em paris e escolhi (em função de preços e localização) a rede Best Western e hospedei-me no beste Western Opéra Richepanse que fica ao lado da Madeleine e no centro dos acontecimento sde Paris. O hotel é pequeno, com decoração ao estilo parisiense e o café da manhã tem uma variedade mesmo sendo bem pequeno. Dentro deste contexto, muito embora se trata de uma grande rede de hotéis a experiência equivaleu à hospedagem em um hotel boutique com a facilidade de estar próximo aos melhores lugares de Paris. Um prazer ler o blog! Sou super assídua!! Bjão
Sílvia Miranda
Sei exatamente o que é isto porque fiquei nesta dúvida na hora de me programar para minha ida em setembro deste ano… Não queria gastar muito porque sabia que iria ao hotel apenas para tomar um banho e dormir! O foco era bater perna por Paris! Após analisar avaliações de leitores por aqui e pelo Booking.com optei por um hotel pequeno mas bem localizado (em frente a uma estação de metrô). Foi muito bom! Me senti amparada em outro país. Tiraram minhas dúvidas quanto a qual o melhor trajeto e me deram boas dicas da cidade. Uns amores! Voltaria a me hospedar lá!
Fernando Tenório
Quando estive em paris em maio passado me hospedei no Hôtel New Orient, 16 Rue de Constantinople 75008 Tél : +33 (0)1 45 22 21 64
Achei fantástico, pequeno, intimista, atendido pelos simpaticíssimos proprietários, quarto com varandinha com flôres na sacada, elevador e ar condicionado, localização excelente entre as estações Europe e Villiers do metrô e diárias de 128 euros na época. Recomendo, é um dos mais bem votados no Tripadvisor, foi lá que peguei a indicação. Sem dúvida, qundo voltar à Paris, ficarei nele novamente.