Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
612 Comentários
conexaoparis
Carla
Quente.
Carla
POr favor! me ajude!!! eu preciso dessa resposta O MAIS RAPIDO POSSÍVEL!!!
Carla
”CONEXAOPARIS” Eu estou com muitas duvidas… o meu marido diz que quer viajar no período de 06/07 até 20/07 de 2009.. mas, a nossa intenção era viajar para curtir um frio porqe queriamos tirar um descanso do sol, pois moro em um lugar muito quente. Mas esse período vai ser quente ou frio? por favor me responda o mais rápido que você puder
Att. Carla e Nino.
conexaoparis
Josefina
Nao eh o mesmo hotel. Existem varios Ibis neste bairro. Com certeza o que pediu estava completo eles te deram outro.
Mas nao faz muita diferenca.
Estou com teclado frances por isto os erros.
Josefina
Oi Lina,
Viajarei para Paris do dia 2 a 5 de outubro/2009. Solicitei reserva
no Hotel Ibis Paris 15, Avenue d´Italie 13E Codigo do hotel 5543. Veio reserva para Ibis Hotel Place Place d´Italie
25 , avenue Stephen Pichon.
Creio que não é o mesmo hotel estou certa? Ajude-me por favor. Aproveito para parabenizá-la , é a primeira vez que utilizo ,informações de Blog . E considerei todas as suas informações , claras , informativas e objetivas. Obrigada,
Josefina
conexaoparis
Patrícia
Em novembro faz frio. Calça comprida, camisa de manga comprida, blusa de lã fina, casaco de lã, cachecol e luvas. Este é o básico. Se for sair a noite, traga uma calça preta e um blazer.
o Ibis La Villette está quase no limite da cidade. Longe de todos os pontos turísticos. Deve ser como todos os Ibis do mundo. Sem surpresas. Te aconselho pegar o RER (trem) no aeroporto e descer na Gare du Nord. Lá você pega um táxi. De metro seria complicado.
Patrícia
Oi Lina, estou indo viajra em lua de mel para Paris dia 03/11/09, fico ai 5 dias, podes me dizer se faz mto frio e que tipo de roupa devo levar? Queria levar roupas bem basicas q pudesse combinar, para não levar muito volume ja q são poucos dias. Vou ficar hospedada no hotel Ibis la villette, proximo a cidade de ciencias, acho q fica na zona norte, sabes se é um bom hotel? e como faço pra chegar até la do aeroporto? Obrigada, adorei teu blog.
conexaoparis
Josy
Verão: junho, julho, agosto.
Procure por albergues. Eu não tenho pesquisa ainda sobre os alberguers de Paris.
Josy
Olá, me chamo Josy, sou estudante no Brasil. Estou querendo ir à França pela primeira vez passar uns 20 dias (estudando) e preciso de ajuda. Preciso saber quais os meses em que não faz frio em Paris e onde posso ficar hospedada. O detalhe é que preciso ficar num lugar bem barato, pois estou com o dinheiro contado. Alguém pode me ajudar?
Obrigada!
Josy
Elika
Acabei de ler o post acima do meu. Acho que já respondeste minha pergunta.