Transformo em artigo um comentário do Eymard, uma resposta dada a um jovem casal, sobre onde se hospedar em Paris.
Grande conhecedor da capital, Eymard fez um resumo desta dúvida atroz: qual o melhor bairro parisiense para se hospedar?
Foto: Sérgio T. Gonçalves
Não há um lugar melhor para ficar em Paris. Há lugares e interesses.
Pesquise. Pesquise muito. Viaje antes da viagem.
Há os que gostam da região do Étoile – região elegante, próxima do Arco do Triunfo e da avenida Champs Elysées.
Há os que gostam do Marais, região movimentada, cheia de pequenos ateliês, bistrôs, gente jovem nas ruas.
Ou da Bastille, que anda revigorada, área muito jovem e animada com o seu boulevard Beaumarchais se transformando em encontro dos descolados.
Há os que ficam entre a Madeleine e Opéra, um dos centros da gastronomia chic de Paris.
Há os apaixonados pela margem esquerda e a famosa Saint Germain, região cheia de bistrôs, restos, charme das antigas.
Há os que preferem o Quartier Latin por causa da proximidade do Jardim de Luxemburgo ou da Sorbonne.
E ainda há os bairros mais afastados: Montparnasse, bairro tradicional com bons restaurantes e Montmartre, a região da boêmia, dos cabarés e sex-shops. Eu acho (como já vi a Lina também falar aqui) que a região da Torre Eiffel e a de Montparnasse, para um casal jovem, são paradas!
Portanto, se a preferência for a margem esquerda do Sena, eu apostaria em algum lugar entre Saint Germain e Quartier Latin. Se a preferência recair sobre a margem direita, eu apostaria no Marais, na Bastille, na Madeleine/Opéra ou Étoile.
Andem muito em Paris, mas não se esqueçam de escolher um hotel que tenha metrô por perto. Sempre ajuda em momentos de chuva e cansaço total após as longas caminhadas turísticas.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Tudo sobre os bairros e as regiões de Paris
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
- Características dos bairros de Paris
Conheça os apartamentos para alugar em Paris da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1149 Comentários
Luciano Galvão
Olá, minha filha vai fazer um intercâmbio e ficará na residência estudantil FIAP – JEAN MONET em Montparnasse. O alojamento e a escola funcionam no mesmo prédio o que evita deslocamento. A minha questão é a respeito do bairro se é seguro e se é interessante porque quanto aos deslocamentos nas horas livres serão fáceis por conta do metrô que fica ao lado. Desde já agradeço.
Rodrigo Lavalle
Luciano, a região de Montparnasse e segura e relativamente central. Na estação Montparnasse – Bienvenue é possível pegar várias linhas de metrô úteis para o turismo.
Abraços.
Lara
Rodrigo, todas as suas dicas são valiosíssimas, obrigada por gastar tempo do seu dia também nos respondendo aqui.
Estou vendo um hotel na Rue Maison Dieu no 14º arrondissement, perto da estação Gaité. O que você acha desse local? É seguro andar a noite?
Rodrigo Lavalle
Lara, é segura mas eu acho um;pouco afastada do centro turístico da cidade. Você terá sempre que usar o transporte público para ir e vir. Ao mesmo tempo isso não é um problema pois a rede de metrôs é extensa, rápida e fácil de usar.
Abraços.
Marina
Oi Rodrigo! Nunca fui à Paris e estou completamente perdida com tantas opções, por favor, me dá socorro! Vou em lua de mel passar o natal (somos um casal jovem) e lendo em blogs vi que pra nós os melhores bairros seriam entre o 3 e 6. é isso mesmo? Gostei muito de um apartamento próximo à Place Des Vosges, Marais. Você considera esse um bom lugar?
Obrigada desde já!
Rodrigo Lavalle
Marina, do 1 ao 9 é tudo bom, alguns são mais centrais que outros. O Marais é uma região ótima, linda, animada, segura e relativamente central. Veja o vídeo que fizemos sobre ela: https://www.conexaoparis.com.br/2014/03/06/o-marais-em-imagens/.
Abraços.
Rosemeire
Olá! eu e minha filha estaremos indo a Paris de novo, porém não ficaremos em Hotel dessa vez estamos pensando em alugar um apartamento em BOULEVARD ÉMILE AUGIER, PARIS 16° por 90 dias, mas estamos inseguras com relação ao local será que poderia me ajudar? abraços
Rodrigo Lavalle
Rosemeire, o 16° arrondissement é todo seguro, sofisticado e calmo, predominantemente residencial. O incômodo é que ele fica afastado do centro turístico da cidade. Vocês terão sempre que se deslocar de transporte público.
Abraços.
Karen
Olá. Adorei o blog!
Ficarei durante o mês todo de janeiro em Paris, locando um apartamento pelo Airbnb, mas estou na dúvida entre 2 locais. 1 dos apartamento fico no republique, não é tão confortável quando o segundo que fica em montmatre.
Aceito sua ajuda… Para uma brasileira, que vai pela primeira vez a Paris, qual me indica pela localização, acessibilidade e segurança?
Obrigada.
Karen
Rodrigo Lavalle
Karen, a região da Place de la République é mais central e com mais opções de metrô. Dependendo da localização do apartamento em Montmartre você poderá ficar isolada.
Abraços.
Kamila
Olá Rodrigo! Vc sempre me ajudando… Uma super duvida agora. Vamos passar 11 dias em paris com um bebe de um ano. Para fazer mais coisas a pé , qual endereço indica dos três abaixo ?
1 Rua Du Cherche MIDI ( 6 Eme )
2 Boulevard Du Sebastopol ( 2 Eme )
3 Rua Turbigo ( 1 Eme )
Grata
PS: vamos alugar um ap.
Rodrigo Lavalle
Kamila, apesar da 1ª opção não ser a mais central ela é a melhor em termos de vizinhança.
Abraços.
Claudio Correa
rodrigo
Complementando meu post, o lof é na Rue la fayette ,è um bom lugar?
Muito obrigado
Abs
Rodrigo Lavalle
Cláudio, sim. É bom, seguro, central e com opções de cafés e restaurantes.
Abraços.
Claudio Correa
ola Rodrigo
Parabens pelo site/bloog
Estou prestes a reservar um loft no Bairro Opera
O 90 arrondissement è bom ?
Obrigado
Abs
Rodrigo Lavalle
Cláudio, sim, dependendo da região do 9° arrondissement você vai estar bem central.
Abraços.
Danilo
Rodrigo, parabéns pelo blog e muito obrigado pelas dicas! Já fui bastante para a Europa, mas minha primeira vez em Paris serão 6 dias no final de julho. Vou com minha namorada e queremos encontrar agito, cultura e movimento. Seguindo suas dicas, acho que o Marais parece a melhor opção. O que você diz da Jean-Pierre Timbaud (11e)? É um bom lugar pra ficar (mais especificamente o Cosmos hotel – você conhece?)? Muito obrigado e abraço!
Rodrigo Lavalle
Danilo, o 11e tem muitos bares. A rue Jean-Pierre Timbaud e as ruas próximas (Saint Maur e Oberkampf) possui uma vida noturna bem agitada.
Abraços.
alessandra
Rodrigo boa tarde,
qual dos bairros é mais próximo de uma quantidade maior de pontos turísticos, pois gostaria de fazer a maioria dos passeios a pé apreciando cada pedacinho de Paris.
Abraços Alessandra
Rodrigo Lavalle
Alessandra, fique perto do Louvre/Place de la Madeleine.
Abraços.