Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
612 Comentários
Elika
Olá Lina, primeiro eu gostaria de agradecer imensamente todas as dicas que você posta aqui no seu blog maravilhoso! Anotei inúmeras em um caderninho que estou preparando antes de viajar.
Estou indo a Paris em abril, eu vi que a temperatura média é de 13 graus celsius, gostaria de saber que tipo de roupa eu levo, casacos, manga curta, calça, short… Enfim qual é a sensação térmica na primavera?
Obrigada
Ana
Olá, pessoal! Eu estou indo para Paris em 30 de junho. Ficarei por 7 noites e escolhi um hotel bem simples mas super bem localizado no quartier latin! Meu medo é estar mto quente e eu não consegui dormir de tanto calor, porque o hotel não tem qualquer sistema de ventilação. Vcs me aconselhariam a me hospedar em um hotel com ar condicionado ou não dá para passar tanto calor assim à noite? Obrigada…, Ana.
conexaoparis
Marcília.
Primavera e se tudo estiver normal temperaturas em torno de 15, 17 graus.
https://www.conexaoparis.com.br/2008/05/28/como-se-vestir-na-primavera-e-no-verao-em-paris/
Leia o artigo acima e outro que publiquei esta semana sobre os trenchs.
Marcilia
Lina, estou encantada com teu blog e gostria de uma informação tua. Estaremos em Paris por 4 dias do meio de abril, Como estra a temperatura? que tipo e roupa devemos levar?
Juraci
Estive em julho e agosto deste ano em Paris, oeste e centro da França. Em Paris pegamos um calor imenso, mas, tem torneira por todo canto. Estou pretendendo conhecer o inverno de Paris, logo no começo de 2009. Paris é Paris, não importa a estação. Se você viajar com com um espírito festivo, Paris será sempre primavera.
Luis Dimas
Lina. Peço desculpas, ja havia lhe perguntado algo parecido ha algumas semanas 25out e nao quero que se preocupe em responder. Apenas por ter acrescentado sobre algum evento importante, se for o caso. Obrigado e desculpe mais uma vez. Parabens pelo Blog.
Luis Dimas
Lina, acabei optando por outra viagem em novembro e preferi evitar risco de frio ou chuva. Adiei a viagem para Paris para o ano que vem e passo 1 semana na cidade. Tenho a opção desde meados de maio até fim de junho. Em relação a preços, metereologia e algum evento interessante que semana vc aconselharia (mais barata ou com evento cultural importante) Grato. Luis
conexaoparis
Jorge
Os franceses são impacientes e se você francesa seria também.
Eles vivem em uma cidade invadida dia após dia por turistas do mundo inteiro.
Mas se o turista for educado, sorriso, por favor, esforço para falar o francês, eles serão educados também. Não se esqueça de dizer bom dia antes de começar suas frases. É a regra número um.
Maio é um mês maravilhoso na Europa toda.
Jorge
Lina,
Admiro seu blog e sua paciência em responder a tantos postantes(e pq nao dizer, fãs!
Eu e minha mulher pretendemos ir a França e Inglaterra ano que vem, vers mes de maio. Gostaria de saber se o clima nessa época é muito chuvoso ou nao (pela média do que vc já observou).
Outra coisa são os franceses: Nunca fomos à França e já ouvi vários comentários que os franceses são grosseiros e etc.. Estou estudando frances para nao fazer feio quando estiver por lá. Pergunto: Eles apreciam quem se esforça um pouco no idioma ou não compensa se atracar no papo?
conexaoparis
Karla
Vai estar frio, mais ou menos entre 0 e 7 graus. Pode estar mais quente ou mais frio.
Leia os artigos da categoria roupas de inverno e leia também os comentários.