Transformo em artigo um comentário do Eymard, uma resposta dada a um jovem casal, sobre onde se hospedar em Paris.
Grande conhecedor da capital, Eymard fez um resumo desta dúvida atroz: qual o melhor bairro parisiense para se hospedar?
Foto: Sérgio T. Gonçalves
Não há um lugar melhor para ficar em Paris. Há lugares e interesses.
Pesquise. Pesquise muito. Viaje antes da viagem.
Há os que gostam da região do Étoile – região elegante, próxima do Arco do Triunfo e da avenida Champs Elysées.
Há os que gostam do Marais, região movimentada, cheia de pequenos ateliês, bistrôs, gente jovem nas ruas.
Ou da Bastille, que anda revigorada, área muito jovem e animada com o seu boulevard Beaumarchais se transformando em encontro dos descolados.
Há os que ficam entre a Madeleine e Opéra, um dos centros da gastronomia chic de Paris.
Há os apaixonados pela margem esquerda e a famosa Saint Germain, região cheia de bistrôs, restos, charme das antigas.
Há os que preferem o Quartier Latin por causa da proximidade do Jardim de Luxemburgo ou da Sorbonne.
E ainda há os bairros mais afastados: Montparnasse, bairro tradicional com bons restaurantes e Montmartre, a região da boêmia, dos cabarés e sex-shops. Eu acho (como já vi a Lina também falar aqui) que a região da Torre Eiffel e a de Montparnasse, para um casal jovem, são paradas!
Portanto, se a preferência for a margem esquerda do Sena, eu apostaria em algum lugar entre Saint Germain e Quartier Latin. Se a preferência recair sobre a margem direita, eu apostaria no Marais, na Bastille, na Madeleine/Opéra ou Étoile.
Andem muito em Paris, mas não se esqueçam de escolher um hotel que tenha metrô por perto. Sempre ajuda em momentos de chuva e cansaço total após as longas caminhadas turísticas.
Leia também sobre esse assunto
- Em qual região se hospedar em Paris?
- Tudo sobre os bairros e as regiões de Paris
- Os bairros onde eu não me hospedaria em Paris
- Características dos bairros de Paris
Conheça os apartamentos para alugar em Paris da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
1149 Comentários
Vanessa
Boa noite Rodrigo! São ótimas as suas dicas. Estou indo num grupo de 4 pessoas no final de agosto para ficarmos 7 dias em Paris. Vamos ficar na Rue Pasquier, Champs Elysees. Foi uma boa escolha? Dois sofrido já conhecem a cidade, eu estou indo pela primeira vez e quero conhecer os principais pontos turísticos, gostamos de fazer bastante coisa a pé. Alguma dica? Obrigada!!!
Rodrigo Lavalle
Vanessa, essa localização é boa, central e segura. Você vai conseguir fazer muito passeios a pé.
Como é a sua 1ª primeira vez em Paris e você pretende fazer bastante coisa a pé, eu recomendo o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez. Nele são apresentados 5 roteiros, a serem feitos a pé, passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/.
Lais
Oi Rodrigo, o seu blog é muito bom, obrigada pelas dicas! Viajo com a minha família e pensamos em ficar na Rue du Poissy perto da Notre-Dame e Sorbonne. Mas vimos que fica quase 1h de distância (caminhando) da Torre e alguns outros pontos turísticos. Será que ainda assim vale a pena?
Rodrigo Lavalle
Laís, a Torre é um dos pontos turísticos mas distantes do “centro” de Paris e dos outros pontos turísticos. Ficando nessa rua vocês estarão mais perto do Louvre, ilhas do Sena e Notre Dame do que ficando hospedados perto da Torre Eiffel.
Abraços.
Anna Gabriela Paiva
Boa noite!
Minha viagem será no final do ano, mas já estou começando a pesquisar algumas coisas.. Vi no site do airbnb um studio em um preço razoável, na região próxima à torre Eiffel. Minha maior preocupação é com questão à segurança, então gostaria de saber se é um bairro seguro para andar à noite, por exemplo.
Muito obrigada pela atenção!
Rodrigo Lavalle
Anna, a região ao redor da Torre Eiffel é super segura assim como a maior parte da cidade de Paris.
Abraços.
Estela
Chego em Paris no próximo 12 de abril, o clima estará muito frio, preciso de casaco mais pesado ou posso levar agasalhos de meia estação ?
Rodrigo Lavalle
Estela, casacos de meia estação resolvem. Não sei como o clima estará, antes de fazer as malas pesquise a previsão do tempo para Paris nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Abraços.
Camilla
Muito obrigada, Rodrigo. Agora só mais uma dúvida, tem uns apartamentos bons também na parte esquerda do rio. Você acha que para uma família com bebê, é melhor ficar na St Honore ou em St Germain próximo a pont Neuf ou nos arredores, próximo a Notre Dame? Eu estou mais preocupada em ficar em um local central, que eu possa passear muito sem depender tanto de Metro, pq sei que com carrinho é complicado, e que a noite também possamos andar por perto do apartamento e sair para jantar e passear um pouco.
Rodrigo Lavalle
Camilla, todos esses locais que você citou são praticamente iguais em termos de distância aos principais locais turísticos. Você vai estar mais próximo de uns e mais longe de outros.
St Germain próximo a Pont Neuf é talvez um pouco mais residencial/menos comercial.
Abraços.
Camilla
Olá, Rodrigo. Gostaria que você me tirasse uma dúvida. Estava quase alugando um apto na St Honore a uma quadra da estaçao Tuileries , mas vi em outro site que dessas regioes melhores para ficar, a 1 e 2 são as mais “feiosas” . Não faço ideia do que fazer e prefiro apto porque estou indo com os meus pais, marido e bebê que terá 11 meses em maio. Achei que ficando perto do Louvre, daria para fazer mais coisas a pé, mas agora não sei mais.
Rodrigo Lavalle
Camilla, essa região é ótima! Super central, com muitas opções de restaurantes e lojas. Vocês poderão fazer vários passeios a pé. A rue Saint Honoré concentra as lojas mais chiques e elegantes da cidade. Mas é uma região cheia de turistas principalmente durante o dia.
Abraços.
Simone
Olá! Irei pela primeira vez a Paris em breve, na segunda quinzena de abril. Eu, minhas filhas (11 e 7 anos) e meus pais. Estamos em dúvida entre o Citadines Saint Germain e o Paris Bastille. Levando em conta apenas a localização e a locomoção, algum deles é muito mais vantajoso que o outro? Ou ambos são similares?
Rodrigo Lavalle
Simone, o Citadines Saint Germain é super central.
Abraços.
Paulo
Ola, tudo bem? Vou a Paris com meus pais no final de maio e estamos procurando um hotel. Nos assustamos um pouco com o preço e por isso partimos para o Airbnb. Não ligamos para luxo pois como será nossa primeira vez em Paris, passaremos mais tempo fora de casa. O que vocês acham da Rue de Sévigné, no Marais? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Paulo, localização excelente. O Marais é um bairro super simpático, animado, com muitas opções de lojas e restaurantes. E é relativamente central.
Abraços.
Geane
Olá Rodrigo! Sua dicas são ótimas! Estou indo para Paris em Maio com meu marido. Estamos em dúvida sobre o melhor local para ficar, que tenha uma localização razoável e fácil acesso aos pontos turísticos e o comercio. Pensamos na Boulevard Voltaire, na Bastilha – Republique ou na rue Brezin em Montparnasse.. O que vc acha? São boas escolhas? Abços !
Rodrigo Lavalle
Geane, eu acho a região do boulevard Voltaire mais central apesar de não ser tão “arrumadinha” quanto a região da rue Brézin. Por outro lado a linha de metrô que ser a região da rue Brézin é mais prática e rápida.
Abraços.
Monica Labuto
Com certeza na região de Etoile, tem metro, res bus, comercio, restaurantes de todos os tipos ate 2 da manha e dá para fazer tudo a pé. Sem duvida a melhor região de Paris e não é a toa que é a mais cara.