Foto: Francisco Assis Andrade
Poderíamos criar dois grupos.
O primeiro, aqueles que gostam de uma mesa, uma cadeira confortável e uma refeição degustada com prazer. Neste grupo os franceses com 2h15 minutos por dia assentados diante de entradas, pratos e sobremesas. Seguidos pelos italianos e os belgas.
O segundo, aqueles que preferem um rápido sanduíche, uma refeição leve servida em pé no balcão de um café, uma pequena pausa quiche/salada. Neste grupo os noruegueses e os finlandeses. Estes últimos gastam menos de 1 hora por dia com as refeições.
Eu oscilo entre os dois grupos. Às vezes gosto de um longo ritual – e as suas inevitáveis consequencias – as conversas rolando, os vinhos descendo e as cabeças subindo. No dia a dia aprecio a saladinha leve e ligeira e o sanduíche coca zero finalizado em 20 minutos.
Me indago sobre os resultados de uma pesquisa similar no Brasil. Visto a diferença cultural entre as nossas regiões e as diferenças econômicas da população, os resultados seriam absolutamente falsos se fossem gerais.
E se para o Brasil mudássemos a característica da unidade de medida? Deveríamos medir o tempo passado a beber cerveja em torno de uma mesa e a pesquisa seria feita nas calçadas em frente do mar, nos bares espalhados Brasil afora, nas vendas em beiras de estradas empoeiradas. Com certeza chegaríamos a índices elevados de tempo de sociabilização.
Como os franceses.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
45 Comentários
HUGO DE CARVALHO
MARINA:
Tem razão – NE ME QUITTE PAS
Parece que hoje não estou inspirado
Beth
Fabiana
Para matar as saudades das comidinhas nacionais e internacionais dá uma olhada no http://www.comensais.com.br
Dodô, Eymard e outros são colaboradores.
Abs.
A C SANCHEZ
Aqui em casa também perdemos um pouco o hábito de ficar muito tempo à mesa, infelizmente. Ainda mais agora que os filhos estão longe e ficamos sós novamente. Mas quando vamos a um bom restaurante, principalmente nas nossas viagens, aí sim deixamos o tempo passar. Acho que as refeições nas viagens fazem parte da nossa experiencia de conhecimento, principalmente quando optamos pela comida típpica do lugar e depois não mais se apagam das nossas lembranças!!
Comer(bem) é muito mais que alimentar o corpo, é uma experiencia sensorial inigualável!!!
abs. SANCHEZ
jose mauricio
Depende da comida(eda bebida), depende do lugar e da ocasião e depende da companhia, e do tempo disponível, é claro! Quase todos os dias almoço no Centro do Rio, onde não faltam boas opções, e depois vou beber um expresso com os colegas, num papo que me dá muita satisfação. Mesmo no nosso dia a dia dá para obtermos prazer na convivência à mesa.
Marina
Francy e Hugo de Carvalho:
NE ME QUITTE PAS
Madá
Fabiana Bee, a Lina só vai na boa …
Também virei fã das Tartes, valeu a dica do sorvete! Você provou o beurre sallee do Berthillon ?
Segue o link do blog Comensais da Beth e Dodô com a palavra do nosso presidente:
http://www.comensais.com.br/no-encalco-de-obama.htm
Fabiana - BEE
Olá!!
Alguém poderia me passar o blog do Eymard..fiquei interessadíssima pelo tema!! =)
Não tenho conhecimentos profundos sobre o assunto, mas existe áreas da antropologia que estudam o ato de comer, desde o que, até onde e como, além de outros aspectos.. acho interessantíssimo, porque relaciona a comida que se come com a identidade social de um povo, que faz todo sentido!! E o tempo gasto nesta tarefa realmente muda muito dependendo de todas as possibilidades, muitas delas citadas nos comentários anteriores,,.
Sinto muito falta da comida do Brasil, sou do interior de São Paulo, e estou em Paris, mas adoro descobrir novos lugares para comer aqui..muitas vezes sozinha, e adoro voltar em muitos deles que ganham uma cliente de carteirinha..rs..na maioria das vezes como no restaurante que trabalho e a comida oferecida não me apetece muito, tanto que em 5 meses já emagreci 7 kg!! E olha que não resisto a Haagen Das ou Amorino!!
Lina, adoro as suas dicas!! Fui na Tartes Kluger e no The Mylk, adorei o conceito de yogurteria e as tortas, mas o sorvete do Tartes Kluger não comam, de sobremesa optem por uma torta doce ou deixem para comer um belo sorvete da HD ou Amorino!!
Abs!!
HUGO DE CARVALHO
LINA:
A taça de vinho está aqui ao meu lado, enquanto degusto o Conexão Paris (agora um Rioja, espanhol). Gostei do Post da Francy. Também achei muito bom o artigo do Eymard no Comensais.
HUGO DE CARVALHO
OLÁ FRANCY
Também sou fã da Piaff; porém, se ainda não ouviu, ouça Je ne quite pas interpretada pela nossa MAYSA. Não deve nada (os franceses concordaram).
Maria das Graças
Marcela, voce disse tudo. É mesmo uma pena que tenhamos assimilado em toda a sua plenitude a cultura americana. Cidades, comida, vestimenta, consumismo, cinema, televisão, etc, etc. Penso que tenho pelo menos 20 anos, ou um pouco menos, para curtir a Europa como ela é. Espero ter a chance de aproveitá-la até a última gota. Sim, porque lá na França, Italia e Portugal (não conheço a Espanha) ainda me sinto em casa. O nordeste brasileiro (Ceará) da minha época tinha um ar europeu. E quando eu estou lá, como durante o último mes de junho em Paris, ainda me sinto em casa. O jeito de vestir, de ser, de se comportar, de viver, de comer, as dificuldades e carências. Dai a valorização das coisas simples da vida. Não precisamos de tanta exorbitância para vivermos bem.