Vocês já devem ter ouvido falar que conhecer Paris nos meses de julho e agosto, nas férias do verão europeu, é uma fria. Leitoras e leitores já me pediram esclarecimentos sobre esta apreciação.
foto Sérgio T. Gonçalves. A mãe e seu bebê, um banho de sol na esplanada do Centre Georges Pompidou.
Primeiro os argumentos positivos. Tenho vários amigos parisienses que não viajam nos meses de julho e agosto porque todos os europeus estão viajando, as praias vão estar lotadas, as estradas congestionadas, os restaurantes entupidos. O que eles fazem? Eles ficam em Paris e adoram. Adoram porque as ruas estão mais vazias pois todos os parisienses estão fora, adoram porque a cidade adquire uma atmosfera mais descontraída.
Com o sol e o calor todos ficam alegres, os terraços e jardins cheios de pessoas tomando sol, conversando, lendo. Paris adquire mesmo uma praia artificial nas margens do Sena.
Eu pessoalmente preferiria visitar Paris no verão que no inverno. Digo logo, eu detesto o frio. Amigos brasileiros dizem sempre que eles adoram o inverno francês. Enquanto o frio for exótico, quer dizer algo longe dos nossos costumes, ele tem charme. Deixando de ser exótico ele passa a ser insuportável.
Como conhecer esta cidade sem caminhar, caminhar e caminhar. Com temperaturas abaixo de zero, impossível.
Em seguida quais são os argumentos negativos, porque as pessoas repetem tanto que visitar Paris no verão é roubada. Uns dizem que nesta época Paris está lotada. Não é verdade e como disse acima Paris se esvazia dos seus habitantes. Outros que faz muito calor. Já passei um verão inteiro em Paris com blusa de lã. Claro que de repente pode acontecer um verão absurdamente quente. Já aconteceu. Mas é raro. Dizem também que os bons restaurantes estão fechados. Alguns fecham, outros estão abertos.
Então, qual é o problema? Na minha opinião existe um só problema, a escolha cultural é pobre. A temporada de espetáculos acaba no início de julho. Ela começa sempre em setembro na volta das férias e termina no início das férias de verão do ano seguinte.
Um exemplo, o Theatre de la Ville já colocou no seu site o programa para a temporada setembro 2008/junho 2009. Os ingressos para balés como Pina Bausch já estão a venda. O espetáculo será em fevereiro ou março 2009. E o último espetáculo deste teatro, da temporada 2007/2008, será Pina Bausch dia 2 de julho.
A conclusão é a seguinte. Os meses ideais para visitar Paris são os meses correspondentes à primavera e ao outono europeu, quer dizer, abril, maio, junho, setembro, outubro. Nestes meses você ainda pode caminhar pela cidade e a temporada cultural está no auge.
Mas eu sou teimosa, continuo dizendo que se você tiver só duas opções inverno ou verão prefira o verão.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
612 Comentários
Helder
Olá, gostei muito de suas dicas, no ano que vem, em junho, minha filha completa 15 anos, eu nunca fiz uma viagem internacional, estou pensando em visitar Paris no mês do aniversário dela e com ela é claro. Pretendo passar 15 dias, voce acha uma boa viajar em Junho para Paris? Eu poderia conhecer outros países de trem ? Agradeço desde já, parabéns pelo blog!
Rodrigo Lavalle
Heldes, junho é um bom mês pois já está quente, o incoveniente é que a cidade fica mais cheia que o habitual.
Sugiro a você nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez. Nele são apresentados 5 roteiros passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: https://www.conexaoparis.com.br/lojinha/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/.
Você pode conhecer vários países ao redor. De Paris é fácil ir até as seguintes cidades de trem: Londres (leia nossos artigos: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/londres/), Amsterdã e Brugges na Bélgica (https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/outros-paises/bruges/); entre outras.
Você pode também conhecer outras cidades e regiões da França em passeios rápidos de 1 dia: https://www.conexaoparis.com.br/2014/06/17/passeios-perto-de-paris/.
Abraços.
Camila
Olá Rodrigo,
Seu blog é otimo!
Estou indo para Paris na próxima semana, vi ma previsão que a temperatura mésia será de 17 graus, é igual ao Brasil? Ou 17 graus em Paria é mais frio?
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Camila, não sei te responder essa pergunta.
Abraços.
Marcelle
Olá, adorei as dicas! Mas tenho uma dúvida: estarei em Paris entre os dias 31/05 e 04/06 e estava pensando em alugar um apto. No entanto, vi que a maioria deles não possui ar condicionado. Isso seria uma problema para essa época?
Rodrigo Lavalle
Marcelle, não, nessa época não faz muito calor. O ar condicionado só seria útil nos meses de julho e agosto.
Abraços.
Giselle
Olá, quero ir em Junho, como é o clima nessa época ? e gostaria de saber se é mais em conta comprar o bilhete aqui no Brasil para ir de trem até a Inglaterra ou se é melhor comprar em Paris? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Giselle, junho é primavera, as temperaturas são agradáveis mas calor mesmo não faz. Antes de fazer as malas consulte a previsão do tempo nesse site: http://www.meteo-paris.com/ile-de-france/previsions.php.
Compre a passagem para Londres o quanto antes, dessa forma você pagará mais barato. Pesquise e compre nesse site: http://www.eurostar.com/.
Abraços.
Alessandra Xavier
Já visitei Paris no inverno e quase congelei no alto da Torre Eiffel! rsrsrs
De qualquer forma, que cidade linda! Mesmo cinza, molhada, fria, é tudo muito lindo!
Irei agora em julho e adorei saber que pode fazer um tempo mais fresco! Já estou louca pra voltar à cidade Luz!
Marcia
Adorei seu blog!!!
Wilma Gattás
Vou para Paris na segunda quinzena de outubro e por mais que já tenha visto a temperatura nessa epoca ainda tenho duvida no que levar na bagagem. Outubro já é outono e a temperatura maxima é de 17ºGraus durante o dia e 12º graus a noite. Para nós brasileiros essa temperatura não é tão frio. Será que em Paris preciso levar casaco e bota nessa epoca ou sueters, malhas de manga comprida e uma jaqueta de couro são o suficiente?
Grata,
Wilma
Rodrigo Lavalle
Wilma, pode trazer isso tudo. O casaco e os suéteres não precisam ser pesados ou grossos. Pense em roupas de meia estação.
Abraços.
Gabrielle
Boa tarde !
Primeiramente, o serviço que vocês prestam é excelente, ajuda MUITO. Valeu mesmo. Vamos ao ponto: pretendo ir a Paris ano que vem para estudar e, claro, passear e curtir. Gostaria muito de fazer um curso de francês na Sorbonne (junho todo), mas tenho dúvidas sobre a melhor época de se viajar para Paris. Posso fazer um curso (não o da Sorbonne) nos meses anteriores, tipo março, abril ou maio. Estou em dúvida nisto: vou pela vaidade de fazer um curso na Sorbonne (junho) ou faço um curso em outra escola de língua (março / abril / maio). A minha principal variável é o custo: de fato, gastaria menos (alimentação, hospedagem, passagem, entre outros) fazendo um curso de um mês (com passeios) nos meses de março, abril ou maio, se comparado ao mês de junho ? Ou dá no mesmo ? Agradeço o espaço.
Rodrigo Lavalle
Gabrielle, com relação ao custo de vida na cidade, ele seria o mesmo independente do mês. Não sei onde você ficará hospedada mas talvez o que possa variar seja o aluguel do apartamento.
Nesse link você encontra artigos escritos por alguns leitores que fizeram cursos de francês em várias escolas em Paris: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/informacoes-basicas/informacoes-praticas-para-sua-viagem/cursos-de-frances/.
Abraços.
Nice
Rodrigo no mês de setembro ainda é verão em Paris?
Rodrigo Lavalle
Nice, ainda é verão no calendário. Na vida real já é meia estação.
Abraços.
Silva
Belo blog , Me tire um dúvida realmente maioria desaconselham julho e agosto , devido as férias em outros países tambem , aumentando o fluxo de turistas em París , ou seja para quem vai para visitar pontos turísticos a saída dos moradores não teria efeito zero nesse quesito ? a pergunta é : julhos e agosto (exceção das áreas livres) são quando esses locais vão estar lotados?
Rodrigo Lavalle
Silva, julho e agosto e a época das festas de fim de ano são os meses mais lotados. Não que nos outros meses do ano os locais turísticos não estejam cheios.
Abraços.