Quando e como conhecer os jardins de Monet em Giverny? Assim como Versailles e a Catedral de Chartres, Giverny está na lista dos passeios imperdíveis perto de Paris. Por isso anote nossas dicas para que sua visita à casa e aos jardins de Monet seja perfeita.
Veja no final do artigo as várias opções de chegar à Giverny saindo de Paris.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Fondation Claude Monet
Quando visitar a Fondation Claude Monet
O museu abre suas portas no início da primavera, no final de março, e fecha suas portas no inverno, geralmente dia 1° de novembro.
Nós já o visitamos no final do outono e achamos o jardim lindo (leia aqui).
Visitamos também em plena primavera, final de maio e início de junho, em plena floração. Neste momento ele é particularmente bonito.
E o revisitamos agora, dia 18 de abril de 2018.
Fondation Claude Monet
Neste início de primavera de 2018 o achamos menos florido.
Atenção, vale a pena visitá-lo em qualquer estação do ano! Mas se puder escolher, chamamos a atenção para este detalhe: não vá muito cedo, espere a primavera se instalar com calma. Desta vez as maravilhosas glicínias e as famosas roseiras vermelhas não estavam ainda floridas.
Casa de Claude Monet
Das outras vezes fizemos um bate e volta rápido que incluiu somente a visita da casa e dos jardins do famoso pintor. Esta é a escolha de quase todos os turistas.
Desta vez decidimos uma visita longa, das 8h00 às 17h00.
Musée des Impressionnismes em Giverny
Bate e volta rápido ou o dia inteiro
Além da Fondation Claude Monet, Giverny possui outro museu que merece ser conhecido: Museu dos Impressionismos – Musée des Impressionnismes. Bonito e elegante museu fundado em 1992 com o propósito de divulgar as origens e a influência geográfica do impressionismo.
Ele organiza exposições que explicam a história do impressionismo, do pós-impressionismo e seu impacto na arte do século XX fora das fronteiras francesas.
Encontramos nos bonitos e floridos jardins deste museu um restaurante agradável, com imensa varanda atraente.
E também, um food truck, um espaço mais descontraído para lanches rápidos.
Jardins do Musée des Impressionnismes
A segunda razão de dedicar um dia inteiro ao passeio é Giverny em si: minúscula, deliciosa e bucólica cidade na fronteira da Normandia.
De um lado e do outro da sua rua principal – tão florida quanto os famosos jardins – encontramos simpáticos restaurantes, ateliês de artistas, lojas de lembrancinhas e o Musée des Impressionnismes.
Fondation Claude Monet
Organização do dia
Saindo de Paris às 8 horas e partindo de Giverny às 17h visitamos com calma todos os jardins de Monet e sua famosa casa colorida. Tivemos tempo suficiente para muitas fotos e stories.
Após almoço tranquilo e prazeroso, flanamos pela rua principal de Giverny com direito à várias pausas lembrancinhas.
Giverny
Descobrimos a elegância do Museu dos Impressionistas e marcamos na agenda uma volta para almoçarmos, em dia ensolarado, na varando do restaurante do museu.
Em torno das 16h15 pegamos o caminho que nos conduzia ao estacionamento para pegarmos o ônibus que nos levaria de volta até a estação de trens de Vernon, onde pegamos o trem para Paris.
Como ir de Paris até Giverny:
1) Opção tradicional:
- Ir de trem por conta própria: compre uma passagem para a cidade de Vernon (clique aqui para verificar horários e preços e comprar sua passagem). O trem sai de Paris da estação Saint Lazare e você deve descer em Vernon. A distância entre Vernon e Giverny é de 7 km. Você tem várias opções para este percurso: pegar um ônibus especial que sai à cada 15 minutos da estação de trem de Vernon e vai até Giverny (confira horários e preços aqui); pegar um táxi e por fim escolher… pé na estrada, é pertinho.
2) Opção confortável:
- De ônibus de turismo: maneira confortável, prática e econômica. Existe a visita livre de meio dia que inclui bilhete de entrada, audioguia e transporte de ida e volta de Paris em ônibus especial, clique aqui para saber mais e fazer sua reserva.
3) Vem com a gente nessa opção super charmosa:
- De bicicleta no passeio do Conexão Paris Viagens. Pegamos o trem em Paris e vamos até a cidade de Vernon. Em Vernon, começa o passeio de bicicleta, por uma linda ciclovia, até Giverny. Clique aqui para saber mais. Em 2022, o passeio acontece todas as quartas-feiras.
Ingresso para a casa e jardins de Monet em Giverny:
- No site oficial da Fondation Claude Monet. Preço: 12€ (adultos) e 7,50€ (menores de 18 anos).
Ingressos para outros museus em Paris com obras de Monet:
- Ingresso para o Museu d’Orsay, clique aqui.
- Ingresso para o Museu Orangerie, clique aqui.
- Ingresso para o Museu Marmottan, clique aqui.
Leia também outros artigos sobre Giverny e a casa e os jardins de Monet:
- Giverny: a casa e os jardins de Monet
- A casa e os jardins de Monet em Giverny, nos arredores de Paris
- A evolução dos jardins de Monet em Giverny, mês a mês
- Vale a pena visitar Giverny no outono?
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
20 Comentários
Cristina
Olá! Parabéns pelo site! Estou indo com meu marido e 2 crianças de 14 anos para Paris de 14 a 24 de julho de 19.Gostaria de dicas para melhor explorar a cidade numa época de calor e com volume de turistas bastante gde. Uma de minhas dúvidas é se vale a pena sair do centro de paris para arredores. E se positivo, quais seriam.
Desde já agradeço !!
Rodrigo Lavalle
Cristina, as atividades específicas do verão são basicamente flanar pelos jardins e parques de Paris e fazer muitos piqueniques. Como vocês vão ficar 10 dias, vale a pena dar uma voltinha nos arredores da cidade. Além de Giverny e o castelo de Versailles, há várias outras opções, clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto. Leia também nossos artigos com dicas de programas para crianças e adolescentes em Paris, clique aqui.