Transformo em artigo um comentário do Eymard, uma resposta dada a um jovem casal, sobre onde se hospedar em Paris.
Grande conhecedor da capital, Eymard fez um resumo desta dúvida atroz: qual o melhor bairro parisiense para se hospedar?
Foto: Sérgio T. Gonçalves
Não há um lugar melhor para ficar em Paris. Há lugares e interesses.
Pesquise. Pesquise muito. Viaje antes da viagem.
Há os que gostam da região do Étoile – região elegante, próxima do Arco do Triunfo e da avenida Champs Elysées.
Há os que gostam do Marais, região movimentada, cheia de pequenos ateliês, bistrôs, gente jovem nas ruas.
Ou da Bastille, que anda revigorada, área muito jovem e animada com o seu boulevard Beaumarchais se transformando em encontro dos descolados.
Há os que ficam entre a Madeleine e Opéra, um dos centros da gastronomia chic de Paris.
Há os apaixonados pela margem esquerda e a famosa Saint Germain, região cheia de bistrôs, restos, charme das antigas.
Há os que preferem o Quartier Latin por causa da proximidade do Jardim de Luxemburgo ou da Sorbonne.
E ainda há os bairros mais afastados: Montparnasse, bairro tradicional com bons restaurantes e Montmartre, a região da boêmia, dos cabarés e sex-shops. Eu acho (como já vi a Lina também falar aqui) que a região da Torre Eiffel e a de Montparnasse, para um casal jovem, são paradas!
Portanto, se a preferência for a margem esquerda do Sena, eu apostaria em algum lugar entre Saint Germain e Quartier Latin. Se a preferência recair sobre a margem direita, eu apostaria no Marais, na Bastille, na Madeleine/Opéra ou Étoile.
Andem muito em Paris, mas não se esqueçam de escolher um hotel que tenha metrô por perto. Sempre ajuda em momentos de chuva e cansaço total após as longas caminhadas turísticas.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Tudo sobre os bairros e as regiões de Paris
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
- Características dos bairros de Paris
Conheça os apartamentos para alugar em Paris da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
1149 Comentários
Vanessa
Boa noite Rodrigo! São ótimas as suas dicas. Estou indo num grupo de 4 pessoas no final de agosto para ficarmos 7 dias em Paris. Vamos ficar na Rue Pasquier, Champs Elysees. Foi uma boa escolha? Dois sofrido já conhecem a cidade, eu estou indo pela primeira vez e quero conhecer os principais pontos turísticos, gostamos de fazer bastante coisa a pé. Alguma dica? Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Vanessa, essa localização é boa, central e segura. Você vai conseguir fazer muito passeios a pé.
Como é a sua 1ª primeira vez em Paris e você pretende fazer bastante coisa a pé, eu recomendo o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez. Nele são apresentados 5 roteiros, a serem feitos a pé, passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/.
Lais
Oi Rodrigo, o seu blog é muito bom, obrigada pelas dicas! Viajo com a minha família e pensamos em ficar na Rue du Poissy perto da Notre-Dame e Sorbonne. Mas vimos que fica quase 1h de distância (caminhando) da Torre e alguns outros pontos turísticos. Será que ainda assim vale a pena?
Rodrigo Lavalle
Laís, a Torre é um dos pontos turísticos mas distantes do “centro” de Paris e dos outros pontos turísticos. Ficando nessa rua vocês estarão mais perto do Louvre, ilhas do Sena e Notre Dame do que ficando hospedados perto da Torre Eiffel.
Abraços.
Anna Gabriela Paiva
Boa noite!
Minha viagem será no final do ano, mas já estou começando a pesquisar algumas coisas.. Vi no site do airbnb um studio em um preço razoável, na região próxima à torre Eiffel. Minha maior preocupação é com questão à segurança, então gostaria de saber se é um bairro seguro para andar à noite, por exemplo.
Muito obrigada pela atenção!
Rodrigo Lavalle
Anna, a região ao redor da Torre Eiffel é super segura assim como a maior parte da cidade de Paris.
Abraços.
Estela
Chego em Paris no próximo 12 de abril, o clima estará muito frio, preciso de casaco mais pesado ou posso levar agasalhos de meia estação ?
Rodrigo Lavalle
Estela, casacos de meia estação resolvem. Não sei como o clima estará, antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.
Camilla
Muito obrigada, Rodrigo. Agora só mais uma dúvida, tem uns apartamentos bons também na parte esquerda do rio. Você acha que para uma família com bebê, é melhor ficar na St Honore ou em St Germain próximo a pont Neuf ou nos arredores, próximo a Notre Dame? Eu estou mais preocupada em ficar em um local central, que eu possa passear muito sem depender tanto de Metro, pq sei que com carrinho é complicado, e que a noite também possamos andar por perto do apartamento e sair para jantar e passear um pouco.
Rodrigo Lavalle
Camilla, todos esses locais que você citou são praticamente iguais em termos de distância aos principais locais turísticos. Você vai estar mais próximo de uns e mais longe de outros.
St Germain próximo a Pont Neuf é talvez um pouco mais residencial/menos comercial.
Abraços.
Camilla
Olá, Rodrigo. Gostaria que você me tirasse uma dúvida. Estava quase alugando um apto na St Honore a uma quadra da estaçao Tuileries , mas vi em outro site que dessas regioes melhores para ficar, a 1 e 2 são as mais “feiosas” . Não faço ideia do que fazer e prefiro apto porque estou indo com os meus pais, marido e bebê que terá 11 meses em maio. Achei que ficando perto do Louvre, daria para fazer mais coisas a pé, mas agora não sei mais.
Rodrigo Lavalle
Camilla, essa região é ótima! Super central, com muitas opções de restaurantes e lojas. Vocês poderão fazer vários passeios a pé. A rue Saint Honoré concentra as lojas mais chiques e elegantes da cidade. Mas é uma região cheia de turistas principalmente durante o dia.
Abraços.
Simone
Olá! Irei pela primeira vez a Paris em breve, na segunda quinzena de abril. Eu, minhas filhas (11 e 7 anos) e meus pais. Estamos em dúvida entre o Citadines Saint Germain e o Paris Bastille. Levando em conta apenas a localização e a locomoção, algum deles é muito mais vantajoso que o outro? Ou ambos são similares?
Rodrigo Lavalle
Simone, o Citadines Saint Germain é super central.
Abraços.
Paulo
Ola, tudo bem? Vou a Paris com meus pais no final de maio e estamos procurando um hotel. Nos assustamos um pouco com o preço e por isso partimos para o Airbnb. Não ligamos para luxo pois como será nossa primeira vez em Paris, passaremos mais tempo fora de casa. O que vocês acham da Rue de Sévigné, no Marais? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Paulo, localização excelente. O Marais é um bairro super simpático, animado, com muitas opções de lojas e restaurantes. E é relativamente central.
Abraços.
Geane
Olá Rodrigo! Sua dicas são ótimas! Estou indo para Paris em Maio com meu marido. Estamos em dúvida sobre o melhor local para ficar, que tenha uma localização razoável e fácil acesso aos pontos turísticos e o comercio. Pensamos na Boulevard Voltaire, na Bastilha – Republique ou na rue Brezin em Montparnasse.. O que vc acha? São boas escolhas? Abços !
Rodrigo Lavalle
Geane, eu acho a região do boulevard Voltaire mais central apesar de não ser tão “arrumadinha” quanto a região da rue Brézin. Por outro lado a linha de metrô que ser a região da rue Brézin é mais prática e rápida.
Abraços.
Monica Labuto
Com certeza na região de Etoile, tem metro, res bus, comercio, restaurantes de todos os tipos ate 2 da manha e dá para fazer tudo a pé. Sem duvida a melhor região de Paris e não é a toa que é a mais cara.